A fantasia juvenil “Vicente Semente”, do cineasta Victor P. Ribeiro, entrelaça elementos brasileiros em lições de autodescoberta, lançando luz sobre a infância

O cineasta e dramaturgo paulistano Victor P. Ribeiro estreia na literatura com a fantasia juvenil Vicente Semente. Com trabalhos premiados no Festival de Cinema de Guadalajara e no Los Angeles Brazilian Film Festival, o autor traz para a literatura toda a bagagem como produtor cultural, diretor e roteirista e, por meio das descrições ricas em detalhes, faz com que as cenas passem na mente do leitor como um filme.

Na história, Vicente é um menino de sete anos que precisa lidar com sentimentos de inveja, vazio e solidão, quando os pais passam a dar mais atenção ao irmão recém-nascido. É nesse contexto que o garoto, que tem o estranho hábito de guardar sementes frutíferas, conhece Cali Roux, uma garota intrépida que o faz entrar na grande e misteriosa Floresta de Mata Preta, proibida para crianças. Em meio às gigantes araucárias, ele mergulha em uma realidade obscura, em que a morte o via de perto e as sombras do desconhecido se confundem em seu coração.

Para os que buscam,
encontrarão.
As crianças,
jamais entrarão.
Se eu fosse você,
não pagava para ver.
O que é inocente
irá se perder.
(Vicente Semente, pg. 34-45)

Ao entrar nos portões que dão acesso à selva, junto do vaga-lume que zomba de seus sentimentos, o garoto se vê engolido por um monstro, tal como Pinóquio, que vai parar na barriga da baleia. Enquanto busca maneiras de voltar à superfície, ele deixa cair uma semente de maçã, que faz crescer uma gigante árvore, assim como em João e o Pé de Feijão. Quando escapa do monstro, ele consegue voltar para casa com a ajuda de um caminho de árvores frutíferas que plantava no trajeto para a escola, como fizeram João e Maria com as migalhas.

Neste entrelace de fábulas, Victor P. Ribeiro apresenta a visão de mundo de um menino que, embora seja apaixonado pelo cultivo de sementes, é também uma representação dos grãos, cujos frutos serão colhidos no futuro. “Eu precisava colocar para fora toda aquela percepção de mundo, e compartilhar com os leitores a minha admiração por sementes, sejam elas crianças ou frutas”, afirma o autor, que está com projeto de adaptação de Vicente Semente já aprovado para o formato audiovisual.

Vicente Semente
Capa do livro Vicente Semente | Imagem: Ilustrativa

FICHA TÉCNICA

Título: Vicente Semente
Autor: Victor P. Ribeiro
Ilustrador: L. M. Melite
ISBN: 978-65-981700-0-4
Dimensões: 14cm x 21cm
Páginas: 186
Preço: R$ 50,00 (físico), R$ 24,99 (eBook)
Onde comprar: Vicente Semente, Amazon

Sobre o autor:

Com formações na Academia Internacional de Cinema, no Estúdio Fátima Toledo e na SP Escola de Teatro, Victor P. Ribeiro sempre habitou a fantasia. Cineasta e escritor, dirigiu Aqualoucos, premiado no 33º Festival de Guadalajara, e Virgens, vencedor do prêmio de melhor filme no Los Angeles Brazilian Film Festival. Atualmente, trabalha como diretor e dramaturgo pela Cia de Teatro e Dança Vertente Única.

Redes sociais do autor:
Instagram: @victorfilms