Panetone Trufado, Guirlanda, Tartelete de Natal e Cassata de Ano Novo são algumas sugestões de sobremesas da Harald para presentear deixar o clima de festa ainda mais gostoso

Para quem quer reunir a família e os amigos para celebrar o Natal, a Harald selecionou três receitas tradicionais de sobremesas dessa época que irão conquistar os seus convidados.

Tem um Panetone Trufado, recheado com uma ganache com vinho branco, uma Guirlanda que, além de enfeitar a mesa, é uma ótima opção para presentear e os Tarteletes de Natal, feitos com massa de amendoim e com Recheio e Cobertura Melken

Já, para receber 2019 no melhor estilo, a dica e a Cassata de Ano Novo, uma sobremesa delicada com tom dourado que simboliza a prosperidade e sabor que lembra que a doçura e a suavidade que devem permanecer o ano inteiro. Aproveite as dicas e Boas Festas!

PANETONE TRUFADO

Ingredientes:
Para a esponja:
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (10 g)
1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente (200 ml)

Para a massa:
½ xícara (chá) de leite (100 ml)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
10 colheres (sopa) de açúcar (120 g)
1 colher (chá) de sal
4 gemas
9 colheres (sopa) de margarina (135 g)
1 xícara (chá) de Gotinhas Chipshow sabor Chocolate ao Leite Top (150 g)

Para o recheio:
700 g de Chocolate Branco Melken
1 xícara (chá) de vinho branco (200 ml)

Para a finalização:
300 g de Chocolate Branco Melken picado
Frutas secas e oleaginosas a gosto (damasco, passas, nozes, pistache etc.)

Técnicas da Receita:
Derretimento de chocolates e coberturas
Têmpera do chocolate

Preparo:
Coloque a farinha e o fermento em uma tigela, despeje o leite e misture bem. Cubra com um filme plástico e deixe fermentar por 30 minutos ou até que dobre de volume. Acrescente à esponja, aos poucos, todos os ingredientes, exceto as gotinhas de chocolate. Misture até ficar homogêneo, transfira para uma bancada enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos ou até a massa ficar macia e se desprender das mãos.

Cubra novamente com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos, para então abri-la sobre uma bancada limpa e seca. Acrescente as gotinhas, enrole a massa e sove rapidamente para incorporá-las de modo uniforme. Divida a massa ao meio e modele duas bolas. Coloque-as em formas para panetone de 500 g: a massa deve ocupar a metade da forma, deixando o restante para o crescimento.

Cubra com pano de prato e deixe fermentar por aproximadamente 50 minutos ou até dobrar de tamanho. Com uma faca bem afiada ou um estilete, faça um corte superficial na parte de cima, para que a massa abra ao ser assada, dando o acabamento típico de panetone. Leve ao forno previamente aquecido (180 °C) por cerca de 30 minutos ou até a superfície ficar dourada.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Derreta o chocolate branco. Acrescente o vinho branco e misture até obter um creme liso e homogêneo. Leve à geladeira por cerca de 3 horas. Montagem: Corte a tampa do panetone e reserve-a.

Deixe um espaço de 3 cm para as bordas e faça um círculo na parte interna. Remova o miolo cortando-o em fatias – em vez de esfarelar e misturá-lo ao recheio, as fatias serão montadas em camadas alternadas, criando um contraste de texturas mais interessante. Recheie o panetone mesclando as fatias com o recheio de chocolate branco, completando toda a cavidade.

Feche com a tampa reservada e repita o processo com o outro panetone. Finalização: derreta e tempere o chocolate branco. Coloque o panetone em um prato, espalhe o chocolate branco sobre ele e decore com as frutas e as oleaginosas.

Tempo de Preparo: 1h30
Rendimento: 2 panetones

GUIRLANDA DE NATAL

Ingredientes:
Para a esponja:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (20 g)
1 ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente (300 ml)

Para a massa:
250 g de Cobertura Fracionada Branca Confeiteiro picada
3 ovos
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
1 ½ colher (chá) de sal
1 gema batida com 2 colheres (sopa) de água

Para o recheio:
1 xícara (chá) de uvas-passas brancas (100 g)
1 embalagem de Recheio de Avelã Melken (320 g)
1 xícara (chá) de Gotas Chipshow sabor Chocolate ao Leite Top (150 g)

Para a decoração:
50 g de Cobertura Fracionada Meio Amarga Top
50 g de Cobertura Fracionada Branca Top
Cerejas e raminhos de hortelã

Material:
Cones de papel manteiga
Forma redonda (20 cm de diâmetro)

Técnicas da Receita:
Derretimento de chocolates e coberturas
Massas com Confeiteiro

Preparo:
Comece fazendo a esponja: misture a farinha com o fermento. Adicione o leite e misture até homogeneizar. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora ou até que dobre de volume, em local aquecido. Prepare a massa: derreta a cobertura branca (potência média). Coloque-a em uma tigela grande e acrescente os ovos e a esponja já crescida, misturando bem.

Acrescente aos poucos a farinha de trigo e o sal, misturando bem após cada adição, para formar uma massa homogênea. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove-a bem até ficar brilhante e elástica. Devolva-a para uma vasilha limpa e seca e deixe-a coberta até que triplique de volume, em local protegido do vento. Prepare o recheio: misture as passas com o recheio de avelãs e as gotinhas de chocolate e comece a montar a guirlanda.

Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em 32 partes. Abra cada uma ao meio e coloque 1 colher (chá) de recheio de avelã. Feche bem, formando uma bola, para que o recheio não vaze. Acomode 8 bolas da massa recheada na forma redonda, untada com manteiga, para dar o formato de uma guirlanda. Cubra com um pano e deixe crescer mais uma vez até dobrar de tamanho.

