Apresentações shibari no La Rubia e bate-papo sobre a arte japonesa de amarração serão nesta sexta-feira (25/5), na 404 Norte. Espaço sujeito à lotação

Uma das maiores artistas de cordas da Europa estará no La Rubia Café nesta sexta-feira (25/5). Miss Eris e integrantes do projeto Entre Nós farão, no piso superior do cocktail bar, apresentações de shibari – a famosa arte japonesa da amarração – e um bate-papo sobre a técnica e aspectos como segurança e consenso. Gratuito e com espaço sujeito à lotação, o evento ocorrerá das 20h à 0h.

Brasileira, Miss Eris vive em Barcelona, mas está no país para ministrar workshops sobre o shibari em algumas cidades. Neste fim de semana, é a vez de Brasília. O projeto Entre Nós, por sua vez, tem como objetivo promover a valorização de todos os gêneros, raças e minorias no cenário do shibari, tirando a técnica do submundo e mostrando suas diversas vertentes, sem preconceitos. Nesse sentido, o La Rubia, que abre suas portas a todos os públicos e manifestações culturais, é ideal para o encontro, promovido por Fox e Elisa, do projeto Entre Nós – responsável pelo convite feito a Miss Eris.

O shibari

Verbo chinês que significa “amarrar” ou “ligar”, o shibari é uma arte milenar na qual cordas são entrelaçadas nos corpos dos participantes, formando desenhos e nós. A origem da técnica vem do Japão feudal, com a Hojojutsu, arte marcial utilizada especialmente por samurais para imobilizar, punir e humilhar os inimigos. Cada clã guardava os próprios métodos de amarração.

No século XX, com os conceitos de dominação e sadomasoquismo, veio a caracterização mais erótica, em que a corda é entrelaçada de forma a estimular pontos ligados à energia sexual. O shibari também é apreciado enquanto intervenção artística e no meio da moda, com amarrações que funcionam como vestimenta ou acessório.

Shibari no La Rubia

Show de shibari com Miss Eris e projeto Entre Nós
Nesta sexta-feira (25/5), das 20h à 0h.
Entrada: gratuita. Espaço sujeito à lotação. Classificação indicativa: 18 anos.
No piso superior do La Rubia Café – CLN 404, Bloco B, Loja 44, Brasília-DF; (61) 3202-1717.

Anterior Designer Pedro Franco realizará palestra em Brasília
Próximo Art Popular traz o Pagode dos anos 90 de volta a Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *