Coprodução entre Brasil e Alemanha, Vira Mar tem direção de Danilo Carvalho e Philipp Hartmann, chega aos cinemas dia 28 de julho

Partindo de um estudo no Ć¢mbito das ciĆŖncias econĆ“micas, os cineastas Danilo Carvalho e Philipp Hartmann constroem em VIRA MAR (MEER WERDEN) um filme experimental e poĆ©tico que discute a sustentabilidade – especialmente a hĆ­drica – de maneira contundente e relevante para os tempos atuais.

O longa, que combina documentÔrio e ficção, é o novo lançamento da Sessão Vitrine, que chega aos cinemas em 28/07, com ingressos a preços reduzidos, nas cidades Aracaju, BalneÔrio Camboriú, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Alemanha e Brasil, os dois países que produzem o filme, são os cenÔrios dessa investigação. Na região de Dithmarschen, em breve deixarÔ de valer a pena construir diques cada vez mais altos para tentar contrariar o aumento do nível das Ôguas do mar, resultante das alterações climÔticas.

No sertão brasileiro, a situação é oposta, mas compartilhando da mesma causa: as secas periódicas, e, cada vez mais duradoras, também são resultado das mudanças no clima.

Encontrando ressonâncias na mitologia, combinando cenas documentais, nas duas regiões, encenações e um filme dentro do filme, VIRA MAR aborda a sustentabilidade, estabelecendo, mais do que um diÔlogo entre os dois países e suas situações, ao mesmo tempo, contrastantes e semelhantes, uma indagação filosófico-estética sobre o estado do mundo e a destruição da natureza pelo capitalismo.

Hartmann partiu de sua tese de doutorado em Economia Ambiental, e no filme, conta, que tanto ele quanto Carvalho, estavam ā€œcientes de que uma mera anĆ”lise de custo e benefĆ­cio representa naturalmente apenas um entre vĆ”rios outros critĆ©rios de decisĆ£o quando se visa criar uma polĆ­tica hĆ­drica e ambiental que seja sustentĆ”vel, nos ocupamo neste filme ainda do valor da Ć”gua, numa abordagem que cientificamente Ć© talvez menos palpĆ”vel, mas que coloca as perguntas num plano mais existencial.ā€

ā€œQual o valor da forƧa mitológica da Ć”gua, do modo como esta se reflete na religiĆ£o e na filosofia? Que dizer a respeito da ā€˜Ć”gua metafórica’, tal como esta surge, desde sempre, na história da arte, enquanto fonte da vida, enquanto rio para lĆ” do qual se situa o mundo inferior, enquanto forƧa de renovação, meio de conhecimento e tantas outras coisas? TambĆ©m aĆ­ se trata obviamente da nossa ligação existencial Ć  natureza, enquanto seres humanos; nĆ£o de uma ligação existencial de cariz fĆ­sico ou económico. Talvez antes uma ligação metafĆ­sica?ā€, indaga o cineasta alemĆ£o.

Jorge Cruz Jr escreve, no site Apostila de Cinema, que ā€œVIRA MAR segue mais uma lógica de mapeamento crĆ­tico, de apresentação do problema de forma panorĆ¢mica e instigante. Daqueles que faz refletir, mas passando longe da solução. Ou seja, para aqueles que jĆ” se preocupam, esse novo alerta Ć© apenas mais um gatilho de uma vida cada vez mais miserĆ”vel.ā€

ā€œEnquanto Hartmann nos mostra a criação de uma barragem que vai inundar uma cidade inteira na Alemanha e os moradores exigem a proteção dos pĆ¢ntanos, no Brasil, Carvalho registra a luta e o desejo de que o reservatório seco volte a ser preenchido com Ć”gua e que alguma empresa abordar a criação de uma barragem para sustentar a vida presente e futura na regiĆ£o. A mĆŗsica acompanha habilmente o contrapontoā€, escreve Liliana Saez, do site argentino El Espectador Imaginario.

A Sessão Vitrine 2022 foi contemplada pelo PROAC Direto 38/2021, programa de fomento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

VIRA MAR é um lançamento da Sessão Vitrine.

