Clássico e popular se encontram numa reverência à música caipira de raiz da dupla Zé Mulato e Cassiano

Concerto inédito da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro presta homenagem aos 40 anos de carreira da consagrada dupla de violeiros Zé Mulato e Cassiano, ícones da música caipira de raiz. O Evento marca, ainda, o lançamento do Núcleo de Ensinamento de Viola, projeto de formação musical da viola caipira, desenvolvido pelo Clube do Violeiro Caipira, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em conjunto com a dupla de violeiros, executará uma seleção de composições de autoria dos artistas, com arranjos especialmente concebidos para o concerto, revelando a beleza da música regional caipira e sua importância para o universo da cultura brasileira, promovendo um olhar para cultura regional, celebrando uma cultura que permanece viva, com suas tradições e carregada de afetividade e simbolismo.

O projeto Núcleo de Ensinamento de Viola, que será lançado na ocasião, é direcionado a alunos da rede pública de ensino de 04 cidades do DF, atuando na formação musical de crianças e jovens, de forma gratuita, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva da música de viola caipira, além de formar público e gerar possibilidades no cenário da música e da viola caipira do DF para o Brasil. Com início para 2019, o projeto deverá ser replicado futuramente em outras cidades.

A programação da noite de lançamento do Núcleo de Ensinamento tem início às 19h, com a apresentação de uma Aula Inaugural de Luthieria e Toques de Viola, com Onício Rosa (Profº Dyego), dando sequência ao Concerto da OSTNCS junto da dupla homenageada e, finalizando, com a Orquestra Roda de Viola.

Haverá ainda, uma Exposição em Celebração aos 40 anos da dupla Zé Mulato e Cassiano, retratando a trajetória da dupla, composta por fotos, cartazes, instrumentos e prêmios concedidos aos artistas.

O evento acontece no Teatro do Bancários, localizado na entrequadra 314/315 da Asa Sul. Os interessados deverão retirar os convites na bilheteria do Teatro até uma hora antes do concerto, marcado para às 20h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Os Homenageados

Os irmãos José das Dores Fernandes (Zé Mulato) e João Monteiro da Costa Neto (Cassiano), nascidos no município de Passa Bem, na Zona da Mata Mineira, fazem parte da mais distinta geração de duplas caipiras brasileiras. Conheceram a viola ainda na infância, e, em 1969, vieram para Brasília tentar a vida como músicos, gravando seu primeiro disco em 1978, e tornaram a cidade sua moradia, desde então.

Em 40 anos a dupla gravou cinco LPs, 14 CDs e um DVD, consolidando uma trajetória repleta de gravações e participações em coletâneas de diversos artistas de renome, documentários, programas de TV e cinema. Excelentes intérpretes, instrumentistas, humoristas e compositores, Zé Mulato e Cassiano foram premiados, pela quarta vez, com o 28º Prêmio da Música Brasileira, pelo cd “Bem Humorados”, concorrendo com outros grandes nomes da música popular, confirmando seu reconhecimento nacional.

Programação

19h – Aula inaugural de Luthieria e Toques de Viola, com Onício Rosa
20h – Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro*
Os interessados devem retirar os convites na bilheteria do local do Teatro evento até uma hora antes do concerto (marcado para às 20h).
21h30 – Orquestra Roda de Viola
Exposição em Homenagem aos 40 anos de carreira da dupla Zé Mulato e Cassiano no local.

Serviço

Quando: 11 de dezembro de 2018
Onde: Teatro dos Bancários
Horário: 19h
Endereço: EQS 314/315 – Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF
Classificação livre e entrada franca.
Facebook: www.facebook.com/ZeMulatoECassiano/
Site: www.zemulatoecassiano.com.br

Anterior “A nova face da xilogravura” é a exposição de dezembro no Pátio
Próximo Espetáculo “I Will Survive”celebra o Dia do Palhaço