Em março, o Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos ocupará diferentes espaços da cidade, com apresentações, exposição e roda de conversa, com representantes da Colômbia, Espanha, Itália, Uruguai e Brasil

Um intercâmbio rico e universal acontecerá no mês de março, em Taguatinga. É o Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos, que chega em sua 2ª edição e traz grupos da Espanha, Uruguai, Itália, Colômbia e Brasil, mostrando e apresentando a diversidade mundial do Teatro de Bonecos. O Bonecos de Todo Mundo acontece dos dias 10 a 15 de março, com apresentações, exposição e roda de conversa, com o intuito de disseminar e educar a respeito da arte dos bonecos.

Espetáculos

Os espetáculos acontecem no Teatro Sesc Paulo Autran e no gramado central do Taguaparque, dos dias 12 a 15 de março (quinta a domingo), com grupos e artistas de 5 diferentes países: Irene Vecchia (Itália), La Puntual (Espanha), Manuelucho (Colômbia) La Pluma (Uruguai), e Mamulengo Fuzuê (DF), Mamulengo Presepada (DF), As Caixeiras (DF) e Mamulengo Água de Cacimba (PE) representando o Brasil. A entrada é sempre franca e livre.

Exposição – A Arte Secreta dos Mestres Mamulengueiros

Na exposição “A Arte Secreta dos Mestres Mamulengueiros” o público terá acesso à memória do teatro de bonecos brasileiro por meio de bonecos, novos e antigos, adereços, instrumentos musicais e “barracas” onde os Mestres se apresentam. A exposição é composta por objetos que pertenceram aos Mestres Solon de Carpina, Saúba, Chico Piauí, Raul do Mamulengo, entre outros. A exposição será no espaço Invenção Brasileira (QSB 12/13), no Mercado Sul de Taguatinga, dos dias 10 a 14 de março.

Roda de Conversa

E no dia 14, acontecerá a Roda de Conversa – Teatro de Bonecos como Patrimônio Cultural nos países participantes, onde serão discutidos temas diversos: Como cada país cuida de seu Teatro de Bonecos? É patrimônio cultural? Como e quando surgiu o Teatro de Bonecos em cada país? Além de prosear sobre a tradição, semelhanças e particularidades do Teatro Popular de Bonecos pelo mundo, a roda propõe discutir a renovação da tradição e ações de salvaguarda dessa arte enquanto patrimônio cultural universal. A Roda de Conversa será no sábado, dia 14 de março, às 9h, no espaço Invenção Brasileira (QSB 12/13), no Mercado Sul de Taguatinga,

A tradição no Brasil e no mundo

Há registros milenares e muito semelhantes do Teatro Popular de Bonecos em diferentes cantos do mundo. No Brasil, o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, ou Mamulengo, é Patrimônio Cultural Imaterial. Brincado desde a época dos Jesuítas e espalhado pelo país com diversas nuances, tem no Distrito Federal notória representatividade. Taguatinga, por exemplo, é celeiro dessa tradição, sendo a cidade natal de grupos como Mamulengo Presepada, Mamulengo Sem Fronteiras, Carroça de Mamulengos e vários outros. Reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e, também, em vias de ser apresentado para avaliação da UNESCO como Patrimônio Cultural Universal, o Teatro Popular de Bonecos brasileiro, (Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco e João Redondo) presente como tradição no DF, ainda carece de políticas de salvaguarda e divulgação pública. Diversos países do mundo reconhecem como Patrimônio Cultural seus teatros populares de bonecos, e se faz muito importante viabilizar e reforçar cada vez mais o encontro entre artistas desses países com artistas e público brasileiros, para o intercâmbio de experiências.

Serviço

Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos
Quando? 10 a 15 de março de 2020
Onde? Sesc Paulo Autran, Invenção Brasileira e Taguaparque – Taguatinga
Quanto? Entrada Gratuita
Classificação: Livre

Programação

Teatro Sesc Paulo Autran (CNB 12 – Taguatinga Norte):

12 de março, quinta-feira
19h – Mamulengo Fuzuê – Benedito Abençoado e Bendizido (BRA/DF)
20h30 – Mamulengo Água de Cacimba – A Flor do Mamulengo (BRA/PE)

13 de março, sexta-feira
19h – La Puntual – Pipa, El Títere Maravilla (ESP)
20h30 – El Baúl de la Fantasia – Manuelucho (COL)

14 de março, sábado
19h – Irene Vecchia – Pulcinella (ITA)
20h30 – La Pluma – Alenka y la Bruja Baba Yaga (URU)

Taguaparque (Entrada pelo Pistão Norte):

15 de março, domingo
9h – La Puntual / Pipa, El Títere Maravilla (ESP)
9h30 – Mamulengo Presepada / Mateus de Lelé Bicuda (BRA/DF)
10h – Irene Vecchia / Pulcinella (ITA)
10h30 – El Baúl de la Fantasía / Manuelucho (COL)
11h La Pluma / Alenka y la Bruja Baba Yaga (URU)
9h às 11h As Caixeiras / Caixa de Mitos (BRA/DF)

Invenção Brasileira (QSB 12/13) – Mercado Sul de Taguatinga

– 10 a 14 de março, de 09h às 17h – Exposição – A Arte Secreta dos Mestres Mamulengueiros
– 14 de março, sábado, 09h – Roda de Conversa – Teatro de Bonecos como Patrimônio Cultural nos países participantes

Anterior "Meu Lugar é Seu Amor", do grupo Preto no Branco
Próximo Equilíbrio na Galeria da Casa Thomas Jefferson