Novo single “Empathy For The Devil” já está disponível

Tim Burgess anunciou novidades sobre seu novo álbum solo, I Love The New Sky, previsto para 22 de maio, via Bella Union. Pré-venda disponível aqui. Para comemorar a ocasião, Burgess compartilhou um vídeo incrivelmente brilhante da faixa principal “Empathy For The Devil”.

Como é inspirador ouvir Tim Burgess produzindo sons emocionantes e afirmadores da vida quando ele, quase inconcebivelmente, entra em sua quinta década em serviço público. Frontman, cantor, chefe de gravadora, DJ e autor, ele tem sido fundamental em tantos grandes discos ao longo dos anos, sempre trazendo entusiasmo, positividade e diversidade de influência, que iluminam o caminho para quem o considera querido.

Enquanto no The Charlatans, a energia incansável de Tim tem sido um combustível consistente para a banda em treze álbuns de sucesso, sua aventura solo não foi menos extraordinária, alcançando novos patamares em 2020 com seu quinto lançamento solo até o momento: I Love The New Sky. Lançado via Bella Union, apresenta músicas maravilhosamente conectivas de minúcias cotidianas e experiência universal, de amor e raiva, de perda e pertencimento, todas unidas por arranjos elaborados, porém naturais, e uma maneira sem esforço, mas enganosamente experiente, com melodia.

I Love The New Sky difere de seus antecessores, pois todas as doze faixas foram compostas automaticamente. “No passado, escrevi em colaboração”, diz Burgess, característico, mas com razão. “Oh No I Love You, de 2012, foi escrito com Kurt Wagner, da Lambchop, em Nashville, e depois Same Language, Different Worlds foi uma colaboração com Peter Gordon, que trabalhou extensivamente com Arthur Russell.”

As doze músicas de I Love The New Sky foram criadas, diz ele, “em Norfolk, no meio do campo, com a loja mais próxima a 13 quilômetros de distância. Não há distrações, e acho que assim as coisas acontecem. Escrevi tudo no violão e os acordes foram realmente considerados. As linhas da guitarra lideravam a melodia, e a melodia informava a letra – apenas sonhando com a música.”

O álbum foi organizado e gravado rapidamente, mas sem pressa: “As ideias acontecem rápido, não é?” Tim argumenta. As primeiras sessões no Eve Studios em Stockport foram com o engenheiro de longa data dos Charlatans, Jim Spencer. Tim, Daniel e Nik Void cortaram três faixas em dois dias, com Nik colocando sintetizadores modulares alinhados com seu trabalho anterior no Factory Floor.

Os resultados são impressionantes. I Love The New Sky aterrissou em algum lugar entre a RAM de Paul McCartney e a Taking Tiger Mountain (By Strategy) de Brian Eno e certamente essa receita abrange tanto a sensibilidade onipresente quanto a alta qualidade. Estilisticamente, no entanto, ele tem uma gama mais ampla, desde o rockabilly no estilo gospel de “Empathy For The Devil”, até o sofisticado trabalho de “Sweetheart Mercury”.

“I Got This” tem a linha “o futuro é amigável”. Tim diz: “Todo mundo está passando por muitos momentos difíceis. E o futuro é incerto. Mas você tem que ter uma visão otimista – acordar de manhã e sentir que vai ser um bom dia.”

I Love The New Sky tracklist

1. Empathy For The Devil
2. Sweetheart Mercury
3. Comme D’Habitude
4. Sweet Old Sorry Me
5. Warhol Me
6. Lucky Creatures
7. The Mall
8. Timothy
9. Only Took A Year
10. I Got This
11. Undertow
12. Laurie

Anterior Shopping recebe o Torneio ASMETT de Tênis de Mesa
Próximo Cia Monstros DF em adaptação de Lisbela e o Prisioneiro