AQUI TEM DIVERSÃO

Weapon is a Part of my Body, nova temporada online

Ruthie Osterman | Foto: Nuphar Blechner

Espet√°culo Weapon is a Part of my Body ganha nova temporada online de 10 a 19 de dezembro

Parceria do brasileiro Pedro Granato com a israelense Ruthie Osterman cruza hist√≥rias pessoais com fatos pol√≠ticos. Espet√°culo ficar√° dispon√≠vel pelo YouTube da Contorno Produ√ß√Ķes.

Dois artistas de teatro beirando os quarenta anos, pais de primeira viagem, questionam como a viol√™ncia est√° atrelada √†s suas identidades, suas sobreviv√™ncias e conex√Ķes a um lugar. Encenado em telhados¬†de suas respectivas cidades,¬†Pedro Granato¬†em S√£o Paulo e¬†Ruthie Osterman¬†em Liverpool,¬†a¬†co-produ√ß√£o Brasil-Israel-Reino Unido¬†Weapon is a Part of my Body¬†volta em cartaz para uma curta temporada online¬†de 10 a 19 de dezembro, com¬†transmiss√£o gratuita pelo¬†Youtube da¬†Contorno Produ√ß√Ķes.

O ponto de partida para a cria√ß√£o foi a ideia de viol√™ncia segundo o conceito do fil√≥sofo esloveno Slavoj ŇĹiŇĺek, que aborda n√£o apenas sua apar√™ncia √≥bvia e vis√≠vel, mas tamb√©m seu car√°ter simb√≥lico e como toda forma de poder est√° profundamente conectada a ela.

Nascida em Israel e atualmente morando em Liverpool, Ruthie Osterman aborda como a viol√™ncia moldou seu modo de viver usando os relatos de opress√£o com que se deparou em sua juventude durante a Guerra do Golfo, o aprendizado com sua av√≥ ‚Äď uma sobrevivente do Holocausto ‚Äď e a experi√™ncia no Ex√©rcito Israelense. O paulistano Pedro Granato cruza estas hist√≥rias com sua experi√™ncia no poder p√ļblico e a aproxima√ß√£o a pol√≠ticos e seus violentos jogos de poder. ‚ÄúNo Brasil vivemos uma viol√™ncia muito grande no tecido social, que muitas vezes, s√£o mais contundentes e explicitas do que um pr√≥prio ato violento, √© a viol√™ncia das regras, da disputa de poder. E a maternidade/paternidade tamb√©m √© um processo visceral que envolve limites, brigas e disputas‚ÄĚ, fala Granato.

A colabora√ß√£o entre os artistas come√ßou em 2019 com Babylon Beyond Borders ‚Äď Babil√īnia Sem Fronteiras, espet√°culo que acontecia simultaneamente em quatro cidades ao redor do mundo (Londres/Bush Theatre, Nova York/Harlem Stage, S√£o Paulo/SESC Consola√ß√£o e Joanesburgo/Market Theatre), com transmiss√£o ao vivo, e que teve grande repercuss√£o de p√ļblico e cr√≠tica em diferentes pa√≠ses.

Em a Weapon is a Part of My Body, continuam explorando a tem√°tica do ex√≠lio contempor√Ęneo, agora focado no cruzamento entre Israel e Brasil, explorando as tens√Ķes pol√≠ticas atualmente existentes entre os dois pa√≠ses e dentro de cada um, tentando entender e revelar como a viol√™ncia formou suas identidades.

Para desenvolver a montagem, os criadores trabalharam a ideia de mostrar a cidade como cenário, a partir de um lugar significativo para cada um. Ruthie trabalha em cima de um prédio abandonado em reconstrução, e Granato no terraço da Secretaria Municipal de Cultura, onde passou boa parte das experiências relatadas em cena.

O formato digital permite a cria√ß√£o de um trabalho para o p√ļblico dos pa√≠ses de origem, e simultaneamente, para pessoas ao redor do mundo. ‚ÄúA combina√ß√£o entre m√≠dias digitais e apresenta√ß√£o ao vivo n√£o apenas funciona como tamb√©m complementa o conte√ļdo de nossa pesquisa art√≠stica, com a linguagem contempor√Ęnea que representa o esp√≠rito do tempo‚ÄĚ, diz Granato.

‚ÄúAcreditamos que neste momento de pandemia, com fronteiras fechadas, radicaliza√ß√£o, medo do outro e dom√≠nio das m√≠dias sociais, o encontro humano e colabora√ß√Ķes internacionais sejam criticamente necess√°rias e tenham o verdadeiro poder de gerar uma mudan√ßa significativa. √Č por isso que criamos juntos. Al√©m disso, √© importante para n√≥s que estas colabora√ß√Ķes n√£o sejam apenas pontuais, mas sim, a longo prazo. A colabora√ß√£o, o di√°logo, o envolvimento com os participantes e o p√ļblico s√£o muito mais profundos e interessantes‚ÄĚ, completa Ruthie Osterman.

O espet√°culo estreou em 24 de outubro no Festival Porto Alegre em Cena. Este projeto foi contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC N¬ļ 47/2020 Pr√™mio por Hist√≥rico de Realiza√ß√£o em Teatro.

Sinopse

Uma m√£e e um pai, com continentes de dist√Ęncia refletem sobre como o poder e a viol√™ncia moldaram suas trajet√≥rias. Em telhados de suas cidades compartilham hist√≥rias pessoais que cruzam nascimentos, guerras, mortes e conquistas.

