Criações influenciadas pela típica cozinha peruana e pratos feitos na brasa estão entre as novidades apresentadas pelo renomado chef Marco Espinoza no Taypá

Um dos mais premiados restaurantes de Brasília, o Taypá, expressão peruana que significa Fartura, comemora, em junho deste ano, nove anos de história. A casa abriu as portas em 2010, na QI 17 do Lago Sul, com criações de sabor marcante inspiradas na cozinha andina, novoandina e contemporânea, assinadas pelo renomado chef peruano Marco Espinoza.

Espinoza é conhecido por renovar constantemente o menu da casa. E, desta vez, buscou inspirações na culinária tipicamente peruana e em sua memória afetiva, com, inclusive, uma releitura de uma receita de família que fez parte de sua infância. É o caso do Sanduiche de Mi Madre (Sanduíche de língua confitada e grelhada na brasa com molho de carne, maionese de pimenta rocoto e vinagrete).

O Churros Morados (churros feitos com farinha de milho roxo e molhos tradicionais), sobremesa tradicional nas ruas das cidades peruanas, também ganhou espaço no cardápio, assim como o Ceviche de Pato Lleno de Tradicion (coxa de pato com muitas pimentas), conhecido no Norte do país.

A carta segue mais enxuta, com novidades que vão desde os ceviches, às entradas, principais e sobremesas. Estas últimas menos extensas. Ao todo são 23 novas criações. Destaque para o preparo de diversos pratos na brasa, como o Cordero, Ancho, La Vaca Criolla, Pescado y Chupe e os Churrascos Marinos (de polvo ou camarão, que servem duas pessoas). O artefato é fundamental neste novo menu do restaurante.

Para começar, Sanduiche de Mi Madre (sanduíche de língua confitada e grelhada na brasa com molho de carne, maionese de pimenta rocoto e vinagrete); Hamburguesa de Atum e Pato (hambúrguer de atum com foie gras, geleia de gengibre e maionese cítrica); Langosta (lagosta e batatas confitadas, gratinadas com molho de lagosta e queijo meia cura); Camarones Chifa (12 camarões em tempurá com manteiga de gengibre e alho); Lula Bien Taypá (lula, pimentas e cebola ao wok); Ceviche 9 anos (atum, abacate, molho de gengibre, molho de soja, molho de ostra, pimenta e crocantes); Ceviche de Pulpo (polvo, leite de tigre, cebola, pimentão e batata cozida) e Tiradito Fusion (salmão, aji amarelo, abacate trufado, alcachofra e azeite de trufa).

Entre os principais, Cordero (carré de cordeiro na brasa com mix de abóboras, queijo minas e ervilhas); Lechoncito (leitão crocante, arroz caldoso de vegetais e morcilla crocante, alioli de pimenta e lâminas de pepino japonês); Ancho (Ancho Angus na parrilla com molho verde do Norte do Peru servido com mandioca crocante e cogumelos defumados); La Vaca Criolla (Denver Steak na parrilla com criollita de pimentas, pasta de alho, agnolotti de língua e molho de carne de 36 horas); Ceviche de pato lleno de tradicion (tradicional prato do Norte do Peru.

Coxa de pato com muitas pimentas, cebola, pimentão amarelo, cerveja, limão, laranja com mandioca e arroz branco); Pato Agridulce (magret de pato mal passado com molho de figos, rapadura e vinho com canela, servido com canelone de pato e foie gras com molho cremoso picante); Pescado y Chupe (peixe do dia na brasa, molho de pimentas, ovo de codorna, purê de milho cremoso com queijo minas, pimenta amarela e pão de milho); Camaron y Quinoa (camarões crocantes com quinoa e ervas, cremoso de quinoa, vagem com salda de tamarindo apimentada e salsa de queijo gorgonzola na farofa de quinoa) e Calamar (lula inteira na brasa, roseada com leve chimichurri na manteiga quente com alhos, batatas trufadas e salada de abacate, tomate e azeitona).

Para duas pessoas, os Churrascos Marinos: Pulpo (na brasa com aspargos, molho especial do mar e ovas de salmão servido de arroz molhado com ervilha, pimentão e alioli de pimenta rocoto) e Camaron (na brasa com aspargos, molho especial do mar e ovas de salmão servido de arroz molhado com ervilha, pimentão e alioli de pimenta rocoto).

Entre as sobremesas, Mango y Gengibre (mousse de manga, molho de gengibre e sorvete de chá verde); Churros Morados (churros feitos com farinha de milho roxo e molhos tradicionais) e El Goloso (chocolate em diversas texturas).

Prêmios

Em 2017, 2014 e 2013, o Taypá foi considerado o melhor restaurante da capital do País pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” que elegeu, também em 2014, o chef Marco Espinoza como o número um da cidade. Em 2013 e 2014, o Taypá conquistou o prêmio principal nas categorias Melhor Restaurante e Cozinha do Mundo pela revista Encontro Gastrô, que o premiou também em 2015 e 2016 como o melhor na categoria Cozinha do Mundo.

Foi apontado em 2013 como um dos cinco melhores peruanos espalhados pelo mundo, segundo o jornal peruano Diario el Comercio ao lado dos restaurantes Lima London (em Londres), Chicha (Hong Kong), Picca (Los Angeles) e Tanta (Barcelona). Em 2011, foi reconhecido como o “Melhor Peruano no Brasil” pelo Governo do Peru e pela “Comer & Beber” da Veja Brasília, o melhor em duas categorias: Cozinha Contemporânea e Restaurante Revelação. Em 2014, a casa foi eleita a 4ª melhor do Brasil e a 8ª da América do Sul, segundo as avaliações do site TripAdvisor.

Em 2017, 2016 e 2015, foi um dos finalistas ao Prêmio Melhores do Ano, promovido pela publicação Prazeres da Mesa, na categoria “Restaurante do Ano – Região Centro-Oeste”. Em 2016 recebeu o selo Top Choice, concebido pelo site chinês Lián. Foi eleito, também no ano passado, o 25º Melhor Restaurante Sofisticado da América do Sul, de acordo com o site TripAdvisor.

Festival #TBTTaypá

De 14 a 17 de junho (dias 14,15 e 16, no jantar. Dia 17 no almoço)
R$ 120,00 sem harmonização. R$ 240,00 com harmonização
QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul
Fone: 61 3248.0403 / 3364.0403
Horário de funcionamento: De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) e jantar (de 19hs a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). Domingos: para almoço a partir das 12hs. Fechado par jantar.
Aceita cartões: Visa/Mastercard /Amex
Tem wi-fi e acessibilidade para deficientes
www.taypa.com.br – email: contato@taypa.com.br

Anterior Mostra no CCBB Brasília homenageia Robert De Niro
Próximo Duelo de massas: Fettuccine Allegro como prato do mês