Exposição fotográfica acontece no Espaço Conexão, do Venâncio Shopping

O Espaço Conexão, do Venâncio Shopping, abrigará, de 8 de março a 13 de abril, a exposição Elas- beleza, dramas e mitos, do fotógrafo Sérgio Costa Vincent. “Os tempos mudaram e ainda que os avanços culturais, sociais e políticos tenham trazido vozes antes relegadas ao silêncio, a grande maioria dos homens continua apegada ao retrógrado modelo machista e fazendo suas vítimas, as mulheres”, afirma o artista, que realizará vernissage na sexta 8, a partir das 19h.

O machismo, tem sido uma das principais causas no aumento de crimes cometidos contra à mulher em nossa sociedade. Homens que por sentirem-se superiores, proprietários, traídos e desonrados; assediam, agridem, humilham, batem e matam.

Inconformado com esse cenário, o fotógrafo Sérgio Costa Vincent, buscou na história da arte, referências ao oposto a esse comportamento criminoso e encontrou no “sfumato” de Da Vinci, no art nouveau de Gustav Klimt, passando pelos viscerais autorretratos de Frida Kahlo e pelo elegante modernismo de Tarsila do Amaral, um vasto material para executar uma série de releituras fotográficas de retratos de mulheres que foram agraciadas com o amor, proteção, honra e respeito.

A convite do fotógrafo, maridos, pais, filhos, irmãos, namorados e amigos, prestam uma homenagem ao universo feminino, assumindo com hombridade a posição das mulheres nas versões fotografadas por Sérgio Vincent.

“Elas” – beleza, dramas e mitos, traz uma inusitada inversão de papéis na representação das obras selecionadas e foi executada com uma abordagem afetuosa e cúmplice, despindo-se da toxidade masculina e bebendo em várias fontes de escopo estético e representativo.

A série, contou também com a participação de mulheres representando alguns retratos masculinos, reconhecidos artisticamente, num ato de reivindicação por igualdade de direitos e independência dos padrões sociais, morais e religiosos impostos em detrimento do gênero feminino.

Em nosso contexto atual, sexista e misógino, esta mostra entoa uma ode à honra da mulher: mães, esposas, irmãs, filhas, amigas…em toda sua beleza, dramas e mitos.

Serviço

“ELAS” – beleza, dramas e mitos – exposição fotográfica de Sérgio Costa Vincent
Curadoria: Krystie Ribeiro, profª Produção Fotográfica, Faculdade da Fotografia – UPIS
Coquetel de abertura: 8 de março de 2019, 19h.
Visitação: de 9 de março a 13 de abril de 2019, de segunda a sábado, das 10h às 22h.
Onde: Espaço Conexão, 1º piso, Venâncio Shopping, Brasília – DF.
Informações: (61) 98304-2438 wpp e 98618-2798

Duas Fridas
Duas Fridas | Foto: Divulgação
Anterior Romance “O Jardineiro” ganha adaptação para o teatro
Próximo Lugar de mulher é na literatura e onde ela quiser!