Espaços PĂșblicos do DF recebem teatro infantil para alertar casos de violĂȘncia contra Ă  criança. Projeto ” Turminha Ser Criança – Pare Papai” traz uma sĂ©rie de medidas e açÔes para proteger as crianças

Com o objetivo de prevenir a violĂȘncia infantil e orientar as crianças por meio do universo lĂșdico, o projeto “Pare Papai” visita escolas e espaços pĂșblicos do Distrito Federal com açÔes culturais, que abordam e alertam o pĂșblico infantil sobre os direitos, deveres e como identificar situaçÔes de abuso ou exploração de diversos tipos, dentro e fora de casa.

A ação Ă© realizada pelo Instituto Ser Criança em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) por meio do termo de fomento nÂș 54/2022.

Totalmente descentralizada, a iniciativa percorre espaços e escolas pĂșblicas de Samambaia, Recanto das Emas, PĂŽr do Sol/Sol Nascente e CeilĂąndia. Por meio de orientação lĂșdica, teatro e mĂșsicas de temĂĄticas pedagĂłgicas, a festa interage e dialoga sobre o abuso infantil de modo com que as crianças possam entender e alertar aos professores e assistentes sociais da escola qualquer tipo de situação atĂ­pica. Ao todo, sĂŁo 40 espetĂĄculos musicais e teatrais realizados.

Para o idealizador do projeto, RogĂ©rio Almeida, o Instituto Ser Criança abraça a causa de proteger, cuidar e informar as crianças, dentro das escolas e espaços pĂșblicos, atravĂ©s da cultura e diversĂŁo. “O abuso infantil nĂŁo Ă© algo novo em nossa sociedade. Na verdade, o tratamento violento e imprĂłprio contra crianças e adolescentes acontece desde quando nossas crianças nĂŁo possuĂ­am nenhuma proteção especial”, ressalta o organizador do Pare Papai.

Com os personagens da Turminha Ser Criança: Juca, Bia, Mary, JoĂŁo e Tia Celeste, a iniciativa aborda questĂ”es da violĂȘncia domĂ©stica contra as crianças, jĂĄ que grande parte dos abusos cometidos acontecem dentro de casa, por parte de quem deveria ser o cuidador. O teatro de bonecos atua na forma de ensinar as crianças de 6 a 11 anos a compreenderem situaçÔes de abuso.

Segundo o MinistĂ©rio da Mulher, da FamĂ­lia e dos Direitos Humanos (MDH), 2022 jĂĄ registra 4.486 denĂșncias de violĂȘncia infantil, sendo 18,6% de todos os casos registrados de violĂȘncia contra crianças e adolescentes no Brasil. Apesar dos nĂșmeros altos, estima-se que apenas 10% dos casos sĂŁo denunciados, sendo a subnotificação um dos maiores desafios para proteção e polĂ­ticas pĂșblicas efetivas.

AlĂ©m das apresentaçÔes para os alunos das escolas, os espaços pĂșblicos tambĂ©m serĂŁo ocupados, dando a oportunidade para que todos possam se beneficiar do projeto.

Confira a programação aberta à população:

12/10 (16h às 18h) – Praça da Bíblia – P Norte de Ceilñndia;
16/10 (10h às 12h) – Praça da Bíblia – P Norte de Ceilñndia;
28/10 (10h às 12h) – Tatuzinho – Recanto das Emas;
30/10 (10h às 12h) – Skate Park quadra 300 – Recanto das Emas; e
06/11 (10h às 12h) – Skate Park quadra 300 – Recanto das Emas.

Serviço:

Turminha ser Criança – Pare Papai
Quando: de setembro a 06 de novembro
Onde: Espaços e Escolas PĂșblicas de Samambaia, Recanto das Emas, PĂŽr do Sol/Sol Nascente e CeilĂąndia;
Redes Sociais: https://www.instagram.com/instituto_ser_crianca/