O livro “Vencer a Eleição” de Luciano Suassuna e Wilson Pedroso será lançado em Brasília amanhã, 4 de junho, revelando segredos de campanhas eleitorais competitivas

Vencer a Eleição, obra de Luciano Suassuna e Wilson Pedroso tem conteúdo inédito no Brasil e mostra a candidatos o caminho para ser competitivo nas urnas e revela ao leitor comum o apaixonante mundo das campanhas eleitorais.

O jornalista Luaciano Suassuna e o consultor eleitoral Wilson Pedroso levam para Brasília o lançamento do livro “Vencer a Eleição – Como construir uma campanha competitiva, do planejamento à vitória”. O evento ocorre nesta terça-feira (4), a partir das 19 horas, no restaurante Fuego y Vino. Recém-lançado e já consagrado como sucesso de vendas, este é o primeiro livro a organizar, com método e clareza, as diversas etapas necessárias para o sucesso de uma candidatura.

A obra “Vencer a Eleição – Como construir uma campanha competitiva, do planejamento à vitória” (Geração Editorial, 160 páginas, R$ 64,00), trata do apaixonante universo das disputas políticas, que, apenas neste ano de 2024, deverá ter mais de 500 mil candidatos concorrendo a 67.800 cargos eletivos, em todos os municípios do Brasil. Uma eleição municipal envolve diretamente um a cada 100 eleitores, incluindo assessores e cabos eleitorais.

Luciano Suassuna e Wilson Pedroso Jr., ambos com larga experiência em disputas eleitorais, destacam que a obra é indispensável para candidatos, assessores e dirigentes partidários que estarão envolvidos na campanha municipal deste ano. Mas o trabalho vai muito além de ser um eficiente manual para candidatos.

“Vencer a Eleição” envolve e surpreende, levando o leitor a viver a adrenalina, a tensão e a emoção das campanhas eleitorais. Embasados em dados históricos e exemplos práticos, Suassuna e Pedroso mostram que eleição é paixão e organização. “A disputa eleitoral mede sua capacidade de convencer os outros, de encantar e de criar um elo mágico, simples e emocional, num processo que é complexo, técnico e muito mais racional do que parece”, dizem os autores.

Escrito de forma simples e direta, conversando com o leitor, quase como se estivessem numa resenha entre amigos, os autores detalham, em nove capítulos, cada etapa de uma campanha: a definição da candidatura, as redes sociais, o marketing, financeiro, jurídico, agenda e eventos, por exemplo. Qual a importância de cada um? Em que momento montar cada etapa? Quais pontos merecem a atenção e o acompanhamento do próprio candidato? Ao mesmo tempo, recheiam cada etapa com exemplos e comparações que transportam o (e)leitor para os diversos momentos de uma campanha eleitoral.

Ao lado disso, o livro traz uma série de informações históricas sobre política e eleições. Explica, por exemplo, como a motivação do voto foi mudando ao longo do tempo, até ingressarmos na atual fase de hiperpolarização eleitoral, com valores identitários sendo cada vez mais relevantes. “Vencer a Eleição” também consolida dados de campanhas, mostrando, por exemplo, os custos das candidaturas e das eleições. O livro detalha, em cifras, o protagonismo dos investimentos em redes sociais. Desde 2022, Facebook e Google se tornaram os maiores prestadores de serviços eleitorais no Brasil, recebendo juntos R$ 250 milhões. Em comparação com 2018, a receita eleitoral do Google cresceu 17 vezes e do Facebook mais de 5 vezes. “Na era digital, ou você se liga, ou já perdeu a eleição”, dizem os autores.

Sobre os autores

Luciano Suassuna

É formado em jornalismo e cinema, rádio e televisão pela Universidade de Brasília. Trabalhou nos principais jornais, revistas e portais de notícias do Brasil. Foi correspondente em Paris e liderou redações em Brasília e São Paulo. Ganhou um Prêmio Jabuti e dois Prêmios Esso de Reportagem, o mais importante do jornalismo brasileiro. Publicou três livros sobre política e jornalismo.

Com 10 anos de experiência em campanhas políticas, trabalhou em disputas para prefeito, senador, governador e presidente. Foi secretário de Comunicação do governo de Brasília e secretário de Imprensa da Presidência da República. Também atua em gestões de crise, políticas de comunicação e criação publicitária para empresas privadas, associações de classe e administrações municipal, estadual e federal.

Wilson Pedroso Jr.

Tem mais de 30 anos de experiência em gestão pública e organização e coordenação de campanhas eleitorais. Ocupou cargos executivos na Prefeitura da cidade de São Paulo, no governo do Estado de São Paulo e no governo federal. Trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara Municipal de São Paulo. Tem passagens pela iniciativa privada e por empresas estatais como a EMTU e a Sabesp.

Formado em Direito, concluiu dois MBAs Executivos – um pela FIA (Fundação Instituto de Administração) da Universidade de São Paulo e outro pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Na coordenação de campanhas eleitorais, foi vitorioso em disputas pela Prefeitura de São Paulo e pelo governo do Estado de São Paulo, além de orientar e auxiliar candidatos em diversos municípios paulistas.

Amostra de conteúdo: https://cseprs3.s3.amazonaws.com/email-editor-files/33f23c5c-9579-46aa-96af-08daa0a8c706/db135045-e784-4ead-9896-54b9d7086747.pdf

Lançamento em Brasília: Restaurante Fuego y Vino, Higienópolis, Asa Sul, a partir das 19h às 23 horas

Vencer a eleição
Capa do livro Vencer a eleição | Imagem: Ilustrativa

Ficha Técnica do livro

Vencer a eleição
Autores: Luciano Suassuna e Wilson Pedroso Jr.
Editora: Geração Editorial
Gênero: Política | Campanhas Eleitorais
Formato: Brochura
Preço: R$ 64,00
Págs.: 160
ISBN: 978-65-5647-135-8