Série Super Libris no SescTV


João Silvério Trevisan fala sobre transgressão na literatura em episódio inédito da série Super Libris. O escritor trata do tema no dia 11/7, segunda, às 21h, no SescTV

Escritor, cineasta, ativista e pesquisador, João Silvério Trevisan conversa sobre transgressão na literatura e como ela atua no momento da criação, em episódio inédito da série Super Libris. Com direção do também escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, o episódio vai ao ar no dia 11/7, segunda, às 21h, no SescTV (assista também em sesctv.org.br/avivo).

Para Trevisan, a transgressão pode ser vista como uma rebelião moral, política ou comportamental, que ocorre com uma pessoa em função da própria individualidade e experiência enquanto indivíduo. “Quando você transgride, naturalmente quebra fronteiras e regras e corre riscos”, expõe. Para ele, há uma redundância quando se fala em literatura transgressiva, pois acredita que toda literatura supõe uma transgressão. “No sentido de que estou falando de literatura inventiva, criativa, de literatura de fato”, esclarece.

Trevisan cita o poeta Gregório de Matos (1636 – 1696) como um transgressor na literatura. Por seu espírito crítico e sua poesia lírica, satírica, erótica e também religiosa, Matos ficou conhecido como o Boca do Inferno. “Ele nos deixou um cabedal de transgressão extraordinário”, revela.

O escritor também comenta sobre a relação entre forma, conteúdo e transgressão na literatura; sobre ser professor e trabalhar com transgressão; sobre se há alguma situação sociocultural que favoreça a transgressão na literatura; sobre o melhor local para haver transgressão; e sobre transgressão na propaganda.

Trevisan participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro Confissões de uma Máscara, de Yukio Mishima. O episódio traz também os quadros: Orelhas, sobre os escritores Kimitake Hiraoka, do Japão, e Gustave Flaubert, da França; Prefácio, com Dolores Prades, consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que indica Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; Quarta Capa, com a tradutora Marcia Bodanzki, que comenta sobre o romance O Jogo da Amarelinha, de Júlio Cortázar; e Pitolomeus, que apresenta a Biblioteca Tosho Kan, na Colônia Pinhal, localizada na cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo.

Portal

Super Libris conta com um portal na internet, o superlibris.sesctv.org.br, que disponibiliza todos os episódios da série; as 52 entrevistas com autores; e todos os quadros, já editados separadamente para facilitar a consulta.

Sobre a série Super Libris

Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá.

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Super Libris
Meu Querido Transgressor
Estreia: 11/7, segunda, às 21h
Reapresentações: 12/7, terça, às 9h e às 17h; 15/7, sexta, às 9h30 e às 17h30; 17/7, domingo, às 6h e às 14h30; e 18/7, segunda, às 16h.
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 29’

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Maria Cozinha na Asa Norte
Próximo Mulher é destaque em mostra