Pincele com a mistura de gemas e água e asse em forno preaquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar. Decoração: derreta a cobertura meio amarga Top, coloque-a em um cone de papel-manteiga e faça riscos sobre a guirlanda. Faça o mesmo processo com a cobertura branca Top. Disponha as cerejas e as folhas de hortelã e sirva.

Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 4 guirlandas
Dica: Para presentear ou vender essa especialidade, passe uma fita de cetim larga em volta da guirlanda, dê um laço e embrulhe em papel-celofane.

CASSATA DE ANO NOVO

Ingredientes:
Para a cassata:
8 unidades de polpa de cajá (800 g)
1 embalagem de Creme Ganache Chocolate Branco Melken (1 kg)
½ xícara (chá) de leite (100 ml)
1 colher (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de coco queimado ralado
8 unidades de biscoito tipo champanhe

Para a finalização:
Folhas frescas de hortelã

Material:
Forma para bolo inglês (27 x 10 x 7)

Preparo:
Aqueça as polpas de cajá no microondas até que derretam. Adicione o Creme Ganache Branco e misture bem. Se necessário, aqueça mais um pouco, para obter uma textura lisa e uniforme. Despeje metade do creme em na forma, forrada com filme plástico. Misture o leite com o açúcar e o coco e envolva os biscoitos, acomodando-os em seguida sobre o creme.

Cubra com a metade restante do creme e leve ao freezer por cerca de 2 horas ou até que esteja firme. Desenforme, coloque sobre o prato em que for servir e retire o plástico. Faça a finalização: espalhe o gel de maracujá na superfície da cassata, intercalando com raminhos de hortelã fresca. Você também pode montar essa sobremesa em copinhos ou taças individuais. Nesse caso, quebre os biscoitos em pedaços menores para simplificar a montagem.

Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: 10 porções
Dica: Além do Gel de Frutas sabor Maracujá, você também pode utilizar as versões do produto nos sabores morango, limão e maçã com canela – excelentes opções para finalizar sobremesas geladas como sorvetes, tarteletes e mousses.

TARTELETES DE NATAL

Ingredientes:
Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
200 g de Farofa de Amendoim Melken
1 pitada de sal
100 g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
2 gemas
1 clara ligeiramente batida

Para a decoração:
1 embalagem de Recheio e Cobertura Melken (500 g)
1 folha de transfer com motivos natalinos

Material:
Manga de confeitar
Bico pitanga
Forminhas para tarteletes (8 cm de diâmetro)

Preparo:
Faça a massa: em uma tigela, misture a farinha de trigo, a Farofa de Amendoim Melken e o sal. Abra uma cova no centro e coloque a manteiga e as gemas. Misture tudo com a ponta dos dedos até que os ingredientes estejam incorporados e formem uma farofa fina. Forre as forminhas para tarteletes, apertando com as pontas dos dedos para fixar a massa.

Pincele o fundo das tortinhas com a clara batida – isso fará com que a massa mantenha a crocância após a aplicação do recheio. Asse em um forno preaquecido a 180 °C por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar. Finalização: coloque o Recheio e Cobertura Melken em um saco de confeiteiro com um bico pitanga e recheie as bases. Finalize com as plaquinhas de chocolate feitas com transfer.

Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 30 unidades

Sobre a Harald

Com 35 anos de atuação no mercado, a Harald cresceu e se tornou forte pela preferência dos seus clientes. Atualmente é líder no mercado no segmento de coberturas e uma das principais no mercado de chocolate para transformação.

A empresa está presente em todo o país com amplo portfólio de produtos composto por suas marcas consagradas Melken, Unique, Inovare, Top e Confeiteiro e foi pioneira ao lançar a Unique, primeira e mais completa linha de chocolate de origem, a partir de Cacau Fino 100% brasileiro

Referência em todos os canais de distribuição e em indústrias a Harald atua no mercado especializado (lojas de festas, doces e descartáveis); food service (distribuidores de panificação, confeitaria, sorveteria e horeca); e cash & carry (lojas de atacado e autosserviço que atende transformadores, comerciantes e consumidor final).

Com uma estrutura comercial composta pelos times de Vendas, Marketing, Exportação e Administração de Vendas, se destaca pela distribuição nacional, atendendo mais de 8 mil clientes. Além disso, mantém exportação regular para mais de 15 países na América do Sul, América Central, África, Estados Unidos e Oriente Médio.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a Harald é líder em coberturas sabor chocolate com as marcas Raspar e Cobrir, Top, Confeiteiro e Inovare e disputa o mercado de chocolates com as marcas Unique e Melken.

Com quatro unidades: uma fábrica em Santana de Parnaíba e uma em Marília, um CD em Cajamar e um escritório em Santana de Parnaíba a Harald foi adquirida em 2015 pela Fuji Oil, uma empresa japonesa de atuação global fundada em 1950 e ancorada em tecnologia e criatividade. Ao incorporar os alicerces da Fuji Oil, a Harald passou a ter uma gestão de classe global e a construir um futuro de inovação e sustentabilidade, não só nos produtos, mas em todas as áreas.

www.harald.com.br
www.facebook.com/HaraldChocolates
www.instagram.com/haraldchocolates
www.youtube.com/user/HaraldChocolates/videos

Panetone Trufado Melken
Panetone Trufado Melken | Foto: Divulgação
Anterior Feriado prolongado? Aposte na Torta Colorida Sem Glúten
Próximo Chef Lisiane Miura indica 7 pratos saborosos ao redor do mundo