“BDB é Show!” celebra o samba com Vinícius de Oliveira. Espetáculo que será transmitido no dia 29, às 21h, mistura canções autorais do cantor brasiliense com clássicos do ritmo nacional

Difícil achar uma foto de Vinícius de Oliveira sem que ele esteja sorrindo. O cantor e compositor brasiliense, um sambista de carteirinha, exala felicidade em suas apresentações, seja em grupo — ele já foi vocalista do Adora Roda e hoje em dia lidera o grupo Benzadeus —, seja no show solo em tom mais intimista que ele traz para a BDB Cultural. Vinicinho é o convidado do “BDB é Show!” de outubro, que será transmitido nas redes sociais da iniciativa no dia 29, às 21h.

E qual o segredo dele para esbanjar tanta alegria? “A gente tem que se entregar, fazer com vontade, sabe? Você pode ter uma roda de samba cheia de músicos que não vai toca no coração do público. A alegria de uma música não está na quantidade de instrumentos, está no coração de quem está ali no palco” afirma ele.

Além desse alto-astral, Vinícius de Oliveira promete trazer um repertório de peso para a apresentação da BDB Cultural, representando uma espécie de passeio pela centenária história do samba. Das cancções que serão apresentadas, ele destaca três: “ Vou cantar ‘A vez do amor’, que é o carro-chefe do meu trabalho autoral; também vou passar por ‘Foram me chamar’, que é uma canção marcante da Dona Ivone Lara, não pode faltar em nenhuma boa roda de samba; e também quero cantar ‘Onde a dor não tem razão’, do Paulinho da Viola, que é um cara que me inspira demais, o que ele faz, como ele se comporta, tudo nele é genial”, adianta.

Para o cantor, esse “BDB é show!” também é importante por levar o samba, marginalizado tantas vezes ao longo deste um século de existência, para o interior de uma biblioteca, espaço social de reconhecimento de saberes. “O samba, por sua origem nos becos e vielas, conviveu e ainda convive com a descriminação. Então entrar em espaços de intelectualidade é importante para valorizar essa origem do samba, negra, com origens africanas, mas legitimamente nossa. É como reconhecer o prestígio que essa música sempre deveria ter tido”, diz.

Além dessa imperdível apresentação solo para a BDB Cultural, Vinícius de Oliveira se prepara para lançar um terceiro disco, incluindo participações de Xandy de Pilares, e tem se dedicado ao grupo Benzadeus.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Vinícius de Oliveira

Vinícius de Oliveira, o Vinicinho, é um sambista e cantor de Brasília. Além de sua carreira solo, ele já tocou com o grupo Adora Roda e hoje é vocalista do grupo Benzadeus. Nascido na capital federal, ele começou a tocar aos 15 anos, com aulas de cavaquinho e banjo com um professor particular. Hoje, também toca percussão, canta e cria harmonia para composições suas e de seus parceiros.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021
“BDB é Show” recebe o sambista Vinicius de Oliveira.
29/10- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br
Facebook.com/bdbcultural
Instagram – @bdbcultural

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 👇

💬OU APOIE COM QUALQUER VALOR!

 

Anterior O Livro de Boba Fett será lançado exclusivamente no Disney+
Próximo Como envelhecer com autoestima elevada e bem-estar