Publicado pela Editora Moderna, o livro está entre os dez finalistas na categoria infantil

Eva Furnari, autora exclusiva da Editora Moderna, foi indicada a mais uma edição do Prêmio Jabuti. Desta vez, com a obra Tantãs na categoria livro infantil. Em sua 62.ª edição, a premiação mais tradicional do país divulgou os dez finalistas de suas 20 categorias. No dia 5 de novembro, serão revelados os cinco finalistas de cada categoria. A cerimônia de premiação do Jabuti, quando também será conhecido o vencedor do Livro do Ano, será realizada no dia 26 de novembro.

A escritora recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o próprio Jabuti pela Câmara Brasileira do Livro por oito vezes e por nove vezes pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Eva começou a carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980 e desde então, já publicou mais de 60 livros. Além do Brasil, suas obras já foram publicadas na Inglaterra, Equador, China, Guatemala, Bolívia, Itália e México.

Destinada a criança a partir de 7 anos, Tantãs traz um total de 22 contos lúdicos em que a autora mistura elementos de universos familiares como receitas, problemas matemáticos e unidades de medida de forma leve, não ortodoxa, trocando a ordem das palavras, coisas e objetos para criar imagens e contos surpreendentes.

De acordo com a autora, a ideia da obra é ressignificar linguagens e disciplinas e assim criar uma série de pequenos contos bem-humorados e imaginativos. “São histórias curtas em que a grande característica dos personagens é ser meio ‘tantãs’, eles acabam dizendo e tomando atitudes inesperadas no final, que é a grande reviravolta dos contos e dá o tom divertido e fora do padrão”, explica a escritora.

Entre os contos, o livro mostra a história de uma bruxinha que pede ao Papai Noel um vestido rosa, uma receita para transformar um sapo em príncipe encantado, um jovem advogado que defende um passarinho, uma vizinha que leva tudo ao pé da letra, um filho de um professor de matemática que já havia escovado os dentes 7.719 vezes na vida e uma mãe que esperava que o filho parasse de fazer xixi na cama com vinte minutos de flanela azul. Nesta obra, Eva apresenta às crianças as possibilidades de jogo que separam a literatura da linguagem comum: a liberdade de criar as conexões usuais entre as palavras, desmontar lógicas, dar espaço para inusitado.

Ficha Técnica

Título: Tantãs
Autoria e ilustração: Eva Furnari
Páginas: 56
Preço sugerido: R$ 56
Mais informações clique aqui!

Sobre a autora:

Eva Furnari nasceu em Roma, Itália, em 1948, e veio para o Brasil aos dois anos de idade, onde reside até hoje. Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo e foi professora de Artes no Museu Lasar Segall. Na década de 1980 colaborou como desenhista em diversas revistas. Publicou semanalmente, por quatro anos, histórias da Bruxinha no suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980 e hoje tem mais de 60 livros publicados. Possui livros adaptados para o teatro e publicados no México, Equador, Guatemala, Bolívia e Itália. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari foi agraciada com diversos prêmios. Entre eles, recebeu diversas vezes o Prêmio Jabuti, da CBL, e o prêmio da FNLIJ. Também recebeu o Prêmio APCA pelo conjunto da obra.

Sobre a Moderna

A Moderna atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento, compreendendo cada ecossistema formativo para ajudar a construir projetos de vida alinhados às expectativas de cada indivíduo. Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem as necessidades do brasileiro e das instituições de ensino públicas e privadas, a Moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e elaborar conteúdos didáticos, literários e projetos educacionais efetivos. Assim, ao lado de escolas e famílias, desenvolvemos habilidades, competências e valores para os desafios pessoais e profissionais que estão porvir.

Desde 2001, como parte da Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.

Anterior Cleber e Cauan faz show acústico em Brasília para 150 pessoas
Próximo Banda Earlier lança "Sobre os efeitos do 150bpm'