Sobre Ruthie Osterman

Nascida em 1982 em Israel, Ruthie √© criadora, diretora, dramaturga e int√©rprete de teatro. Atualmente, mora em Londres. Graduada em Dramatic Arts do Kibbutzim College em Tel Aviv e na Royal Central School of Speech & Drama de Londres. J√° realizou espet√°culos em Israel, Pol√īnia, Londres e √ćndia e ganhou uma variedade de pr√™mios por seus trabalhos.

Ruthie participou como representante israelense no Lincoln Center Directors Lab NYC em 2013 e 2014. Em 2015, o conselho de artes da Inglaterra a definiu como uma ‚Äúartista promissora‚ÄĚ e recebeu um ‚Äúvisto de talent excepcional‚ÄĚ para o Reino Unido.¬†http://www.ruthieosterman.com/

Sobre Pedro Granato

Atualmente Coordenador de Forma√ß√£o na Secretaria Municipal de Cultura de S√£o Paulo, em 2019 e 2020 foi tamb√©m Coordenador dos Centros Culturais e Teatros Municipais. Em sua gest√£o em um ano, dobrou o p√ļblico destes espa√ßos e inaugurou o Centro Cultural da Diversidade, al√©m de participar da cria√ß√£o e execu√ß√£o de Festivais como Ver√£o Sem Censura e Palco Presente. E reinaugurou os teatros Paulo Eir√≥ e Arthur de Azevedo.

No Pequeno Ato investiga o teatro imersivo e a forma√ß√£o de novos p√ļblicos. Essa pesquisa permanente resultou em espet√°culos criados colaborativamente que conquistaram a cr√≠tica e o p√ļblico jovem: Fortes Batidas ‚Äď Pr√™mio APCA de Melhor Espet√°culo em Espa√ßo n√£o Convencional, Pr√™mio Especial por Experimenta√ß√£o de Linguagem no Pr√™mio S√£o Paulo e Pr√™mio Z√© Renato para circula√ß√£o e 11 Selvagens pr√©-indicado para ‚Äúmelhor texto original‚ÄĚ no Pr√™mio S√£o Paulo; entre os 10 melhores espet√°culos de 2017 pela Revista Veja e PROAC Circula√ß√£o para viagens ao interior do estado.

Em 2019, em absoluta sintonia com o momento pol√≠tico do pa√≠s, o N√ļcleo estreou Distopia Brasil, indicado ao Pr√™mio Aplauso Brasil nas categorias Melhor Arquitetura C√™nica e Melhor Figurino para o 1¬ļ Semestre de 2019. Foi contemplado pelo Pr√™mio Cleyde Yaconis realizando 20 apresenta√ß√Ķes em espa√ßos p√ļblicos do centro de s√£o Paulo, tendo os ingressos esgotados em menos de 5 minutos, e 8 apresenta√ß√Ķes em CEUs. Em 2021, conquistou p√ļblico e critica com Caso Cabar√© Priv√™ eleito como Melhor Espet√°culo Jovem no Pr√™mio APCA; Pr√™mio WeDo! nas categorias Performance, Dire√ß√£o, Pr√™mio do J√ļri Popular e Interatividade; tamb√©m foi destaque pelo Observat√≥rio do Teatro nas categorias Luz, Figurino, Atriz Coadjuvante (Gabriela Gonzalez), e no Guia da Folha entre as 5 melhores atra√ß√Ķes do ano para se ver pela internet. A mais recente montagem, Descontrole P√ļblicoestreou em agosto de 2021, um espet√°culo onde o p√ļblico controla personagens como avatares de um videogame.

Ficha técnica:

Performance e cria√ß√£o: Ruthie Osterman e Pedro Granato. Diretor T√©cnico: Gustavo Bricks. Visual UK: Nuphar Blechner. Dire√ß√£o de arte e transcri√ß√£o de texto: Isabella Melo. Trilha Sonora original: D√©cio 7. Figurinos UK:Shir Bar-Hen. C√Ęmera UK: Nuphar Blechner e Tom Szypryt. Operador de Transmiss√£o: Henrique Nat√°lio. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Assistente de Produ√ß√£o e comunica√ß√£o: Carolina Henriques. Teaser e Midias Sociais: Carolina Romano.Assistente de Projetos: Bianca Bertolotto. Produ√ß√£o: Pequeno Ato e Contorno Produ√ß√Ķes. Dire√ß√£o de Produ√ß√£o: Jessica Rodrigues e Vict√≥ria Martinez.

Creation and Performance: Ruthie Osterman e Pedro Granato. Technician Director: Gustavo Bricks. Camera and Visual UK: Nuphar Blechner. Art Director and transcription: Isabella Melo. Original Sound: D√©cio 7. Costumes UK: Shir Bar-Hen. Cinematography UK: Nuphar Blechner e Tom Szypryt. Transmition Operation: Henrique Nat√°lio. Press Office: Adriana Balsanelli. Production and comunication assistant: Carolina Henriques. Social Media Advice and Teaser: Carolina Romano. Projects assistant Bianca Bertolotto. Production: Pequeno Ato e Contorno Produ√ß√Ķes. Management: Jessica Rodrigues e Vict√≥ria Martinez.

Serviço:

WEAPON IS A PART OF MY BODY
De 10 a 19 de dezembro ‚Äď Todos os dias on demand.
Duração: 60 minutos.
Classificação etária: 14 anos.
Ingressos: Gr√°tis.
Transmiss√£o: https://www.youtube.com/c/ContornoProducoes

ACESSE E DIVULGUE NOSSA P√ĀGINA DE APOIO DA¬†REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 
Sair da vers√£o mobile