Roda Viva – Priscila Cruz

O Roda Viva desta segunda-feira (13/4) recebe Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação, organização sem fins lucrativos. Estarão em pauta diversos assuntos relacionados com a educação em tempos de coronavírus. Entre as principais questões que serão abordadas estão: será um ano perdido nas redes públicas, aumentando ainda mais a diferença para as escolas particulares que estão se mobilizando no ensino online? A educação a distância será contabilizada nas horas obrigatórias? Quais são os critérios? Como fica a educação infantil? Também serão discutidas as indefinições do MEC, relacionadas ao Enem e Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – administrado pelo governo federal. A edição conta com bancada composta por Tatiana Vasconcellos, apresentadora da Rádio CBN; Ana Carla Bermúdez, repórter de Educação do UOL; Renata Cafardo, repórter especial e colunista de Educação do jornal O Estado de S. Paulo; Mariana Kotscho, apresentadora do programa Papo de Mãe, da TV Cultura; e Hugo Passarelli, repórter do Valor Econômico. Apresentado por Vera Magalhães, vai ao ar, ao vivo, às 22h, na TV Cultura.

#Provoca – Washington Olivetto

Nesta terça-feira (14/4), em tempos pandemia de Covid-19 e isolamento social, Marcelo Tas entrevista os convidados remotamente. Desta vez, Tas conversa com o publicitário Washington Olivetto, que é considerado um dos mais importantes profissionais da área de Marketing no Brasil e acumula premiações na carreira. Foi eleito por duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade e ganhou, ainda, mais de 50 Leões (troféus) no Festival de Publicidade de Cannes, na França. Na edição, ele traz uma reflexão sobre o papel da publicidade durante a pandemia. Na fase #ProvocaEmCasa, o programa ainda conta com participação direta do público que, além dos tradicionais tweets, pode enviar vídeos, também via Twitter, respondendo algumas perguntas feitas antecipadamente pelo apresentador. A atração vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Opinião Nacional – Como ficarão as relações do trabalho após a pandemia de coronavírus?

O Opinião Nacional desta quarta-feira (15/4) fala sobre as expectativas para o mercado de trabalho após a pandemia do coronavírus. O isolamento social trouxe a realidade do home office, conceito antecipado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi e pelo sociólogo brasileiro José Pastore, e colocado em prática pelo empresário Ricardo Semler, que tornou sua empresa um exemplo de sucesso mundial. O pensamento dos três será o foco do programa que é apresentado por Andresa Boni. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

O Brasil Depois da Crise

Na quarta-feira (15/4), O Brasil Depois da Crise discute os problemas econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Por meio de conferências e entrevistas com especialistas, a apresentadora Ana Paula Couto e o cientista político Ricardo Sennes, comentarista do programa, abordam temas como a dimensão da crise, como administrá-la, como sair dela, quanto tempo irá durar e muitos outros assuntos. Vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Papo de Mãe – A Criança e a Cidade

Nesta quinta-feira (16/4), o Papo de Mãe fala sobre a relação que as crianças, em especial as que vivem em grandes centros, têm com suas cidades. Será que elas conhecem seu lugar no mundo ou vivem isoladas entre muros? Para tratar da importância dessa apropriação das cidades por parte da garotada, o programa recebe especialistas com projetos que tratam desta aproximação. A edição também inclui uma reportagem que mostra alunos de uma escola no centro de São Paulo conhecendo a Praça da República, além de um vídeo enviado pelo escritor Fabrício Valero, autor do livro A Menina que Parou o Trânsito. Com apresentação de Mariana Kotscho e Roberta Manreza, vai ao ar às 19h15, na TV Cultura.

Cientistas brasileiros entre os melhores – Frederico Garcia

O Cientistas brasileiros entre os melhores desta quinta-feira (16/4) conta sobre o trabalho do Dr. Frederico Garcia. Na Faculdade de Medicina da UFMG, ele atua no desenvolvimento de uma vacina contra o crack. Além disso, é professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, onde lidera o Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco a Saúde e coordena o Centro de Referência em Drogas (CRR). A edição vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.

