VINI D’ITALIA – 3º Salão do Vinho na Embaixada da Itália em Brasília. Vinhos italianos e brasileiros e combinações gastronômicas

Como descrever a combinação dos cada vez mais premiados queijos mineiros, um churrasco, uma feijoada, uma pizza brasileira e os vinhos italianos? Poesia para o paladar? Uma simbiose centenária perfeita?

Quinze convidados especiais responderam a essas perguntas no evocativo cenário da Sala Nervi da Embaixada da Itália em Brasília, onde foi realizado, no dia 10 de novembro, o Salão do Vinho Italiano em Brasília, evento especializado para um público selecionado pela curadoria da crítica enogastronômica internacional Sueli Maestri.

Doze dos principais importadores e distribuidores apresentaram mais de 150 rótulos de 12 regiões italianas. Foram convidadas pela primeira vez, em caráter experimental, três vinícolas brasileiras de origem italiana (Casa Perini, La Grande Bellezza e Vinicola Cristofoli), com vinhos nativos resultantes da experiência familiar de gerações de italianos que se instalaram no Brasil desde a década de 1870.

“A gastronomia brasileira combina perfeitamente com as sensações extraordinárias produzidas pelos vinhos italianos, assim como os vinhos ítalo-brasileiros, vários de excelência, oferecem harmonizações incríveis com a gastronomia italiana”, destacou o embaixador da Itália, Francesco Azzarello.

“Os vinhos italianos e ítalo-brasileiros são complementares, enriquecem os dois países ao mesmo tempo, potencializando os fluxos nos dois sentidos – continua o Embaixador – tudo em um esforço para promover a cultura do vinho no Brasil e sua desejável promoção futura no exterior “.

“O único problema dos vinhos no Brasil – concluiu o embaixador – é uma tributação realisticamente penalizadora para todos, com consequências nos preços, em detrimento da possibilidade que um público mais amplo possa desfrutar da bebida do deus Baco”.

Mais informações sobre os vinhos apresentados e seus distribuidores estão disponíveis neste documento.

Para possíveis harmonizações ítalo-brasileiras de comida e vinho, visite o canal do YouTube da Embaixada da Itália em Brasília.

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 👇

💬OU APOIE COM QUALQUER VALOR!

 

Anterior Festival São Batuque abre trabalhos no Dia da Consciência Negra
Próximo O Club Mundo Kids do Exile Content Studio e a UNICEF formam parceria para celebrar o Dia Mundial das Crianças com nova canção otimista sobre educação já que o fechamento de escolas continuam na América Latina e no Caribe