Em 13/06/2018, o Espaço Cultural STJ promoverá o coquetel de abertura da exposição “Visões do Imaginário III”, do artista Luiz Henrique Stotz, com visitas até 18/07/2018.

Luiz Henrique Stotz (Nome artístico “Kiko Stotz”) é natural de Blumenau/SC, filho de Luiz Navarro Stotz e Dilce Zeredo, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e participou ativamente no desenvolvimento da cidade, em contrapartida é pintor Autodidata desde 1970, com influências dos grandes mestres da arte surrealista, como Salvador Dalí, René Magritte, Hieronymus Bosch e muitos outros. Desenvolveu sua própria técnica para a pintura em tinta acrílica e a óleo.

“Quando os primeiros albores da aurora pincelam a manhã nos céus de Blumenau, encontramos mais que uma idílica paisagem bucólica, mais que a passarada em seu festivo alvoroço madrugador. Encontramos aí também um artista. Um pintor que em solitude e êxtase, recebe os primeiros raios de sol exercendo o ofício da pintura em disciplinada lida com tintas e pincéis.

Na diagramação de suas composições há uma arrojada organização espacial onde os ambientes, horizontes, pontos-de-fuga e perspectivas convidam o observador a entrar no cenário. Uma vez lá dentro é possível deparar-se com uma das principais qualidades do artista, um meticuloso, detalhista e perfeito domínio de desenho, base de suas obras. Há todo um rigor dos elementos desse gênero, seja nas proporções da anatomia das figuras, seja na disposição de cenários naturais. Ora destaca-se o traço seguro na ilustração dos motivos, ora o movimento das figuras no contexto da cena.

Em sua paleta de cores, uma gama de azuis perpassa toda sua obra, já que a maioria das histórias se sucedem a céu aberto, evidenciando aí uma apreciação pela liberdade, evocada pelos horizontes sempre presentes em suas criações. A presença dos azuis é atenuada pelos tons terrosos que emprestam leveza e equilíbrio aos trabalhos.

Adentrando no universo pictórico de Kiko Stotz, nos deparamos com mágicos, filósofos e castelos, assim como espécies de animais e vegetais que estão em perigo de extinção. Almejando em cada obra transmitir uma mensagem subliminar ou direta, que influencie o comportamento humano, no sentido de promover a sustentabilidade do planeta. Preservando a nossa nave mãe para as futuras gerações.

Visitar as paisagens surrealistas de Kiko Stotz é visitar uma galeria de seu imaginário. É passear por castelos da alma e fortalezas do espírito. É medir o tempo com o compasso do sentimento. É soltar o pássaro da liberdade da gaiola de nosso coração. ”

O coquetel acontecerá das 18h30 às 21h no Espaço Cultural STJ, localizado no 2º andar do Edifício Plenários do Superior Tribunal de Justiça – SAFS Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF. A exposição estará aberta à visitação das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira. Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8521 ou 8460.

Outras informações do artista

Kiko Stotz pelo Mundo!

Nos dias 6 a 10 de maio de 2015, Kiko Stotz participou de uma exposição internacional de pintura na Bélgica, no Château de Franc-Waret, entre 50 participantes do mundo inteiro foi o único representante Brasileiro. O evento contou com a presença da Princesa Real da Bélgica (S.A.R La princesse Alexandre de Belgique) sendo a mesma madrinha da exposição

Houve um júri durante a exposição onde foram escolhidos os melhores artistas, sendo que Kiko fiou com a 2º colocação geral.

Em dezembro 2015 ele foi convidado por uma galeria (ArtBlend) de Fort Lauderdale (Flórida) para expor 5 obras em seu espaço até setembro de 2016.

Ainda em 2016 Kiko expôs na Artexpo New York. Sendo a mesma a maior feira mundial de exposição de arte, na qual participam anualmente milhares de artistas e galeristas provenientes de todas as partes do mundo, reunidos em um único local.
Ao longo dos seus mais de 30 anos de história, Artexpo NY acolheu artistas com grande prestígio internacional, incluindo Andy Warhol, Max Peter, Robert Rauschenberg, Robert Indiana e Leroy Neiman. A exposição foi realizada entre 14 e 17 de abril.

No final de 2016, Kiko Stotz foi convidado a expor na universidade Uniabeu no estado do Rio de Janeiro, afim de incentivar a apreciação das artes plásticas no meio estudantil.

Exposições realizadas

• Exposição no Colégio Santa Maria em 1972 (Curitiba / PR);
• Exposição no Hall Central da FURB em 1980 (Blumenau / SC);
• Exposição no Centro Cultural de Blumenau em 1982 (Blumenau / SC);
• Exposição no Shopping Neumarkt em 2003 (Blumenau / SC);
• Sicoob Exposição em 2004 (Blumenau / SC);
• Exposição no espaço de arte Renault Liberté em 2005 (Blumenau / SC);
• Exposição FURB na Biblioteca Central em 2006 (Blumenau / SC);
• Exposição na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2010 (Florianópolis / SC);
• Exposição no Centro de cultura Outback em 2013 (Blumenau / SC);
• Exposição no Château de Franc-Waret em 2015 (Bélgica);
Obs: O evento contou com a presença da Princesa Real da Bélgica (S.A.R La princesse Alexandre De Belgique) sendo a mesma madrinha da exposição. Houve ainda, um júri durante a exposição onde foram escolhidos os melhores artistas, sendo que Kiko Stotz ficou com a 2º colocação;
• Exposição na Galeria de Arte ArtBlend 2015 até 2016 (Ft Lauderdale, FL – USA);
• Exposição na Universidade Uniabeu 2016 (Nova Iguaçu / RJ);
• Exposição na ArtExpo NY entre 14 e 17 de abril em 2016 (New York, NY – USA).

Anterior Confira a programação semanal da Shed nos dias 13 e 15 de junho
Próximo O Festival CoMA divulga mais 19 atrações do evento