Ao longo de março e abril, a cia. La Casa Incierta realiza 28 apresentações em creches e escolas de educação infantil em três cidades do DF: Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Cruzeiro pelo Projeto Teatro na Primeira Infância

Realizado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o Projeto Teatro na Primeira Infância é uma parceria entre a companhia teatral La Casa Incierta e ONG Centro de Estudos Universais (CEU) e tem como objetivo potencializar a relação sensível entre educadores e crianças e fomentar o gosto pela arte como forma de expressão.

Para isso, o projeto levará, entre março e abril, dois espetáculos teatrais voltados para a primeira infância (entre zero e cinco anos) para 28 creches e escolas de educação infantil localizadas na Candangolândia, no Núcleo Bandeirante e no Cruzeiro – todas com crianças que se encontram em situação econômica e social desfavorecida.

Serão realizadas 14 apresentações do espetáculo Pupila d’Água e 14 de A Geometria dos Sonhos, ambos desenvolvidos pela cia. La Casa Incierta. Um pequeno teatro será montado em cada local visitado, onde também será oferecido, pela equipe artística do projeto, um trabalho de preparação para os educadores no sentido de conscientizar os envolvidos sobre a importância da arte.

Pupila D’água

Durante o sono, uma menina solitária que não consegue se expressar, sonha com uma estrela cadente que se transforma em uma gota de orvalho e cai em sua face. Ao acordar, ela crê que as gotas são suas próprias lágrimas e uma forte emoção a empurra, fazendo com que saia da proteção de cristal que a rodeia.

Espetáculo vencedor do prêmio FETEN (2005), na Espanha, e menção honrosa pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude), no Canadá, pelo caráter inovador do projeto.

A Geometria Dos Sonhos

Um caminho poético que evoca a história da metamorfose de uma pedra. A força do desejo move a pedra desde as entranhas da terra até seu destino, convertida finalmente em uma nuvem para assim completar seu sonho de poder chorar. O espetáculo é um caminho através dos mapas do corpo, através dos seus balbucios, seus erros, suas marcas não desejadas e seus atos falhos.

La Casa Incierta

Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Ao longo dos anos, a companhia desenvolveu um repertório de inúmeras criações e atividades artísticas, além de conferências e workshops para crianças, adolescentes, pais e professores.

Em sua trajetória, La Casa Incierta tem trabalhado e pesquisado uma linguagem poética em busca das capacidades infinitas com que nascem os seres humanos. Seus espetáculos foram apresentados em países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Martinica, Portugal, Israel, Finlândia e em diversas cidades do Brasil.

A companhia é residente em Brasília desde 2013 e desenvolve uma série de projetos inovadores no campo das artes e da primeira infância. Realiza a curadoria e a produção do Festival Primeiro Olhar – Arte pela primeira infância, coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância e colaborou na coordenação do I Encontro Cultura e Primeira Infância, realizado em 2015 em parceria com o Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu em Washington o prêmio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância.

Projeto Teatro Na Primeira Infância

De 25 de março a 26 de abril, de segunda a sexta: circulação dos espetáculos Pupila d’Água e A Geometria dos Sonhos, da cia. La Casa Incierta, em creches e escolas de educação infantil na Candangolândia, no Núcleo Bandeirante e no Cruzeiro.

A Geometria dos Sonhos
A Geometria dos Sonhos | Foto: Divulgação
Anterior Fundação Athos Bulcão inaugura exposição Seis Artistas
Próximo Nova campanha do Bob’s oferece milk shakes por R$ 6,90