Tartamudo apresenta primeiro disco no Panda (15/04). Show terá participação especial de Scandurra (Ira!)
“A loop is a loops is a loop”: este é o nome do primeiro disco do duo instrumental Tartamudo, formado por Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo) e Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclado). O grupo apresenta o álbum cheio pela primeira vez no dia 15 de abril, a partir das 20h, no Eye Patch Panda (514 sul, bloco A, loja 16 – entrada pela W2 sul).
O show terá participação especial de Edgard Scandurra (IRA!), que também se apresenta no dia 17 de abril na Infinu. Os ingressos custam R$ 25 e podem ser adquiridos no site do Sympla. Scandurra toca ao vivo as guitarras da versão de “Convite ao Prazer” da banda paulista Gang 90, que também conta com e Taciana Barros, uma das fundadoras do Gang e está no disco do duo.
Com músicas que passam pelo dub, ambient, música clássica e MPB, a Tartamudo apresenta neste álbum, a batida pesada e direta do funk carioca, as guitarras angulares do Gang of Four e do PIL, os riffs do B-52’s, a batida motorik do krautrock, o groove de Madchester, a soul music e o amálgama musical do trip hop, o ambient ácido de Aphex Twin e as paisagens sonoras de Brian Eno.
O álbum é inspirado no verso do poema “Sacred Emily” da estadunidense e importante artista e ativista Gertrude Stein, que ajudou a revelar grandes nomes da arte moderna quando morava na França, desde Picasso, a Matisse, passando por Hemingway e Scott Fitzgerald: “a rose is a rose is a rose”.
“A repetição sugere a materialidade do objeto, no caso, a rosa, resgatando um significado que se perdeu na banalização da flor mais famosa. Há diversas versões e paródias desse verso. Nós trazemos a ênfase para o nível celular do nosso processo criativo: o loop. Tudo que criamos é transformado em repetições e nosso método consiste basicamente em trabalhar camadas de elementos repetidos até que o arranjo seja encontrado, polido e finalizado. Enfim, o título desse álbum de estreia aponta para o ponto seminal do nosso processo, de onde todo o trabalho emerge” comenta Wilton Rossi.
A repetição está no nome do disco, no ponto central de como as músicas são criadas (loop) e também no nome da banda, pois “tartamudo” é um substantivo masculino para “gago”, a personificação da repetição. O que também se reflete nas artes escolhidas pela banda para representar visualmente o som, que já puderam ser conferidas nos lançamentos de “Countergambit”. O disco também está repleto de participações especiais (além das supracitadas), como o brasiliense Kelton ao lado de Jair Marcos, guitarrista da cultuada banda paulista Fellini, em “Heist”; em “O Intruso”, temos o bluesman Carlos Café; e fechando o álbum, a versão para “Êxtase”, música de Guilherme Arantes, essa com um feat com a cantora Mila Fá.
Redes Sociais
SoundCloud: https://soundcloud.com/tartamudobsb
Instagram: https://www.instagram.com/tartamudomusic/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpATyBH4pfOZalKPC5e4nGg/featured
Serviço:
Bruna Tartamudo – Show De Lançamento do Disco “A Loop Is A Loop Is A Loop”com part. especial Edgard Scandurra (Ira!)
Data: 15/04/2022
Horário: 20h
Local: 514 sul, bloco A, loja 16 – entrada pela W2 sul
Ingressos: R$ 25 no Sympla
Não recomendado para menores de 18 anos
Mais informações: [email protected] ou https://www.eyepatchpanda.com.br/