Grupo teatral, Teatro Negro de Praga, aplaudido por mais de cinco milhões de pessoas, utiliza técnicas de luz negra, mímica e dança

A companhia de Teatro Negro de Praga, do renomado diretor Jiří Srnec, volta ao Brasil depois de 20 anos da última turnê. Em 2019, o grupo traz para cinco cidades brasilieiras, incluindo a capital do país, “Antologia – O Melhor do Teatro Negro”. No palco, a mesma magia que encantou mais de mais de cinco milhões de espectadores, em 68 países! Em Brasília, a única apresentação acontecerá no dia 8 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulyssses Guimarães.

O Teatro Negro tradicional tem suas origens na China, onde as comédias eram apresentadas na forma de telas de projeção à luz de velas. Já a partir dos anos 50, o Teatro Negro se modernizou com o uso de novas tecnologias multimídia (projeção cinematográfica, som, iluminação, luz negra) combinando teatro tradicional com mímica, dança e circo. Em meio a essa modernização, o Teatro Negro se tornou popular na Tchecoslováquia através do trabalho de Jiří Srnec, que assinou espetáculos populares como o “Circo Encantado da Lanterna Mágica”, encenado mais de seis mil dob sua direção.

O teatro da luz negra, inovação importante desta técnica, foi criado pelo fundador e diretor artístico da companhia Jiří Srnec. Baseando-se na exploração criativa de um truque simples, o chamado “armário negro”, os atores manipulam adereços. Vestidos de preto, não podem ser vistos contra o fundo preto do ponto de vista dos espectadores. Como resultado, os adereços e todos os outros objetos acabam ganhando “vida própria”.

O espetáculo

“Antologia – O melhor do Teatro Negro” é uma retrospectiva das melhores cenas dos mais de 50 anos da Companhia de Teatro Negro de Jiri Srnec. A apresentação não verbal retorna aos primórdios do estilo teatral, explorando o humor e valorizando as qualidades da natureza humana. O Teatro Negro conduz o público a uma viagem pela magia, emoção, imaginação e sonho por meio da dança e da habilidade do teatro de luz negra.

Jiří Srnec – o diretor

O diretor é considerado um dos pais do Teatro Negro e é reconhecido, mundialmente, por seu trabalho. Em 2011, Jiří Srnec foi premiado com a Medalha de Mérito no campo da cultura e arte. No ano de 2014 ganhou o prêmio cultural europeu Trebbia para atividade criativa. Mais recentenmente, em 2018, recebeu o Prêmio Thalia por sua extraordinária contribuição artística para a República Tcheca.

O teatro negro de Jiri Srnec já participou de 77 festivais internacionais de teatro e realizou mais de 250 excursões internacionais em mais de 68 países. O Teatro Negro de Praga tornou-se uma das melhores companhias de teatro da Europa.

Serviço

Antologia – O original Teatro Negro de Praga
Data: 08/02/2019
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto
Horário do evento: 21h30
Abertura dos portões: 21h
Classificação etária: Livre

Ingressos

SETOR VALOR MEIA ENTRADA*
Setor Especial R$90,00
Setor VIP R$110,00

*Valores referente à meia entrada e sujeito à alteração sem prévio aviso.

– Meia-entrada: estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública e funcionários públicos.

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Loja Eventim – Brasília Shopping
SCN Quadra 5, Bloco A, 2º Subsolo Brasília Shopping
Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingos e Feriados das 14h às 20h

VENDAS PELA INTERNET E CALL CENTER:
www.eventim.com.br e (61) 4003-6860 (sujeito a taxa de conveniência)

Teatro Negro de Praga
Teatro Negro de Praga | Foto: Divulgação

Anterior Música eletrônica é atração na Caixa Cultural Brasília
Próximo Projeto Cultural itinerante Fora do Eixo estreia no Guará dia 19