Seu Estrelo estreia Quinta Roda com batalha de criaturas míticas do Cerrado. Espetáculo com samba pisado e picadeiro será apresentado sexta e sábado, na sede do grupo

O grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro abre sua “Quinta Roda” nos dias 7 e 8 de setembro (sexta e sábado) com espetáculo que revela novas facetas do mito do Calango Voador. “A Trincheira ou Poeira é Vestido de Vento” traz a fabulosa batalha entre a amaldiçoada Devastação e as misteriosas criaturas do Cerrado. É o surgimento de Brasília contado pelas desventuras do sonhoso capitão Sebastião. Uma epopeia candanga, uma saga candangueira.

O Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 sul, sede do grupo, será o palco do espetáculo, realizado pelo Instituto Candango de Culturas Populares, com produção do próprio centro e da Rosa dos Ventos Produções, com apoio do Fundo de Amparo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

“Apresentaremos um cerrado vivo, mágico, invisível, profético e mortal. O cerrado é tão vasto quanto à alma humana. O público será levado a uma espécie de ritual sagrado abrindo os olhos para vivenciar um mundo ao avesso”, conta Tico Magalhães, capitão do grupo.

Batalha de criaturas míticas do Cerrado
Batalha de criaturas míticas do Cerrado | Foto: Webert Souza

Seu Estrelo

Com a proposta de criar uma tradição cultural em Brasília, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro inventou seu próprio mito, o Mito do Calango Voador, revelando em suas apresentações o cerrado para o imaginário popular. Criado há 14 anos, o grupo é hoje uma das principais referências culturais da cidade.

“Os espetáculos partem do samba pisado para unir o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira que já produziu cerca de 60 figuras ou personagens. Uma manifestação original de grande importância para renovação da cultura popular brasileira”, destaca a produtora Stéffanie Oliveira, do Instituto Candango de Culturas Populares.

Serviço

A Trincheira ou Poeira é Vestido de Vento, de Seu Estrelo
07 e 08 de setembro às 21h
No Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul
Entrada Franca, com vagas limitadas
Classificação indicativa: 12 anos
Realização: Instituto Candango de Culturas Populares
Produção: Centro Tradicional de Invenção Cultural e Rosa dos Ventos Produções
Fomento: FAC – Secretaria de Cultura – Governo do Distrito Federal

Anterior Orquestra de Fuzileiros Navais se apresenta no ParkShopping
Próximo Funk em dose dupla: Pink Elephant terá feriadão regado a funk