Zito avalia sua cerveja


Aplicativo avalia cervejas de todos os tipos, Disponível para Android e Iphone, o aplicativo Zito teve mais de 2000 downloads em apenas um mês

Em um mercado com crescimento anual de aproximadamente 30%, as cervejas especiais vêm ganhando um espaço maior na geladeira dos brasileiros. Estima-se que existam atualmente no Brasil mais de 300 cervejarias artesanais, somando um total de mais de 2000 rótulos diferentes – fora os muitos outros que são importados para o país. De olho nesse mercado surgiu a ideia de criar o Zito (nome que vem de Zitologia – que é o estudo da cerveja), aplicativo focado em ajudar quem quer eleger a cerveja certa para o seu paladar.

Com cada vez mais opções disponíveis ao consumidor, escolher a cerveja certa ao paladar começou a se tornar uma tarefa árdua. São muitos os estilos disponíveis, em muitas subdivisões dentro das famílias de cervejas Ale e Lager, além das cervejas da chamada “fermentação espontânea”. O Zito vem para facilitar essa escolha.

Sócio na Idehia, empresa sediada em Brasília, que desenvolve aplicativos para celular, Leonardo Marchini Loureiro, 38 anos, diz que observando em empórios e mercados a dificuldade dos consumidores pra escolher a cerveja, percebeu que isso precisava de alguma solução. “Muitas vezes o consumidor pede dicas aos vendedores das casas especializadas, mas mesmo entendendo do assunto, essas dicas podem acabar não agradando, por não conhecer o gosto do cliente”.

Além de ser sócio na empresa de tecnologia, Leonardo sempre quis investir no setor cervejeiro, tanto é que em 2013 se formou em Tecnologia Cervejeira pelo SENAI em Vassouras/RJ, o que também ajudou bastante na criação do aplicativo.

No Zito, além de escolher a cerveja certa para seu paladar, o consumidor pode visualizar os estabelecimentos próximos a ele que vendem cervejas especiais e ver os preços e detalhes de cada rótulo, numa espécie de cardápio. Além disso, a partir do momento que o consumidor vai avaliando (no Zito) as cervejas que gostou, o aplicativo vai “aprendendo” o gosto do consumidor e pode, até mesmo, informar quando uma cerveja que ele gostou está em promoção em um ponto perto dele.

O Zito também conta com ferramentas para auxiliar estabelecimentos que vendem cervejas especiais, cervejarias e até os profissionais da área (os zitólogos). Os estabelecimentos (empórios, mercados, bares, etc) têm duas importantes ferramentas: o cadastro de suas cartas de cervejas e a extração de relatórios que mostram o padrão de consumo da região.

As cervejarias também contam com relatórios que permitem analisar onde suas cervejas estão sendo vendidas no país todo e qual a análise dos seus consumidores em relação a elas.

Os Zitólogos podem fazer a avaliação mais detalhada de cada cerveja e, a cada avaliação, uma regra de pontuação é aplicada. Com isso, o profissional entra numa espécie de ranking. Esse ranking cria uma visibilidade para esse profissional, o que pode gerar negócios para ele, como a contratação de um sommelier de cervejas para fazer um cardápio harmonizado de um estabelecimento, por exemplo.

O Zito está disponível para Android e iPhone e mesmo estando disponível há apenas um mês, já teve mais de 2000 downloads.

Mais informações
http://www.zito.idehia.com
http://facebook.com/zitoapp

Anterior Mostra Rodrigo Sassi
Próximo Quando o coração transborda