Produções inéditas mostram a trajetória e show do Trio Oritá, adepto à música instrumental popular e contemporânea. O grupo participa de documentário e show exibidos no dia 25 de agosto no canal

Formado em São Paulo por Bruno Piazza, no piano, Fi Maróstica, no baixo, e Gabriel Altério, na bateria, o Trio Oritá participa de duas atrações inéditas no SescTV: um documentário da série Passagem de Som e um show da série Instrumental Sesc Brasil. As atrações têm direção geral de Max Alvim e vão ao ar no dia 25/8, domingo, a partir das 21h (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

No Passagem de Som, o pianista Breno Ruiz explica que a palavra Oritá é de origem yourubá e tem como significado “o encontro de três pontas”. Os artistas do trio adotaram esse nome para a banda pelo conceito que se encaixa no trabalho deles, que é a intersecção de histórias que torna possível a experiência musical.

Piazza, Maróstica e Altério se reúnem no Estúdio Gargolândia, em Alambari, município do interior de São Paulo, e, ao lado dos produtores Rafael Alteri e Jacques Figueiras, falam sobre o processo de criação do primeiro álbum da banda, o Oritá, lançado em 2014, e de suas influências musicais. Piazza explica que a banda se distancia do experimentalismo e dá ênfase em narrativas melódicas, que são o propósito das composições. O episódio também conta com depoimentos e perguntas de Ruiz e do professor de semiótica Maurício Ribeiro (PUC SP).

Na sequência, no concerto do Instrumental Sesc Brasil, gravado no Sesc Consolação em dezembro de 2018, o Trio Oritá toca repertório autoral de abordagem contemporânea e popular, pontuando as transformações pelas quais a banda passou e, consequentemente, trazendo uma mudança sonora significante desde a gravação do primeiro disco há cinco anos.

Repertório: Santa Cecília; Dromedário; Balango; Acalanto; Oritá; Sô-Di-Lá; Manhã de Sol; A Princesa do Castelo em Chamas; e Ônzima.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Trio Oritá

Estreia: 25/8, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 26/8, segunda, a partir das 16h30; 27/8, terça, a partir das 9h30; 28/8, quarta, a partir das 11h; 29/8, quinta, a partir das 13h; 31/8, sábado, a partir das 14h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção Geral: Max Alvim
Produtora: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Buenos Aires apresenta as novas caras, misturas e gerações do tango
Próximo Marília Mendonça quebra mais um recorde no Spotify Brasil