A banda australiana The Omnific está de volta com “Base Camp”, seu novo single, e anuncia o lançamento do álbum “The Law Of Augmenting Returns” em 7 de junho

A banda australiana The Omnific, a mais proeminente do mundo em rock instrumental movido a baixo, retorna com sua segunda obra, The Law Of Augmenting Returns, um triunfo audacioso e extraordinário – que será lançado em 7 de junho de 2024 pela Wild Thing Records.

Base Camp

The Omnific também está comemorando o lançamento de seu mais recente single principal do álbum, a aventura nostálgica e heróica “Base Camp”, e a sua nova turnê pela UE/Reino Unido em julho e agosto de 2024.

The Law Of Augmenting Returns explora a noção de que quanto mais esforço você investir em sua arte, maiores serão as recompensas que você colherá. Essa poderosa trindade de baixo e bateria levou seus limites criativos a patamares nunca antes alcançados; um vasto trabalho se desenrolou, explorando o intenso, o emocionalmente carregado e o humorístico, cativando uma ampla variedade de gostos musicais.

O baixista Matt Fack explica: “‘The Law Of Augmenting Returns’ é o ápice da experiência e do conhecimento aprendidos e incorporados nos 8 anos de nossa existência como banda. Com nossa mentalidade criativa para incorporar novas ideias aderindo ao princípio fundamental do baixo, esse álbum pinta a história do passado, do presente e do futuro da banda.”

A equipe de produção do aclamado disco de estreia Escapades (2021) se reuniu novamente para o lançamento, incluindo Adam Bentley (mixagem, Arch Echo), Ermin Hamidovic (masterização, Periphery) e Josh Saunders (arte final); com a maior parte da produção feita pelo próprio Matt Fack, da banda.

A origem de “Base Camp” deu-se com um emocionante arranjo de piano (a primeira linha ouvida da faixa), que mais tarde foi adaptado para dois baixos. O baixista Matt Fack foi inspirado pelos heróis, as aventuras que eles empreendem e seu retorno inevitável ao “Base Camp”, ou acampamento base. Fack declara: “No que poderia ser descrita como a canção de uma nova era de possibilidades musicais vindas de nós, “Base Camp” leva você em uma jornada até o topo da montanha e de volta.”

O videoclipe foi gravado pelos aclamados diretores Jamie McVicker e Declan Blackall (Plini, The Omnific – ‘Phat Mackerel’) e filmado em Jervis Bay, ao sul de Sydney. O co-diretor McVicker relembra: “Sentimos uma sensação especial de retorno ao lar como um fio emocional que perpassa a música. O herói retorna de suas viagens para ver um mundo renovado pela mudança de consciência trazida pela aventura”, semelhante à história de The Omnific.

The Omnific abrirá caminho pela Europa e pelo Reino Unido, indo para sua primeira turnê de festivais de verão, juntamente com sua mais extensa gama de shows na Europa até o momento. Eles farão apresentações de estreia muito aguardadas em festivais; Radar (Reino Unido), Vagos (Portugal), Brutal Assault (Tchéquia), Arctangent (Reino Unido), e Fekete Zaj (Hungria). Liderados por seus dois baixistas entrelaçados de outro mundo, Matt Fack e Toby Peterson-Stewart, e com o apoio do extravagante baterista Jerome Lematua, os Bass Boys trarão um tanque cheio de carisma, exibicionismo e performances técnicas inacreditáveis da Austrália.

Datas da turnê:

28-Jul – United Kingdom – Manchester – Radar Festival
30-Jul – Germany – Oberhausen – Druckluft
01-Ago – Spain – Barcelona – Razzmatazz 3
02-Ago – Spain – Madrid – Wurlitzer
03-Ago – Portugal – Vagos – Vagos Metal Fest
04-Ago – Spain – Portugalete – Groove
06-Ago – Italy – Milan – Slaughter Club
08-Ago – Slovakia – Bratislava – Pink Whale
09-Ago – Czech Republic – Josefov – Brutal Assault Festival
10-Ago – Poland – Warsaw – Chmury
12-Ago – Germany – Hamburg – Hafenklang
14-Ago – Netherlands – Nijmegen – Merleyn
16-Ago – United Kingdom – Bristol – Arctangent Festival
18-Ago РHungary РGy̦ngy̦s РFekete Zaj Festival

Ingressos disponíveis – theomnific.com

LISTA DE FAIXAS: The Omnific – The Law Of Augmenting Returns

01. The Omnific ≈ Bass (Feat. Tim Waurick and Luke Taylor of Heartline)
02. The Law Of Augmenting Returns (Feat. Charles Berthoud and Kai Den Hertog)
03. Matrices
04. Base Camp
05. Will-O’-The-Wisp
06. Phat Mackerel
07. Butterfingers
08. Double Malt Ditty (Feat. Rohan Sharma)

SOBRE – The Omnific:

The Omnific é um trio instrumental progressivo de tirar o fôlego, vindo de Melbourne, Austrália.

Após o lançamento de três EPs inovadores – Sonorous (2016), Kismet (2017), The Minds Eye (2019) – a banda atraiu interesse e fãs de todos os cantos do mundo. Seu álbum de estreia, Escapades, de 2021, foi aclamado pela crítica internacional, alcançando a terceira posição na parada de álbuns independentes da Australian AIR e consolidando seu status como líderes da próxima geração de rock e metal progressivo. Clay Gober, da Polyphia, participou do single “Antecedent”, que ultrapassou 1 milhão de reproduções no YouTube e no Spotify.

Em 2023, o grupo se fortaleceu ainda mais, dando suporte ao Polyphia na Austrália e ao Ne Obliviscaris na Europa e na América do Norte, culminando com uma turnê mundial de 46 datas em apoio ao single “Phat Mackerel”, incluindo os festivais Euroblast (DE), Reeperbahn (DE) e Bigsound (AU). O grupo deu início a 2024 com o The HU, da Mongólia, na Austrália, traçando o perfil de sua versatilidade musical ultrajante – que mergulha no progressivo, metal, djent, funk e muito mais. The Omnific também fez turnês com artistas renomados, como Between The Buried And Me, Intervals, Galactic Empire, Twelve Foot Ninja e Cog.