A premiada Renato Vieira Cia de Dança estreia seu novo espetĂĄculo, âSuĂte Rock â Para loucos e amantesâ, atĂ© 8 de maio, no Teatro I do CCBB RJ
ClĂĄssicos de Led Zeppelin, Supertramp, Pink Floyd, Queen e The Rolling Stones, executados ao vivo por um quarteto de cordas, celebram a uniĂŁo entre o rock e o erudito, entre mĂșsicos e bailarinos.
A partir da difĂcil experiĂȘncia do isolamento e da solidĂŁo, vivida durante a pandemia, o coreĂłgrafo Renato Vieira sentiu a urgĂȘncia de criar um espetĂĄculo que inspirasse o desejo de liberdade e celebrasse a importĂąncia dos encontros. âSuĂte Rock â Para loucos a amantesâ, que estreia, dia 7 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil, tem o desafio de juntar em cena bailarinos e mĂșsicos em novas expressĂ”es artĂsticas que reflitam sobre as relaçÔes e desejos que surgem em mundo pĂłs-confinamento.
Com direção de Renato Vieira, codireção de Bruno Cezario e direção musical de Maria Clara Barbosa, a obra inĂ©dita da Renato Vieira Cia de Dança dĂĄ continuidade Ă pesquisa do grupo, que frequentemente mistura elementos eruditos e populares. Desta vez, sucessos de Led Zeppelin, Supertramp, Pink Floyd, Queen, Sting, R.E.M e The Rolling Stones, executados ao vivo por um quarteto de cordas, celebram a uniĂŁo entre o rock e a mĂșsica de concerto. O projeto Ă© patrocinado pelo Banco do Brasil.
âEm todo mundo as ruas ficaram vazias, e as pessoas, dentro de casa, cheias de arte. Estar em um mundo em suspensĂŁo e ouvir o acorde de um celista me fez transbordar num infinito de emoçÔes. DaĂ a urgĂȘncia de criar um espetĂĄculo pĂłs-confinamento que sirva para aguçar o som poĂ©tico de um acorde de um violoncelo, um violino, um movimento, uma sequĂȘncia coreogrĂĄficaâ, explica Renato Vieira.
A proposta Ă© transpor um repertĂłrio de clĂĄssicos do rock dos anos 70 e 80 para um quarteto de cordas. No entanto, em vez de um quarteto clĂĄssico, com dois violinos, uma viola e um violoncelo, o espetĂĄculo conta com um violino, uma viola e dois violoncelos. Um dos violoncelistas aposta em um estilo que flerta com o rock’n’roll â ele usa pedais, distorção, efeitos variados e toca o violoncelo como se fosse uma guitarra.
Ora ele toca da forma clĂĄssica, ora como um guitarrista ou um baixista de uma banda de rock. âVĂĄrias orquestras pelo mundo jĂĄ fizeram essa transposição, criando espetĂĄculos de rock com sinfĂŽnicas. Nossa proposta Ă© levar essa transposição para o corpo, para a dança. Nossos bailarinos trabalham o corpo com a tĂ©cnica do ballet clĂĄssico, e a criação coreogrĂĄfica Ă© contemporĂąneaâ, explica Renato Vieira.
Renato Vieira dirige hĂĄ mais de 30 anos a companhia de dança que leva seu nome, sempre movido pelo desejo de pesquisar uma linguagem de movimentos que trouxesse Ă cena o que conceituou como sendo dramaticidade da condição humana. âPara mim, o mais importante deste espetĂĄculo Ă© estarmos juntos, criando coreografias e misturando mĂșsicas com propostas de novos arranjos. Essas escolhas musicais fizeram parte de uma grande mudança de comportamento, pensamento e atitudes na minha adolescĂȘncia. EntĂŁo, estou tambĂ©m revolvendo um passado em que o rock estava intensamente na minha vida, podendo unir minha linguagem erudita Ă liberação presente naquela faseâ, detalha o coreĂłgrafo.
Sobre Renato Vieira
Renato Vieira Ă© figura importante em diversas ĂĄreas da cena contemporĂąnea. Começou sua carreira com o lendĂĄrio Lennie Dale, dançou com Dalal Achcar, fundou o Vacilou Dançou com Carlota Portella e, no final dos anos 80, criou a Renato Vieira Cia de Dança, com espetĂĄculos de sucesso como âTerceira Margemâ, âRizomaâ, âNo me digas que noâ, âBLUE bonjour tristesseâ e âMalditosâ.
Como coreĂłgrafo convidado assinou peças para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro GuaĂra, o Teatro Municipal de NiterĂłi, o BalĂ© da Cidade de SĂŁo Paulo e para a Cia de Dança de SĂŁo JosĂ© dos Campos, onde acumulou o cargo de diretor. Assinou mais de 40 espetĂĄculos como diretor de movimento, em parcerias com Gustavo Gasparani, Pedro BrĂcio, Claudio Botelho e Charles Moeller, Wolf Maya, entre outros.
Assinou a coreografia de Abertura dos Jogos Pan Americanos. Foi durante 10 anos coreĂłgrafo da ComissĂŁo de Frente da Escola de Samba Grande Rio, coreografou a ComissĂŁo de Frente da Portela e da SĂŁo Clemente. Pelo conjunto de sua obra recebeu, em 2004, o PrĂȘmio Icatu Holding, com uma residĂȘncia de seis meses na CitĂ© des Arts, em Paris, França.
Sobre o CCBB RJ
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ÂȘ, 4ÂȘ a sĂĄbado, das 9h Ă s 21h, no domingo, das 9h Ă s 20h, e fecha na terça-feira. A entrada do pĂșblico eÌ permitida apenas com apresentação da comprovação de vacinação contra a COVID-19. NĂŁo Ă© necessĂĄria a retirada de ingresso para acessar o prĂ©dio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.
FICHA TĂCNICA:
PatrocĂnio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Direção geral e coreografia: Renato Vieira
Codireção: Bruno Cezario
Direção musical: Maria Clara Barbosa
Bailarinos: Bruno Cezario, Soraya Bastos, Felipe Padilha, Hugo Lopes, Rafael Gomes
MĂșsicos: Quarteto de Cordas com Sarah CesĂĄrio, Rafael Kalil, Denis Rangel e Karen Barbosa
Professora de ballet clĂĄssico: Manoela Cardoso
Fotografia: Guilherme Licurgo / Renato Mangolin
Iluminação: Luiz Oliva e Renato Vieira
Figurinos: Bruno Cezario
Design: Cristhianne VassĂŁo
Direção de Produção: Tatyana Paiva
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Intérpretes de Libras: JDL TraduçÔes
SERVIĂO:
SuĂte Rock â Para loucos e amantes
Temporada: De 7 de abril a 8 de maio.
Dias e horĂĄrios: 5ÂȘ a sĂĄb., Ă s 19h, e dom., Ă s 18h. SessĂŁo extra: 7 de maio, Ă s 16h30. SessĂŁo com acessibilidade (tradução em libras com bate papo no final): dia 1Âș de maio. NĂŁo haverĂĄ espetĂĄculo no dia 5 de maio.
Local: CCBB â Teatro I (Rua Primeiro de Março, 66 â Centro).
InformaçÔes: 3808-2020.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Onde comprar: na bilheteria do CCBB ou no site Eventim: https://www.eventim.com.br/artist/suite-rock/
Capacidade: 172 lugares.
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 12 anos