Documentário Som, sol e surf relembra lendário festival de música de Saquarema

Em 1976, uma multidão de jovens se reuniu durante três dias em Saquarema, cidade do litoral fluminense, para o festival de rock “Som, sol e surf”, que foi realizado em paralelo a um campeonato de surf na praia de Itaúna. As histórias desse Woodstock à brasileira são contadas no documentário que leva o nome da festa, exibido exclusivamente pelo Canal Curta!.

São imagens raras de shows antológicos, como os de Rita Lee, Raul Seixas e Ângela Ro Ro, que contracenam com o contexto cultural da juventude da época; tudo isso em meio a uma paisagem deslumbrante e à revolução comportamental que se dava em meio à ditadura militar.

Entre os depoentes, Flávio do Espírito Santo, idealizador do festival, e Nelson Motta, jornalista e produtor que aceitou o desafio de organizá-lo. O filme tem direção de Helio Pitanga e produção da BossaPro. Exibição na Segunda da Música, 24/06, às 21h45.

Segunda da Música – 24/6

21h45 – “Som, Sol e Surf” (Documentário)
Em 1976, um grande show de rock, chamado “Som, Sol & Surf”, aconteceu na praia de Itaúna, em Saquarema. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee, Ângela Ro Ro (sua primeira apresentação) e Raul Seixas, entre outros.

São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e de surf. Diretor: Helio Pitanga. Duração: 80min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de junho, terça-feira, às 01h45 e às 15h45; 26 de junho, quarta-feira, às 09h45; 29 de junho, sábado, às 22h20; 30 de junho, domingo, às 13h25.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores.

Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Anterior Duo brasiliense Binarious une trip hop, indie folk e experimental
Próximo Oficina gratuita sobre propriedades terapêuticas de plantas