A Referência Galeria de Arte leva para a SP-Foto Viewing Room os trabalhos de seis fotógrafos brasileiros presentes em coleções privadas no Brasil e no exterior

De 23 a 30 de novembro, a Referência Galeria de Arte apresenta na SP-Foto Viewing Room “Fotografia | Cidade Paisagem”, uma mostra fotográfica que aborda a forma, a abstração, a cor, a luz, a eloquência e o silêncio na obra de seis artistas brasileiros, entre eles André Santangelo. Frederico Lamego, José Roberto Bassul, Márcio Borsoi, Rogério Ghomes e Zuleika de Souza.  A Referência Galeria de Arte fica em Brasília – DF, na CLN 202 Bloco B Loja 11, Asa Norte. Telefone: +55 61 3963-3501.

Visitação, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 14h. O atendimento é realizado também pelas redes sociais Facebook @referenciagaleria e Instagram @referenciaarte, pelo e-mail referenciagaleria@gmail.com e pelo Wpp +55 61 98162-3111. O acervo e informações sobre os artistas representados estão disponíveis no site referenciagaleria.com.br. O acesso à feira acontece pelo site www.sp-arte.com/viewing-room.

A fotografia contemporânea traz um leque amplo de possibilidades e é nesse contexto que os artistas que participam da mostra “Fotografia | Cidade Paisagem” mergulham para desenvolver suas pesquisas poéticas e de linguagem. “Ao longo das últimas décadas, vimos a fotografia brasileira ocupar aos poucos o espaço em importantes acervos de instituições públicas e coleções privadas, ganhando repercussão mundial”, afirma a galerista Onice Moraes, proprietária da Referência.

Os trabalhos que a Referência apresenta ao público da feira virtual mostram um recorte das produções dos artistas que trabalham com temas que vão do diário fotográfico de viagens aos andarilhos que vagam sem rumo pela cidade. Há os que recriam a paisagem em busca de perspectivas impossíveis, mas visíveis . E tem ainda os que vão no sentido contrário, atrás do que existe mesmo contra todas as adversidades.

Participam da mostra “Fotografia | Cidade Paisagem” cinco artistas de Brasília (DF) e um de Londrina (PR). André Santangelo (DF) apresenta as séries de fotomontagens “Mais valente” e “Eu te vejo”, em que o artista evidencia a relação com o espaço de produção. Frederico Lamego (DF) uma série de imagens que abordam a dualidade e a justaposição nas fotos de espaço, curvas e concreto em preto e branco. A série “Poéticas mínimas”, de José Roberto Bassul (DF), aborda a necessidade de pausas e silêncios como resposta às estridências do mundo. ”A cidade se perde nas ausências…”, de Márcio Borsoi (DF), traz os personagens sem rosto de uma cidade qualquer na noite vazia de um tempo sombrio. Rogério Ghomes (PR) apresenta as séries “Nada mais útil que o silêncio”, “Olhai” e “Incrível como um distúrbio afeta a credibilidade”, um recorte de sua produção que aborda as incertezas e outros sentimentos humanos. Há 12 anos, Zuleika de Souza (DF) coleta imagens de fachadas, muros e ruas coloridas, em um inventário da arquitetura popular candanga, divergente do modernismo que forma a base arquitetônica de Brasília.

Com 25 anos de atuação, a Referência Galeria de Arte mantém o compromisso de dar visibilidade tanto a artistas renomados que escrevem a história da arte brasileira como a novos artistas que estão no início de suas trajetórias artísticas. A galeria apresenta artistas que mantêm uma vivência expressiva com a galeria, com a produção de exposições, eventos educativos como: Visitas guiadas, conversas abertas ao público sobre suas produções para o enriquecimento teórico de nossos colecionadores e frequentadores da galeria.

Anterior No Man's Land, thriller sobre a Guerra Civil da Síria
Próximo Hathaway e Spencer falam de Convenção das Bruxas