Si Bobiá a Gente Pimba


Neste ano a tradicional quadrilha junina “Si Bobiá a Gente Pimba”, de Samambaia, apresenta uma proposta diferente, transformando o habitual arraial de São João num verdadeiro espetáculo cênico através do seu novo trabalho, intitulado “A Peleja do Vaqueiro Benedito contra o Coroné João Redondo para uma noite de São João” – um conto cheio de saber e imaginário popular, que fala sobre o amor proibido entre o esperto Vaqueiro Benedito e a filha de um temido coronel.

Com o patrocínio do FAC destinado à manifestações folclóricas, a quadrilha de Samambaia tem a proposta de utilizar o famoso conto regional, inspirado na obra de Futuka Ferreira e já encenado na cidade pela Cia Teatral Roupa de Ensaio. Em seu desenvolvimento, contará com elementos da cultura popular nordestina e, em especial, os bonecos de mamulengo. O conto toma forma e personagens até chegar à noite de São João, passando pelo cotidiano de um sertão típico de pelejas.

Neste conto, será apresentado ao público, com muita dança, a essência das brincadeiras de mamulengo, a luta de classe e duelos em nome da peleja mais sofrida, que é a do amor, tendo a comicidade e o improviso na relação do elenco com o público como ponto característico da quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba”, que, desde 1992, atua em Samambaia estimulando o contato direto da população com essa importante festa brasileira. Desde a sua fundação, mais de 1000 jovens já passaram pela quadrilha, que anualmente representa a cidade em eventos em Brasília e em diferentes estados do país.

UM FORMATO ESPETACULAR

A grande surpresa da quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba” em 2016 é a profissionalização e a valorização de artistas locais para que a história apresentada nos arraiais do DF tenha, cada vez mais, características teatrais em sua composição. Por vários meses que antecedem as tradicionais festas de São João e Santo Antonio, os participantes passaram por oficinas de interpretação corporal e vocal com ator Josuel Junior, customização e adaptação de bonecos com o bonequeiro Miguel Mariano, oficinas de cenografia, maquiagem e figurino.

E por falar em figurino, quem assina o visagismo da “Pimba” em 2016 é o estilista Romildo Nascimento, figura chave em eventos de moda do DF e participante do quadro “Estilista Revelação”, apresentado pelo extinto “TV Xuxa”, da Rede Globo. Outra novidade é a preocupação da produção em atender pessoas com deficiência auditiva. Nas principais disputas da quadrilha, será disponibilizado um telão com legendas personalizadas dos atos da dança para compreensão de todos. No repertório musical, ritmos e músicas regionais para cada ato e cada retalho deste conto.

Modernidade e tradição na nova temporada da quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba”, que mantém, claro, referências aguardadas pelo público em sua coreografia, apresentando o cotidiano sertanejo com danças regionais e a evolução dos passos tradicionais em rodas, filas e passeios. O elo entre a brincadeira de mamulengo e o fazer junino serão contextualizados nas falas do marcador Claudeci Martins e do tradicional casal de frente, formado pelo já famoso casal de quadrilheiros Lethicia Martins e Lucas Martins.

A programação oficial das apresentações da Pimba em várias cidades do DF pode ser conferida na Fan Page do grupo, que possui sede em Samambaia Sul. Confira: https://www.facebook.com/quadrilhasibobia.agentepimba

Todas as apresentações pelas cidades do DF são gratuitas.
Informações: (61) 98570-9893 / 3357-1165

Anterior Projeto Noites de quarta
Próximo Brincando no Conjunto – Sabiá