MINIDocs – Regan Lorraine

Nesta sexta-feira (17/4), o MINIDocs continua no consagrado Blackbird Studio, em Nashville, e traz a música tradicional norte-americana. No episódio desta semana, conheça o trabalho da cantora e violonista de música country Regan Lorraine. Vai ao ar às 19h45, na TV Cultura.

Persona – Denise Del Vecchio

O Persona desta sexta-feira (17/4) recebe Denise Del Vecchio. A atriz iniciou a carreira jovem, e com 15 anos foi levada por um professor ao Teatro de Arena, local em que anos depois foi palco de sua profissionalização. Ao lado de seu ex-marido, Celso Frateschi, formou o grupo Teatro Núcleo, onde procurava transmitir tudo o que aprendeu com Augusto Boal. Nas telas, começou em 1974 na TV Tupi e passou por diversas outras emissoras. Entrevistada por Alcides Nogueira e Tuna Dwek, com mediação de Atílio Bari, a artista conta sobre sua trajetória, ao longo do programa. A edição vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

Cultura Livre – Zeca Baleiro

No sábado (18/4), o Cultura Livre recebe o cantor e compositor Zeca Baleiro, que apresenta músicas de seu disco intitulado O Amor no Caos. A performance inclui as canções Por Minha Rua, Ela Nunca Diz, Te Amei Ali, Quase Nada, Toca Raul e Telegrama. Além disso, o programa conta com a participação da cantora Luciana Mello no quadro Minha Primeira Vez. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Saúde Brasil – Especial Coronavírus

No sábado (18/4), o Saúde Brasil aborda a pandemia do coronavírus e esclarece as dúvidas mais comuns a respeito da doença, por meio de entrevistas com médicos infectologistas e geriatras. A infectologista Dra. Nancy Bellei, o pediatra Dr. Renato de Ávila Kfouri e o geriatra Dr. João Toniolo Neto são os médicos convidados para tratar do assunto. O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

Clássicos – Camerata Salzburg

O programa Clássicos da TV Cultura exibe, à 00h do sábado (18/4) para domingo (19/4), a apresentação da Camerata Salzburg, com regência de Gregory Ahss. No repertório, composições de Dvořák, Pärt, Bach, Schubert, Mozart e, ainda, a participação da mezzo-soprano Bernarda Fink. A gravação exclusiva foi feita em abril de 2018, na Sala São Paulo.

Sr. Brasil – Mariana de Moraes

No domingo (19/4), o Sr. Brasil recebe a cantora Mariana de Moraes, neta do grande cantor e compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Na edição, a artista comenta o centenário do nascimento de seu avô. Além disso, o apresentador, Rolando Boldrin, conta o causo do nariz cortado, canta a canção Novo Amanhecer, de Manezinho Araújo, e declama dois textos: o poema O Ator, de Plínio Marcos, e um texto inspirado em Balada Negra, de Vinicius de Moraes. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Café Filosófico – Felicidade ou Morte – Leandro Karnal e Clóvis Barros Filho

Neste domingo (19/4), o Café Filosófico apresenta um debate sobre felicidade ou morte, com Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho. Nos dias de hoje, “ser feliz” tornou-se um imperativo, promessas de felicidade induzem o dia a dia, nos objetos de desejo, estilos de vida e metas a serem alcançadas. Há muitas possibilidades de escolha, o que leva a pensar o que, de fato, traz felicidade. E por fim, a liberdade é uma condição para a felicidade? Estas são algumas reflexões apresentadas ao longo da exibição. Vai ao ar às 19h, na TV Cultura.

Anterior Turma do Pagode fará live show no YouTube no domingo
Próximo Grupo Fica Comigo lança 1º single com participação