Violinha Caipira no Sesc Garagem


Show gratuito, na terça, lança CD “Violinha Caipira”, com músicas inéditas para crianças, no teatro Sesc Garagem. Trabalho Criado Por Marcello Linhos Será Apresentado dia 01/11, a partir das 19h.

Resultado de um trabalho de composições e arranjos feitos ao longo de quatro anos, o CD “Violinha Caipira”, com músicas infantis inéditas, será lançado na próxima terça-feira, dia 01 de novembro, com um show gratuito a partir das 19h, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul, Asa Sul, Plano Piloto). As nove canções que integram o disco, entre instrumental e com voz, são de autoria de Marcello Linhos, músico, compositor, autor das trilhas sonoras originais da Cia. De Comédia Os Melhores do Mundo, de onde é o diretor técnico. Todas foram compostas para viola caipira, a inspiração do trabalho, com arranjos que incluem mais de 20 instrumentos populares e eruditos.

“Comecei a pensar nesse projeto quando meus filhos nasceram. Percebi que não há muitas opções para crianças que resgatem cultura regional, valores e difunda conhecimentos”, conta Linhos, que é pais de dois meninos, um de 13 e outro de 8 anos. A obra reunida neste primeiro CD infantil de Linhos traz diversos gêneros musicais, a maioria tipicamente brasileiros, num total de nove músicas.

MÚSICAS E RITMOS – “Violinha Caipira” narra a história do instrumento em ritmo de cururu – uma tradição do Centro-Oeste. Na faixa “Cerradim” as crianças fazem um passeio sonoro pelo bioma do Cerrado, num estilo contemporâneo de tocar viola. Em ritmo de valsa, “Jatobá” é uma história real de uma árvore da infância do autor. Num retorno às origens da viola caipira, “Violeiro Folião” homenageia Zé Coco do Riachão, mestre violeiro considerado na Europa o Beethoven do sertão. “Catira Badia” apresenta a catira para crianças, e faz homenagem a Badia Medeiros, mestre catireiro de Goiás. “Pagode de Viola” reproduz o ritmo mais difundido da viola caipira. O tema de abertura, “Luthier”, é uma música instrumental dedicada aos mestres artesãos que produzem esse instrumento.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS – todas as músicas são cantadas por Linhos, algumas com participações especiais de convidados ilustres. Entre eles As Irmãs Galvão, Zé Mulato e Cassiano, Badia Medeiros e o violeiro Roberto Corrêa. Os convidados não estarão presentes no show de lançamento. “O que motivou a criação desse projeto, foi encontrar algo que pudesse alcançar o universo infantil, de forma lúdica, trazendo temas referentes à nossa realidade cultural e geográfica para o mundo deles. A ideia é apresentar o meio ambiente e a cultura do país por meio da música”, afirma Linhos.

O SHOW – O show de lançamento do CD “Violinha Caipira” vai acontecer a partir das 19h, no Teatro Sesc Garagem, na Asa Sul. A censura é livre. Como a entrada é gratuita e o teatro tem cerca de 200 lugares, a ocupação se dará por ordem de chegada. Na apresentação, prevista para ter uma hora de duração, Marcello Linhos irá comandar, no vocal, uma banda com quatro instrumentistas: no violão, Marcel Carvalho, no baixo, Doni Alcântara, no violino, Kalley Seraine e na percussão, Fred Magalhães.

SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “VIOLINHA CAIPIRA”
Data: 01 de novembro, próxima terça-feira, às 19h.
Local: Teatro Sesc Garagem – W4 Sul. Qd. 713/913 – Asa Sul
Censura Livre
Entrada gratuita

Anterior Corpus Lux & Matéria Prima
Próximo Menu natalino no Seja Você o Chef