Um olhar novo sobre a França


Um olhar novo, poético e peculiar sobre a França, mostra fotográfica itinerante chega à Aliança Francesa de Brasília em 16 de fevereiro e propõe uma visão diferenciada sobre monumentos franceses

Entre julho e setembro de 2013, a fotógrafa francesa Maria Flore percorreu as estradas francesas e visitou 25 locais de interesse cultural. Esse foi o ponto de partida para a criação da mostra “Imagine France”, que chega a Brasília no dia 16 de fevereiro (terça-feira), após turnê pela Espanha e algumas capitais brasileiras. A abertura ocorre às 20h, no espaço cultural da Aliança Francesa de Brasília (SEPS 708/907), onde permanece em cartaz até 3 de março.

Flore, por meio de 25 fotos, propõe um olhar novo, poético e peculiar sobre os castelos, museus e demais monumentos históricos franceses. E assim proporciona uma experiência inédita, que mergulha os espectadores em um mundo às vezes já conhecido, mas sempre apresentado de uma forma inusitada, graças ao seu talento. Ela é fotógrafa da agência VU’, criada em 1988.

“A cada ano, milhares de visitantes internacionais procuram descobrir monumentos, museus e festivais que compõem a oferta cultural francesa. Sua enorme riqueza e diversidade é uma das principais motivações para uma viagem à França. Nesse contexto, oferecer uma imagem continuamente renovada desse patrimônio é essencial para fidelizar seu público e seduzir novas clientelas”, comenta Jean-Philippe Pérol, diretor da Atout France Américas, cluster de turismo e cultura responsável pela exibição, ao lado do Instituto Francês e da Aliança Francesa.

A artista elegeu cenas que a inspiraram a criar um personagem para cada um dos locais por onde passou. Assim, as fotos revelam atores vivos, expressivos e surpreendentes, que ora encenam, ora assumem o papel de espectador. São personagens recorrentes que dão vida e renovam os patrimônios visitados.

Com duração de três anos, a itinerância começou em 2015 e contempla, nesta primeira etapa do tour, Espanha, Brasil e Alemanha.

Serviço

“Imagine France”
Data: De 16 de fevereiro a 3 de março
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado, das 9h às 12h.
Local: Espaço Cultural da Aliança Francesa de Brasília
Endereço: SEPS 708/907, lote A
Entrada franca
Livre para todos os públicos

Anterior Whindersson Nunes em Brasília
Próximo JK abre espaço para cantores