Vila da Juventude encerra projeto Se Liga, Juventude com teatro e exposição fotodráfica no Sesc Teatro Paulo Autran
Centenas de pessoas prestigiaram a Vila da Juventude, evento de encerramento do projeto Se Liga, Juventude!, realizado pela IECAP- Agência de Transformação Social, de 16 a 17 de novembro no Teatro Sesc Paulo Autran. A programação, composta pela exposição fotográfica “Olhares da Vila” e a peça “Equalliz—Um Eco de Integridade” celebrou o talento e comprometimento dos participantes de oficinas de fotografia e teatro oferecidas em centros de juventude e escolas públicas ao longo dos últimos sete meses. Estudantes da rede pública, amigos e familiares dos jovens artistas, apoiadores e autoridades aplaudiram e vibraram com a conquista.
“Foi um congraçamento muito emocionante. Todos os envolvidos estão extremamente realizados com essa colheita. É um ciclo que chega ao fim, mas não faltam oportunidades aos jovens que podem procurar nosso site para se matricular em várias atividades e sugerir outros campos de interesse”, afirma Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP
Os Centros de Juventude são equipamentos públicos de referência no atendimento aos jovens do Distrito Federal. Nos locais são ofertados cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde e lazer, inclusão digital, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ao uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias. Atualmente, os jovens podem se cadastrar para participar de cursos e oficinas de teatro, violão, muaythai, culinária sustentável, empregabilidade, profissionalizante de massoterapia e assistente administrativo. Os centros de juventude também fazem a acolhida, com apresentação das atividades, trabalham com o jovem o Projeto de Futuro, oferece atendimento psicológico individual e coletivo (familiares e rodas de conversa) e assistência social.
O projeto foi patrocinado por meio de lei de incentivo fiscal com aporte financeiro do Grupo Santa e da Modalmais, plataforma de investimento do Banco Modal e englobou duas trilhas formativas: uma on-line e uma presencial. Na presencial, foram formadas 16 turmas de adolescentes e jovens de 13 a 29 anos, totalizando 442 beneficiários em 9 meses de projeto realizado em Ceilândia, Taguatinga e na Estrutural. Já para o momento online, 750 pessoas da mesma faixa etária tiveram acesso a temas relacionados à criatividade e cultura por meio de conteúdos e uma experiência gamificada de ensino.
Os parceiros envolvidos foram os projetos sociais do Centros de Juventude da Estrutural e Ceilândia, e as escolas CEM 2 e CEF 35 de Ceilândia, CEF 5 de Taguatinga e CED 1 da Estrutural. Na programação, um rico cronograma de aulas e oficinas abordando experiências em artes cênicas e fotografia que deram origem a vivências teatrais, mini mostras, oficina de máscaras, ensaios fotográficos, passeios, apresentações e, finalmente, o grande evento de encerramento que se encontra em fase de produção.
SOBRE A IECAP
A Agência de Transformação Social – IECAP é uma organização da sociedade civil constituída em 2001 que atua em diversos projetos que fortalecem a responsabilidade social. As parcerias entre o Estado e as organizações da sociedade civil agregam valor às políticas públicas, aproximando-as das pessoas e das realidades locais, possibilitando a solução de problemas sociais específicos, de forma criativa e inovadora.
A organização já teve projetos em mais de 33 cidades, por meio de ações com excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a responsabilidade social, a inovação e o empreendedorismo, a cooperação, o compromisso ambiental e a excelência na gestão, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A IECAP tem a missão de transformar vidas e comunidades por meio de programas e projetos sociais, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país.