Sinopse:

A Ôgua como metÔfora física e metafísica e como pano de fundo da existência humana. Um ensaio entre documentÔrio e ficção, entre o Sertão Brasileiro e os pântanos de Dithmarschen no norte da Alemanha. Dramas na observação do cotidiano em tempos de mudanças climÔticas.

Ficha TƩcnica:

Direção e Roteiro: Philipp Hartmann e Danilo Carvalho
Produção: Philipp Hartmann (flumenfilm); Danilo Carvalho; Julia Alves, Michael Wahrmann (Sancho&Punta); Ticiana Augusto de Lima (tardo filmes)
Produção Executiva: Philipp Hartmann, Júlia Alves, Ticiana Augusto de Lima
Direção de Fotografia: Helena Wittmann
Montagem: Philipp Hartmann e Herbert Schwarze
Edição de Som: Danilo Carvalho
Mixagem: Lucas Coelho
Trilha Sonora: Johannes Kirschbaum, Larissa de Melo, Jochen Pich
Finalização: Frederico Benevides
Empresa Produtora: Tardo Filmes, Sancho&Punta
Coprodutora: Flumen Film (Alemanha)

Elenco: Johannes Kirschbaum, Fernando Pimentel, Inga Richter, Larissa de Melo, Janayra Alves, Lorena Ahadzi, Jochen Picht, Angela Anzi, Astrid Adverbe, Idson Ricart, Leleda Sousa, JosafÔ Ferreira Duarte, Roger Ribeiro, Bernd Schoch, Jo Brauner, Friederike Kroitzsch, Severino Ferreira, Zarhi El Malek, Swantje Bues, Jürgen Warnholz, Harald Schwaldt, Carlos Gracia, Ronaldo Roger, Gisele Santos

PaĆ­ses: Brasil, Alemanha
Ano: 2020
Duração: 85 min.

Sobre a Sessão Vitrine

A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros e coproduções nacionais em salas de cinema comerciais e plataformas digitais. A iniciativa do Grupo Vitrine Filmes pretende promover a democratização do Cinema Brasileiro através de lançamentos com ingressos a preços reduzidos, sessões com debates, e diversas ações que potencializam a formação de público em nosso país.

Em 2022, a curadoria do projeto segue prezando por um recorte descentralizado e atual da produção audiovisual independente, apresentando ao público novos clÔssicos do cinema nacional.

Sobre a Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, jĆ” distribuiu mais de 160 filmes e alcanƧou mais de quatro milhƵes de espectadores. Entre seus maiores sucessos estĆ£o ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’ de Kleber MendonƧa Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques sĆ£o ‘A Vida InvisĆ­vel’, de Karim AĆÆnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’, de Daniel Ribeiro, e ‘O Filme da Minha Vida’, de Selton Mello. Entre os documentĆ”rios, a distribuidora lanƧou ‘Divinas Divas’, dirigido por Leandra Leal e ‘O Processo’, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentĆ”rios mais vistos da história do cinema nacional.

AlĆ©m do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catĆ”logo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsĆ”vel pelo lanƧamento dos sucessos ā€˜O Farol’, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; ā€˜VocĆŖ NĆ£o Estava Aqui’, dirigido por Ken Loach, e ‘DRUK – Mais uma rodada’, de Thomas Vinterberg, premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021.

Em 2022, a Vitrine Filmes apresenta ainda mais novidades para a produção e distribuição audiovisual. Entre as estreias, cinco novos longas da SessĆ£o Vitrine: ā€˜Como Matar a Besta’, de Augustina San MartĆ­n; ā€˜Seguindo Todos os Protocolos’, de FĆ”bio Leal; ā€˜Tantas Almas’, de NicolĆ”s Rincón Gille; ā€˜Virar Mar’, de Philipp Hartmann e Danilo de Carvalho; e ā€˜A Morte Habita Ć  Noite’, de Eduardo Morotó. AlĆ©m dos filmes do SessĆ£o Vitrine, estĆ£o confirmados para 2022 ā€˜A Viagem de Pedro’, de LaĆ­s Bodansky; e ā€˜O Livro dos Prazeres’, de Marcela Lordy, entre outros tĆ­tulos.