Cartola é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. Aqui a Primor fez uma releitura desse clássico – juntou a tapioca com a banana e o doce de leite. É ou não é o prato ideal para você inovar o café da tarde e sair da rotina? Confira:

Tapioca Cartola

Ingredientes

5 Colher(es) de Sopa de Margarina Primor
2 Xícara(s) de massa de tapioca pronta
2 Unidade(s) de bananas prata, sem cascas
1 Colher(es) de Sopa de açúcar mascavo
2 Colher(es) de Sopa de açúcar
120 Grama(s) de fatias finas de queijo coalho
pitadinhas de canela à gosto
gotas de limão à gosto
leite condensado à gosto

Modo de Preparo

Recheio:
Corte as bananas ao meio na longitudinal e depois na vertical. Pingue algumas gotas de limão sobre elas e reserve. Junte os açúcares com a canela e reserve. Em uma frigideira e a fogo baixo, leve a margarina Primor para derreter. Coloque metade dos açúcares, disponha as fatias de banana e quando estiverem douradas de um lado, polvilhe o açúcar restante, vire-as e deixe dourar novamente. Retire-as e mantenha-as quente. Na mesma frigideira ou sobre uma grelha, coloque as fatias de queijo coalho para derreter. Desligue o fogo e mantenha-as quente.

Massa:
Em uma frigideira média, revestida com antiaderente e a fogo baixo, leve 1 colher (chá) de margarina Primor para derreter. Coloque a massa de tapioca numa peneira média e com as mãos esfregue-a para que caia na frigideira polvilhando-a por igual. Aumente um pouco o fogo e deixe dourar levemente de um lado e depois do outro. Reserve e repita a operação até que todas as tapiocas tenham sido cozidas.

Montagem:
Sobre a metade de cada tapioca coloque 2 porções de banana e 2 de queijo. Dobre a massa sobre o recheio e regue com leite condensado a gosto.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Anterior Frango: saiba como inovar na cozinha utilizando a proteína
Próximo Festival Ori: Cultura, Música, Humor e personalidades