Início MÚSICA Unindo Tribos – Rock Periférico valoriza bandas do DF

Unindo Tribos – Rock Periférico valoriza bandas do DF

Unindo Tribos
Unindo Tribos – Rock Periférico

Unindo Tribos – Rock Periférico oferece gravações, oficinas e shows gratuitos para bandas de rock das periferias do DF, fortalecendo a cena autoral local e a diversidade

O Distrito Federal conhecido como capital do rock vibra o som em todos os cantos. Das regiões administrativas ao Plano Piloto, a cena independente se mantém firme, mesmo diante dos desafios do mercado musical. Agora, um novo projeto chega para amplificar essas vozes: Unindo Tribos – Rock Periférico surge como uma proposta que visa valorizar a produção autoral das bandas de rock das periferias do DF.

A iniciativa irá selecionar 10 bandas locais, sendo cinco por curadoria especializada e cinco por meio de chamamento público para a gravação profissional de duas faixas de trabalho por grupo. Além da produção musical, o projeto oferecerá duas oficinas formativas, com foco em mídias sociais para artistas e mercado cultural criativo.

A ideia é oferecer aos artistas um  planejamento de carreira no setor cultural, além de encerrar sua jornada com um show coletivo gratuito e aberto ao público. As inscrições vão até o dia 5 de julho e podem ser realizadas pelo site: https://unindotribos-adm.systeme.io/inicio. Gratuito. Mais informações no Instagram do projeto: @coletivounindotribos.

“O projeto nasceu da necessidade de olhar para a potência do rock feito nas quebradas. Tem muita banda com som autoral potente, mas que ainda encontra barreiras técnicas e estruturais para circular. Queremos romper com isso e o nosso coletivo veio para unir forças com mais bandas”, explica o idealizador, produtor cultural e um dos fundadores da banda Baratas de Chernobyl, Ney Corrêa.

Do estúdio para o palco

Com previsão de realização entre os meses de agosto e outubro de 2025, o Unindo Tribos irá proporcionar aos selecionados acesso gratuito a estúdios profissionais, consultoria técnica durante as gravações, materiais de divulgação e visibilidade nas redes sociais do projeto. Ao final, as faixas serão disponibilizadas para serem lançadas nas plataformas digitais e os artistas ainda participam de um show de encerramento coletivo, com estrutura profissional de som, luz e mídia.

Formação e acesso

Além da parte artística, o projeto aposta em formação e capacitação como pilares centrais. As oficinas formativas abordam temas fundamentais para bandas em início de carreira ou que ainda não têm acesso às ferramentas do mercado. O conteúdo incluirá tópicos como: identidade de marca, gestão de redes sociais, liberação de faixas nas plataformas de streaming, direitos autorais e monetização digital.

Chamamento aberto

As inscrições para o chamamento público já estão abertas e podem ser feitas até o dia 05 de julho pelo site: https://unindotribos-adm.systeme.io/inicio. Podem participar bandas autorais de rock e suas vertentes (punk, hardcore, metal, indie, alternativo etc.) com integrantes residentes no DF.

Grupos periféricos, compostos por artistas negros, LGBTQIAP+ e mulheres serão considerados com prioridade, em alinhamento com as diretrizes de diversidade do projeto. Para se inscrever, basta preencher o formulário com as informações da banda, links de trabalhos autorais e justificativa de interesse. Os resultados serão divulgados no Instagram do projeto: @coletivounindotribos.

Fortalecendo redes e narrativas

O Unindo Tribos propõe mais do que gravações. Ele constrói redes entre bandas, fomenta o intercâmbio entre territórios e conecta experiências artísticas que, muitas vezes, não acessam os centros de decisão cultural da cidade.

“Estamos falando de resistência cultural. O rock sempre foi uma ferramenta de crítica e expressão das juventudes. Valorizar o rock periférico é também reafirmar o poder das margens como centro criativo e político”, conclui a produtora executiva, Mayara Paiva.

O Unindo Tribos – Rock Periférico é realizado com recursos da PNAB – Política Nacional (Aldir Blanc- Ministério da Cultura).

1ª edição do Unindo Tribos – Rock Periférico visa valorizar o rock feito nas periferias do DF com gravações, oficinas e shows gratuitos. Inscrições abertas

Inscrições até o dia 5 de julho no site:
https://unindotribos-adm.systeme.io/inicio

Gratuito
Mais informações no Instagram do projeto:
@coletivounindotribos.