AQUI TEM DIVERSÃO

VIA DE TROCA – Diálogo entre artistas

O Via de Troca – Empreendedorismo Criativo do Artista é um projeto que visa a criação de conteúdo para que artistas possam o empreender na área cultural.

É comum observar em rodas de conversas entre grupos de artistas frases como: “Meu sonho é viver da arte”, “Como fazer arte e ter uma vida financeiramente estável?”, “Eu sou artista, não empreendedor”. Estes questionamentos e muitos outros são constantemente abordados no mundo das artes. Como unir o potencial criativo ao empreendedorismo e conseguir ganhar dinheiro trabalhando com o que ama?

O mundo mudou e isso todo mundo sabe. Com o advento da internet as diversas plataformas se importantes meios de criar negócios promissores no mercado financeiro. O mercado na internet tem crescido consideravelmente para artistas visuais, designers e artesãos. Essa rede tem sido, de fato, um bom negócio… mas, e para as artes cênicas? Como atores e grupos de teatro podem ser organizar de forma sólida e manter seus trabalhos ativos nos aspectos criativos e financeiros?

A Cia. Fábrica de Teatro acredita que é possível incluir um pensamento de gestão administrativa desenvolvimento ao processo criativo, com estímulo à habilidade de transformar algo pessoal em subsídio para o mercado e, consequentemente, o público.

A organização, o planejamento e os cuidados financeiros valem tanto para um empreendedor de uma empresa quanto para um empreendedor artista. Tudo deve ser pensado, desde o plano de negócios até o marketing. São essas potências criativas que o projeto Via de Troca visa estimular através da mobilização de artistas para uma sequência de reflexões por meio de exibição de vídeos e palestras presenciais e on-line.

Criada em 2009, a Cia. Fábrica de Teatro realiza trabalhos nas áreas de teatro, cinema, televisão, fotografia e produção cultural, participando de intercâmbios culturais com apresentação de espetáculos. Com diferentes espetáculos no repertório, a Cia. alcançou a marca de 30 mil espectadores de suas obras. As viagens internacionais para apresentação de suas peças teatrais, conferências e oficinas de gestão e atuação são notícia por todo o DF e em vários portais de arte e cultura do Brasil. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, a Cia. passou a prestar consultorias artísticas a outros grupos da cidade, além de produzir eventos, oficinas, mostras, festivais e exposições fotográficas nacionais, além de espetáculos terceirizados, estimulando e servindo de exemplo na manutenção de teatros de grupo no DF, revelando sua veia empreendedora e versátil na produção cultural brasiliense e brasileira e, claro, levando o nome de Samambaia para diferentes lugares.

Disponibilizar o formato Fábrica de Teatro de trabalhar e fomentar a discussão sobre como se organizar, planejar estratégias, manter disciplina e foco, elaborar marketing de grupo e pessoal para o desenvolvimento de artistas cada vez mais aptos a manterem seus potenciais criativos, sem perder o entusiasmo devido a empecilhos financeiros, é o grande mote do Via de Troca.

Para isso, serão abordados temas simples, mas extremamente necessários para o bom desenvolvimento de uma carreira artística, seja no mercado de atuação, direção ou de produção cultural. Para a execução do projeto, serão utilizadas as plataformas do Instagram e Youtube para divulgação e exibição de 8 vídeos animados com os seguintes temas:

23/11 – Empreendedorismo Criativo
24/11 – Produção Cultural
25/11 – Como organizar um grupo de teatro
26/11 – Planejamento Estratégico
27/11 – Marketing pessoal e de grupo
28/11 – Organização de Portfólio
29/11 – Casting para atores e figurantes
30/11 – Festivais nacionais e internacionais

Os vídeos contarão com animação gráfica e serão narrados por profissionais da cena cultural brasiliense, como Alan Mariano, Josuel Junior, Rafael Soul e Tássia Aguiar.

PALESTRAS

Como o Via de Troca é um projeto híbrido que passeia por ações on-line e ações presenciais, serão realizadas também 8 palestras no Espaço Imaginário Cultural de Samambaia. Tudo para que artistas e produtores possam se debruçar sobre os temas propostos. Devido à situação de pandemia, serão abertas 10 vagas para cada uma das palestras, que serão realizadas em quatro dias da seguinte forma:

02/12 (Quarta-feira) – Empreendedorismo Criativo, das 17h às 18h
02/12 (Quarta-feira) – Produção Cultural, das 19h às 20h

03/12 – (Quinta-feira) – Como organizar um grupo de teatro, das 17h às 18h
03/12 (Quinta-feira) – Planejamento Estratégico, das 19h às 20h

04/12 (Sexta-feira) – Marketing pessoal e de grupo, das 17h às 18h
04/12 (Sexta-feira) – Organização de Portfólio, das 19h às 20h

05/12 (Sábado) – Casting para atores e figurantes, das 18h às 18h
05/12 (Sábado) – Conhecendo Festivais Nacionais e Internacionais, das 19h às 20h.

As palestras serão realizadas pela produtora cultural Tássia Aguiar. No local, serão disponibilizados álcool gel e máscaras descartáveis, além de um ambiente limpo e higienizado para proteção de toda equipe e participantes.

As inscrições serão feitas por meio de formulário google a partir do dia 23 de novembro. Cada pessoa poderá se inscrever para, no máximo, duas palestras e as chamadas para elas serão difundidas nas redes sociais.

QUEM FAZ

ALAN MARIANO
Alan Mariano é dançarino, produtor cultural e estudante do curso de licenciatura em dança pelo Instituto Federal de Brasília – IFB. Integra a equipe de coordenação do Espaço Imaginário Cultural, também atua como professor de dança com foco nas danças populares brasileiras.

JOSUEL JUNIOR
Josuel Junior é ator, arte-educador, comunicador e produtor cultural brasiliense com foco nas áreas de teatro, cinema, fotografia e televisão. Colunista de cultura de Brasília, é um dos nomes ativos na difusão da produção artística local. Ao longo dos anos, foi produtor da Mostra Dulcina, do Brasília Cênica e do Festival Cena Contemporânea.

RAFAEL SOUL
Rafael Soul é ator, diretor, produtor cultural e professor licenciado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes em Brasília (2010). É especialista em Direção Teatral, com formação Lato Sensu na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2011) e Mestre em Práticas e Processos de Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (2014).

TÁSSIA AGUIAR
Tássia Aguiar é produtora e gestora cultural com vinte anos de carreira. Atualmente é diretora executiva da Associação Imaginário Cultural e sócia proprietária da Fábrica de Teatro e Aguiar Produções Artísicas.

FICHA TÉCNICA

Realização: Cia. Fábrica de Teatro e Aguiar Produções
Apoio: Imaginário Cultural e Cantinho de Caburé Ateliê Culinário
Coordenadora Geral, apresentadora e palestrante: Tássia Aguiar
Produtor Executivo e apresentador: Alan Mariano
Coordenador administrativo e apresentador: Rafael Soul
Assessor de Comunicação, mídia social e apresentador: Josuel Junior
Designer Gráfico: Caio Almeida
Vídeos: Ara Filmes
Desenho: Thiago de Paula

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal

@viadetroca – https://www.instagram.com/viadetroca/

Sair da versão mobile