Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro


Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro leva seu novo espetáculo a Taguatinga, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro desembarca em Taguatinga com seu andante projeto que irá percorrer quatro Regiões Administrativas do DF e levar o amor a vários cantos da cidade sonhosa

Uma das principais referências da cultura popular em Brasília, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro circula pelo Distrito Federal com o intuito de levar o Amor “ao coração da cidade sonhosa”. A partir de seu mais novo espetáculo: “A Quarta Roda ou O Amor é Rio Sem Margem”, o grupo propõe uma grande ação de amor à cidade.

A ideia é refletir sobre o sentimento, que existe e resiste na capital federal, local que reúne pessoas de todos os cantos, cidade que se dá a quem se doa. Brasília, a “Cidade Sonhosa” não é mais um sonho, apesar de muitos sonhos ainda existirem por aqui.

“A Quarta Roda ou O Amor é Rio Sem Margem”mantém a criatividade e inventividade do grupo de forma lúdica e musical. Conta, utilizando símbolos que remetem ao Cerrado, a fabulosa história de amor entre artistas circenses transformados em peixes da região.

Circulação e resistência

O grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro desembarca em Taguantinga, nos dias 20 e 21 de maio (sexta e sábado), às 20h, para duas apresentações do espetáculo com entrada franca. O local escolhido na cidade foi a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, conhecida como Beco da Cultura, centro de resistência, que agrega e acolhe diferentes artistas e manifestações culturais e que, historicamente, configura-se como espaço de reconhecimento e enaltação da cultura popular. No sábado, o local recebe ainda a Eco Feira do Mercado Sul, espaço aberto e colaborativo de exposição, venda e troca de artesanatos, produtos naturais, reciclados, sementes e saberes.

“É uma resistência pelo encantamento, é assim que a gente resiste. A única forma da cultura popular conseguir sobreviver aqui é encantando. Cada grupo tem seu trabalho, mas nessa questão da ocupação de espaços culturais estamos todos juntos”, define Tico Magalhães, Capitão do grupo.

A circulação percorre quatro Regiões Administrativas do DF: Plano Piloto, Taguatinga, Planaltina e Ceilândia, e conta com a apresentação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Serão duas apresentações por cidade, sempre em espaços considerados de resistência e em sintonia com a proposta do grupo que mantém em sua sede, nominada Centro Tradicional de Invenção Cultural, um ponto de resistência, onde mantém sua brincadeira, suas invenções populares e povoa de figuras mágicas o imaginário brasiliense.

Além do espetáculo, o projeto propõe uma circulação virtual do registro em vídeo de todo o percurso com depoimentos sobre o maior de todos os sentimentos: o Amor. Serão 5 mini-documentários, com falas do público presente em cada uma das apresentações e de figuras ilustres da capital federal. A proposta da circulação virtual tem como objetivo mostrar o esforço humano para manter vivo o amor e a esperança que persistem, apesar de tudo. Os depoimentos poderão ser conferidos no site do grupo (www.seuestrelo.com) e também pelo Facebook.

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro

Criado em 2004 o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é uma das principais referências culturais de Brasília. Com uma proposta profundamente ligada a cidade e ao Cerrado, o grupo desenvolveu seu próprio teatro, ritmo, dança e brincadeira, inventando e reinventando diversos fazeres e saberes populares. Tudo isso com base no “Mito do Calango Voador”,que narra de forma lúdica o surgimento do mundo, a criação do Cerrado brasileiro e a saga da construção de Brasília. Uma história carregada de símbolos locais, que exalta uma relação profunda com a natureza e promove a diversidade cultural da região.

Considerado a primeira tradição popular nascida no Distrito Federal, o Mito do Calango Voador foi integrado, a partir de 2013, ao currículo pedagógico da Secretaria de Educação do DF e faz parte do conteúdo programático do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília. Em 2007, o grupo foi premiado pelo Ministério da Cultura como Grupo de Cultura Popular Tradicional, além de ser Ponto de Cultura.

Serviço

O que? Circulação Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro: Ao coração da Cidade Sonhosa – A 4ª Roda ou O Amor é Rio Sem Margem
Quando? dias 20 e 21 de maio, às 20h
Onde? Ocupação Cultural Mercado Sul Vive – QSB 12/13, em Taguatinga Sul, de frente à Avenida Samdu
Quanto? Entrada Franca
Classificação Livre

Anterior Rubaiyat Brasília se reinventa
Próximo Fifth Harmony em Brasília