Coprodução entre Brasil e Alemanha, Vira Mar tem direção de Danilo Carvalho e Philipp Hartmann, chega aos cinemas dia 28 de julho
Partindo de um estudo no Ć¢mbito das ciĆŖncias econĆ“micas, os cineastas Danilo Carvalho e Philipp Hartmann constroem em VIRA MAR (MEER WERDEN) um filme experimental e poĆ©tico que discute a sustentabilidade ā especialmente a hĆdrica ā de maneira contundente e relevante para os tempos atuais.
O longa, que combina documentĆ”rio e ficção, Ć© o novo lanƧamento da SessĆ£o Vitrine, que chega aos cinemas em 28/07, com ingressos a preƧos reduzidos, nas cidades Aracaju, BalneĆ”rio CamboriĆŗ, Belo Horizonte, BrasĆlia, Fortaleza, GoiĆ¢nia, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e SĆ£o Paulo.
Alemanha e Brasil, os dois paĆses que produzem o filme, sĆ£o os cenĆ”rios dessa investigação. Na regiĆ£o de Dithmarschen, em breve deixarĆ” de valer a pena construir diques cada vez mais altos para tentar contrariar o aumento do nĆvel das Ć”guas do mar, resultante das alteraƧƵes climĆ”ticas.
No sertão brasileiro, a situação é oposta, mas compartilhando da mesma causa: as secas periódicas, e, cada vez mais duradoras, também são resultado das mudanças no clima.
Encontrando ressonĆ¢ncias na mitologia, combinando cenas documentais, nas duas regiƵes, encenaƧƵes e um filme dentro do filme, VIRA MAR aborda a sustentabilidade, estabelecendo, mais do que um diĆ”logo entre os dois paĆses e suas situaƧƵes, ao mesmo tempo, contrastantes e semelhantes, uma indagação filosófico-estĆ©tica sobre o estado do mundo e a destruição da natureza pelo capitalismo.
Hartmann partiu de sua tese de doutorado em Economia Ambiental, e no filme, conta, que tanto ele quanto Carvalho, estavam ācientes de que uma mera anĆ”lise de custo e benefĆcio representa naturalmente apenas um entre vĆ”rios outros critĆ©rios de decisĆ£o quando se visa criar uma polĆtica hĆdrica e ambiental que seja sustentĆ”vel, nos ocupamo neste filme ainda do valor da Ć”gua, numa abordagem que cientificamente Ć© talvez menos palpĆ”vel, mas que coloca as perguntas num plano mais existencial.ā
āQual o valor da forƧa mitológica da Ć”gua, do modo como esta se reflete na religiĆ£o e na filosofia? Que dizer a respeito da āĆ”gua metafóricaā, tal como esta surge, desde sempre, na história da arte, enquanto fonte da vida, enquanto rio para lĆ” do qual se situa o mundo inferior, enquanto forƧa de renovação, meio de conhecimento e tantas outras coisas? TambĆ©m aĆ se trata obviamente da nossa ligação existencial Ć natureza, enquanto seres humanos; nĆ£o de uma ligação existencial de cariz fĆsico ou económico. Talvez antes uma ligação metafĆsica?ā, indaga o cineasta alemĆ£o.
Jorge Cruz Jr escreve, no site Apostila de Cinema, que āVIRA MAR segue mais uma lógica de mapeamento crĆtico, de apresentação do problema de forma panorĆ¢mica e instigante. Daqueles que faz refletir, mas passando longe da solução. Ou seja, para aqueles que jĆ” se preocupam, esse novo alerta Ć© apenas mais um gatilho de uma vida cada vez mais miserĆ”vel.ā
āEnquanto Hartmann nos mostra a criação de uma barragem que vai inundar uma cidade inteira na Alemanha e os moradores exigem a proteção dos pĆ¢ntanos, no Brasil, Carvalho registra a luta e o desejo de que o reservatório seco volte a ser preenchido com Ć”gua e que alguma empresa abordar a criação de uma barragem para sustentar a vida presente e futura na regiĆ£o. A mĆŗsica acompanha habilmente o contrapontoā, escreve Liliana Saez, do site argentino El Espectador Imaginario.
A Sessão Vitrine 2022 foi contemplada pelo PROAC Direto 38/2021, programa de fomento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
VIRA MAR é um lançamento da Sessão Vitrine.
