Ana Beatriz Nogueira, Natália Lage e Kika Kalache trazem a Brasília o sucesso teatral “Sra. Klein”, explorando conflitos familiares da psicanalista Melanie Klein

Embora ambientado há quase 90 anos, o texto segue atual, como atesta o diretor, Victor Garcia Peralta. “A história é sobre uma família disfuncional, a relação tóxica entre mãe e filha. O público vai se identificar demais porque sempre há dificuldades nesses vínculos”, explica ele, que montou o texto 33 anos atrás na Argentina. A peça Sra. Klein já foi encenada outras duas vezes no Brasil: nos anos 1990, com Ana Lúcia Torre, e, em 2003, com Nathália Timberg à frente do elenco, ambas sob a direção de Eduardo Tolentino de Araújo.

Foi ao assistir à segunda montagem que Ana Beatriz Nogueira desejou viver a personagem-título. Vinte anos depois, a tarimbada atriz realiza este sonho, ela estreou a montagem em São Paulo, no Sesc 24 de Maio, em junho, e no Rio, lotou o Teatro Prudential durante o mês de agosto. O trio de atrizes, Ana Beatriz Nogueira, Natália Lage e Kika Kalache, ensaiou a peça durante as festas para repetir esse feito, de lotar teatros, agora em 2024. Em Brasília, encenam a obra no Teatro Unip Brasília (913 Sul), nos dias 23 e 24 de março.

“É um texto muito bem-feito, que remete aos clássicos em termos de estrutura, e com o qual o público se identifica. Eu me lembro que fiquei com a peça na cabeça desde que a vi. Pensei comigo: ‘Quando for mais velha, eu quero fazer’. A gente deseja fazer certos papéis mais velhos, com a idade da personagem, embora em teatro tudo seja possível. Só que é mais interessante estar mais madura como atriz”, comenta Ana Beatriz, também produtora da peça, feliz com o retorno.

Para Natália Lage, que interpreta Melitta, filha de Klein, o gatilho da peça está nos conflitos entre mãe e filha, o fio condutor do espetáculo. Neste recorte, ambas as personagens precisam encarar a morte de Hans, o filho/irmão mais novo que acaba de morrer. “A relação das personagens não tem nada a ver comigo e a minha mãe, mas, às vezes, esbarra em algum lugar. Como a Klein testou seu método psicanalítico nos dois filhos, a Melitta se sente violada na sua intimidade, questiona essa mistura de vida pessoal com profissional, e entra numa trilha de vingança. Então temos uma lavação de roupa suja das boas”, conta Natália.

Há ainda um terceiro vértice nessa discussão: Paula, personagem de Kika Kalache, que ora tende para o lado de Melitta, sua amiga, ora para o lado de Klein, de quem é discípula. “O encontro das três é forte. A minha personagem é muito observadora, tem menos embates, pois é mais contida. Paula acaba tendo um ponto de vista da história parecido com o do público”, explica Kika.

Nesta sua nova encenação, Victor Garcia Peralta seguiu um caminho mais contemporâneo: “Os figurinos da Karen Brusttolin remetem aos anos 1930, mas também dialogam com a moda de hoje. Temos três mulheres e 18 cadeiras em cena, é como um quebra-cabeça. Acho curioso que essas três analistas, tão experientes em ouvir o outro e tratar das questões de seus pacientes, não conseguem se ouvir e ver o óbvio da questão que estão enfrentando. Em muitos momentos, o humor delas sarcástico é maravilhoso “, observa o diretor.

Ficha técnica:

Texto: Nicholas Wright | Tradução e Adaptação: Thereza Falcão | Direção: Victor Garcia Peralta |Elenco: Ana Beatriz Nogueira, Natália Lage e Kika Kalache | Cenário: Dina Salem Levy | Figurinos: Karen Brusttolin | Iluminação: Bernardo Lorga | Trilha sonora: Marcello H | Direção de movimento: Toni Rodrigues | Visagismo: Fernando Ocazione | Idealização: Ana Beatriz Nogueira e Eduardo Barata | Projeto gráfico: Alexandre de Castro | Assessoria de imprensa Brasília: Território Comunicação | Realização: Trocadilhos 1000 Produções Artísticas | Produção em Brasília: DECA Produções | Patrocínio local: Brasal | Realização | Trocadilhos 1000 Produções Artísticas, da atriz Ana Beatriz Nogueira

Serviço:

[Teatro] Sra. Klien
Teatro Unip Brasília
Endereço: SGAS 913 – Asa Sul, Brasília – DF, 70297-400
Temporada: dias 23 e 24 de março, sábado, às 17h30 e às 20h, e domingo, às 17h e às 19h30. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo

Ingressos:

Plateia: R$ 120 (inteira), R$ 60 (meia), e R$ 90 ingresso solidário (mediante doação de 1kg de alimento) promoção válida para os primeiros 40 ingressos por sessão
Plateia popular: R$ 50 (inteira), e R$ 25 (meia)
À venda pelo site Sympla e na Belini (113 Sul), (sem taxas). Aceita: Cartões e Pix
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

O Teatro UNIP: https://www.teatrounip.com | https://www.facebook.com/TeatroUnip | @teatrounip. Bilheteria: apenas nos dias de apresentação sábado e domingo das 14h até o início do espetáculo. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Ar-condicionado e acesso para cadeirantes. Estacionamento gratuito.

Ana Beatriz Nogueira

A atriz carioca estreou profissionalmente no longa “Vera” (lançado em 1987), dirigido por Sérgio Toledo. Por este trabalho, aos 20 anos, foi premiada, entre outras láureas, com o Urso de Prata no Festival de Berlim, prêmio dado somente a três brasileiras – além dela, Marcélia Cartaxo e Fernanda Montenegro.

Desde então, contabiliza, além de diversos outros prêmios, mais de uma dezena de filmes, 29 trabalhos na televisão, 17 peças de teatro, tendo trabalhado com diretores como Victor Garcia Peralta, Vera Holtz, Guilherme Leme Garcia; Bia Lessa, Paulo de Moraes, Christiane Jatahy, Leonardo Netto e Felipe Hirsch, entre outros. Como diretora, além de peças, dirigiu shows de Zélia Duncan e Leila Pinheiro, clipes e curtas-metragens.

Em 2020, foi idealizadora do projeto pioneiro Teatro Já, no então Teatro PetraGold / RJ, que marcou a volta das primeiras peças depois do início da pandemia, em transmissão ao vivo do palco do teatro; e do Teatro Sem Bolso, que apresentou peças e shows em transmissões ao vivo ou pré-filmadas diretamente do palco que construiu em sua própria casa.

Pela relevância destas iniciativas, ganhou o título de Carioca do Ano de 2020 pela Revista Veja Rio, e uma indicação ao Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo. Recentemente esteve no ar na novela “Todas as Flores”, de João Emanuel Carneiro, na TV Globo.