Umami — O quinto sabor não é uma experiência gastronômica, mas vai lhe dar água na boca. Dentro dele não há receitas ou sugestões gastronômicas. O quinto sabor a que o título se refere é na verdade uma ode à força vital, temperada com a força do tempo. Uma mistura de crônicas cotidianas com uma rica prosa poética.

O retrato de uma vida inteira construída a partir de sensações distintas. É uma metáfora da vida. Ora, doce, ora amargo, ora azedo, ora salgado… o tempo, matéria prima do livro de Patrícia se encarregou de atribuir as medidas e transformar histórias comuns em deliciosos relatos.

É isso o que torna o livro uma epifania literária de sabor surpreendente. Leitura para ser feita de uma só pegada. Companhia que vai bem com qualquer tempo: nascer do dia, fim de tarde, beira mar, mata virgem, céu azul, noite estrelada ou chuva fina. O quinto sabor é uma experiência pessoal e intransferível que Patrícia oferece, de alma limpa e coração quente a todo leitor. Desfrute, pois.

Umami
Patrícia Leite de Lima

Patrícia Leite de Lima, 57, é jornalista e escritora. Nascida em Brasília, mas com raízes no Brasil profundo, carrega consigo memórias vivas de um ambiente que lhe é mais do que familiar. E é dessa relação telúrica com o sertão, com o semiárido, com o agreste, tão característicos do Nordeste brasileiro, que nascem as razões que nos permitem compreender a matéria da qual foi forjada a escritora, que é ao mesmo tempo corajosa, sensível e ousada.

Sua longa passagem como jornalista profissional por redações de rádio e TV; e sua vasta vivência na comunicação pública lhe atribuíram uma marca inconfundível: sua voz firme e seu pensar translúcido. O fruto dessa vivência e desses experimentos que misturam a paixão pelo cerrado e o amor por suas raízes fica explícito, agora, em seu mais recente livro — UMAMI, o quinto sabor — que chega ao público no próximo dia 12 de agosto.

Serviço:

Lançamento do livro UMAMI – o quinto sabor, de Patrícia Leite de Lima
Local: Espaço INFINU – 506 sul, Brasília.
Data: 12 de agosto de 2023.
Horário: Das 11 horas às 14 horas.