Sinopse:
A Ć”gua como metĆ”fora fĆsica e metafĆsica e como pano de fundo da existĆŖncia humana. Um ensaio entre documentĆ”rio e ficção, entre o SertĆ£o Brasileiro e os pĆ¢ntanos de Dithmarschen no norte da Alemanha. Dramas na observação do cotidiano em tempos de mudanƧas climĆ”ticas.
Ficha TƩcnica:
Direção e Roteiro: Philipp Hartmann e Danilo Carvalho
Produção: Philipp Hartmann (flumenfilm); Danilo Carvalho; Julia Alves, Michael Wahrmann (Sancho&Punta); Ticiana Augusto de Lima (tardo filmes)
Produção Executiva: Philipp Hartmann, Júlia Alves, Ticiana Augusto de Lima
Direção de Fotografia: Helena Wittmann
Montagem: Philipp Hartmann e Herbert Schwarze
Edição de Som: Danilo Carvalho
Mixagem: Lucas Coelho
Trilha Sonora: Johannes Kirschbaum, Larissa de Melo, Jochen Pich
Finalização: Frederico Benevides
Empresa Produtora: Tardo Filmes, Sancho&Punta
Coprodutora: Flumen Film (Alemanha)
Elenco: Johannes Kirschbaum, Fernando Pimentel, Inga Richter, Larissa de Melo, Janayra Alves, Lorena Ahadzi, Jochen Picht, Angela Anzi, Astrid Adverbe, Idson Ricart, Leleda Sousa, JosafÔ Ferreira Duarte, Roger Ribeiro, Bernd Schoch, Jo Brauner, Friederike Kroitzsch, Severino Ferreira, Zarhi El Malek, Swantje Bues, Jürgen Warnholz, Harald Schwaldt, Carlos Gracia, Ronaldo Roger, Gisele Santos
PaĆses: Brasil, Alemanha
Ano: 2020
Duração: 85 min.
Sobre a Sessão Vitrine
A SessĆ£o Vitrine Ć© um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros e coproduƧƵes nacionais em salas de cinema comerciais e plataformas digitais. A iniciativa do Grupo Vitrine Filmes pretende promover a democratização do Cinema Brasileiro atravĆ©s de lanƧamentos com ingressos a preƧos reduzidos, sessƵes com debates, e diversas aƧƵes que potencializam a formação de pĆŗblico em nosso paĆs.
Em 2022, a curadoria do projeto segue prezando por um recorte descentralizado e atual da produção audiovisual independente, apresentando ao público novos clÔssicos do cinema nacional.
Sobre a Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, jĆ” distribuiu mais de 160 filmes e alcanƧou mais de quatro milhƵes de espectadores. Entre seus maiores sucessos estĆ£o ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’ de Kleber MendonƧa Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques sĆ£o ‘A Vida InvisĆvel’, de Karim AĆÆnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’, de Daniel Ribeiro, e ‘O Filme da Minha Vida’, de Selton Mello. Entre os documentĆ”rios, a distribuidora lanƧou ‘Divinas Divas’, dirigido por Leandra Leal e ‘O Processo’, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentĆ”rios mais vistos da história do cinema nacional.
AlĆ©m do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catĆ”logo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsĆ”vel pelo lanƧamento dos sucessos āO Farolā, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; āVocĆŖ NĆ£o Estava Aquiā, dirigido por Ken Loach, e ‘DRUK – Mais uma rodada’, de Thomas Vinterberg, premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021.
Em 2022, a Vitrine Filmes apresenta ainda mais novidades para a produção e distribuição audiovisual. Entre as estreias, cinco novos longas da SessĆ£o Vitrine: āComo Matar a Bestaā, de Augustina San MartĆn; āSeguindo Todos os Protocolosā, de FĆ”bio Leal; āTantas Almasā, de NicolĆ”s Rincón Gille; āVirar Marā, de Philipp Hartmann e Danilo de Carvalho; e āA Morte Habita Ć Noiteā, de Eduardo Morotó. AlĆ©m dos filmes do SessĆ£o Vitrine, estĆ£o confirmados para 2022 āA Viagem de Pedroā, de LaĆs Bodansky; e āO Livro dos Prazeresā, de Marcela Lordy, entre outros tĆtulos.