O canal SescTV reexibe, no período de 4 a 20 de julho, séries com o diretor de teatro e peças dirigidas por ele

Para relembrar a história e o trabalho de Antunes Filho, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro e mundial, que morreu no dia 2 de maio deste ano, aos 89 anos, o SescTV reexibe, entre os dias 4 e 20 de julho, a minissérie O Teatro Segundo Antunes Filho, composta por seis documentários, sobre a vida e carreira do artista, com direção de Amilcar M. Claro; as dramaturgias Foi Carmen, concebida e dirigida por Antunes, e Lamartine Babo, musical com dramaturgia do homenageado e direção de Emerson Danesi, além do episódio Paradigmas: Dialética da História: Prêt-à-Porter, da série Teatro e Circunstância, dirigida também por Amilcar M.Claro (Assista também em sesctv.org.br).

As exibições começam com a minissérie de documentários O Teatro Segundo Antunes Filho, sobre o processo de criação e influências do diretor. São eles: As Origens de um Artista; Desafios de um Tempo Duro; Mestre e Discípulos; A Poética do Mal; O Método e Lamartine Babo. Os seis episódios que integram a minissérie estão disponíveis on demand em: sesctv.org.br

No dia 4/7, quinta, às 19h, As Origens de um Artista traz o início da carreira de Antunes e seus primeiros sucessos. No dia 6/7, às 19h, o episódio 60, a Década das Transgressões narra a descoberta de Bertolt Brecht, nos anos 1960 e a pesquisa de novas linguagens feita pelo diretor. Em 11/7, quinta, vai ao ar, às 19h, Desafios de um Tempo Duro revê a época em que Antunes realiza espetáculos comerciais, para o cinema e TV. Dia 13/7, sábado, às 22h, Mestre e Discípulos destaca a trajetória de Macunaíma e o início das pesquisas estéticas do CPT – Centro de Pesquisa Teatral.

No dia 18/7, quinta, às 19h, A Poética do Mal, quinto episódio de O Teatro Segundo Antunes Filho, revela a complexidade do sistema criativo do CPT envolvendo ator, cenógrafos, iluminadores e sonoplastas. No dia 20/7, às 19h, O Método, sexto e último episódio da minissérie, Antunes apresenta o método para ator no CPT e seus atores, e explica as conclusões de suas pesquisas. Cenas de Prêt-à-Porter e Medéia ilustram os resultados.

Antes, no dia 6/7, sábado, às 22h, o espetáculo Foi Carmen propõe uma reflexão sobre o tempo, o espaço, o movimento e as pulsações do ocidente e oriente. Em 12/7, às 23h, será exibido o musical Lamartine Babo, A peça teatral narra a história de um grupo de atores que está montando uma homenagem a Lamartine.

No dia 13/7, sábado, às 22h, vai ao ar Paradigmas: Dialética da História: Prêt-à-Porter, episódio da série Teatro e Circunstância, com o título, que apresenta o método para o ator, desenvolvido por Antunes Filho no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, abordado através da sua síntese que é o “Prêt-à-porter”. Dos seus 60 anos de carreira, 30 o diretor ficou à frente do CPT. O episódio está disponível on demand em: sesctv.org.br.

Serviço

Minissérie: O TEATRO SEGUNDO ANTUNES FILHO

As Origens de um Artista
Dia: 4/7, quinta, às 19h.
Classificação indicativa: Livre.

60, A Década das Transgressões
Dia: 6/7, sábado, às 19h.
Classificação indicativa: 10 anos.

Desafios de um Tempo Duro
Dia: 11/7, quinta, às 19h.
Classificação indicativa: 10 anos.

Mestre e Discípulos
Dia: 13/7, sábado, às 22h.
Classificação indicativa: 12 anos.

A Poética do Mal
Dia: 18/7, quinta, às 19h.
Classificação indicativa: 10 anos.

O Método
Dia: 20/7, sábado, às 19h.
Classificação indicativa: Livre.

Direção: Amilcar M. Claro
Produção: Amilcar Claro Produções

Dramaturgia: FOI CARMEN
Direção: Antunes Filho
Dia: 6/7, sábado, às 22h
Classificação indicativa: 14 anos
Direção para TV: Antonio Aranha
Realização: Sesc São Paulo

Dramaturgia: LAMARTINE BABO
Direção: Emerson Danesi.
Dia: 12/7, sexta, às 23h
Classificação indicativa: 10 anos.
Direção para TV: Fabíola Braga.
Realização: Sesc São Paulo

Série: TEATRO E CIRCUNSTÂNCIA
Paradigmas: Dialética da História: Prêt-à-Porter
Dia: 13/7, sábado, às 22h.
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Amilcar M. Claro
Produção: Amilcar Claro Produções

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Fondue de queijo com hambúrguer e batata noisette
Próximo Espetáculo SerTÃO Brasileiro – Uma jornada pelo Brasil Bonito