Seja por trabalho ou lazer, ao viajar, tudo o que você mais quer é chegar ao destino a tempo. Entretanto, as condições climáticas ou situações imprevistas levam muitos aeroportos a cancelarem ou atrasarem voos visando a segurança de seus e isso é mais comum do que você pode acreditar.

O uso de algumas estratégias especializadas para resolver e provavelmente receber compensação são fundamentais para você saber se relacionar com os aeroportos e companhias aéreas caso os voos forem atrasados ​​ou cancelados, alterando seus planos de viagem, entenda mais:

Fique alerta para notificações de voos

Os atrasos dos voos podem surtir efeitos negativos como perder as conexões de outros voos ou mesmo a partida dos navios de cruzeiro. A situação complica se pensarmos tanto na estadia quanto nos demais serviços, como passeios e ingressos para diversos eventos. Por isso, procure assinar os alertas das companhias aéreas ao comprar um bilhete e fique atento às informações relevantes no momento de prosseguir viagem.

As companhias aéreas deverão notificar os passageiros sobre quaisquer alterações de horário, tal as que foram feitas diante da pandemia de COVID-19, nos seus sites e sistemas de reservas por telefone, dentro de sete dias da partida.

Outra dica importante é verificar o status do voo no dia da viagem. Para isso, você deverá utilizar os apps FlightAware, Triplt Pro e Flight Tracker – os dois últimos, armazenam o itinerário da sua viagem, o que torna mais cômodo para visualizações futuras.

Vale lembrar que esses apps enviam alertas em tempo real e mais cedo do que as notificações do próprio aeroporto, mesmo os atrasos dentro de 30 minutos.

Quais os direitos dos passageiros em voos domésticos

Para recuperar os atrasos nas viagens, é essencial conhecer seus direitos. No entanto, as opções dependem do motivo da interrupção do voo. Caso um voo seja atrasado por falhas mecânicas ou problemas técnicos, o cliente deverá verificar o contrato de transporte da companhia aérea, uma vez que não exista regulamentos federais específicos para que a companhia o acomode em algum hotel até o voo contratado sair. Mesmo que seja um problema climático as companhias poderão te ajudar através de um diálogo franco e respeitoso.

Nas situações de cancelamentos de voos pela Covid 19, muitas companhias aéreas em nome de manter um bom relacionamento com seus clientes, facilitaram o cancelamento ou adiamento das viagens para evitar a propagação do coronavírus. Muitas companhias aéreas renunciaram às multas, alterando as taxas para clientes que tiverem remarcado as viagens para os próximos 12 meses, através de voucher de voo. Talvez, o cliente tenha que pagar uma pequena diferença, mas poupa tempo e economiza novas pesquisas de destinos e pacotes de viagens.

Aja rapidamente ao saber de um atraso ou cancelamento

Caso seu voo atrase, a melhor coisa a fazer é entrar em contato: entrar na fila para conversar com um agente; enquanto espera, procure um atendimento via chat, ligue para o seu consultor de viagem ou provedor de seguro de viagem se você sabiamente optou por esses recursos.

Procure remarcar o voo pelo aplicativo da companhia aérea, por telefone, por app ou usando as contas do Twitter ou Facebook para entrar em contato com o atendimento ao cliente.

Sites especialistas para opções de voo

Uma escolha entre muitas alternativas é a melhor ferramenta para agendar com sucesso um voo. Sites como o Google Flights ou o Skyscanner são ideais para pesquisar todos os horários das companhias aéreas.

Seja gentil e educado com o serviço de atendimento ao cliente

Uma atitude positiva com o pessoal de atendimento ao cliente pode significar rapidez de atendimento. Seja objetivo ao descrever seu problema, mas não se esqueça que você está lidando com pessoas que estão tentando te ajudar e isso faz total diferença.

Respeite os funcionários que estão ajudando nesse momento, tanto pessoalmente quanto através dos meios remotos, pelo telefone ou através das mídias sociais. Com um tratamento gentil você aumenta suas chances de ser acomodado ou ter seu voo adiantado, o que te poupa tempo.

Receba um reembolso de tarifa aérea quando for sua melhor opção

Se um voo for cancelado por qualquer motivo e o viajante optar por não ser remarcado nessa companhia aérea, o passageiro terá direito a um reembolso total. Você pode até ter direito a um reembolso das passagens aéreas pelo atraso do voo, dependendo das circunstâncias.

Verifique as condições na companhia aérea escolhida, aceite o reembolso caso seja possível e remarque a viagem no melhor momento para você. Procure reagendar sua viagem para um horário menos concorrido, quando os assentos estiverem disponíveis ou escolha tarifas aéreas similares.

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