Série Sonora Brasil no SescTV


Dino Rocha & Grupo apresentam ritmos tradicionais no Mato Grosso do Sul. Chamamés, marchinhas e rasqueados compõem o repertório do trio em show exibido pelo SescTV, no dia 25/6, sábado, às 19h3

O SescTV exibe show inédito com Dino Rocha, sanfoneiro que é considerado o rei do chamamé brasileiro, em dois episódios da série Sonora Brasil. Acompanhado por seu filho Tico Rocha e pelo paraguaio Hugo César, ambos nos violões, o músico toca repertório de chamamés, marchinhas e rasqueados, ritmos tradicionais no Mato Grosso do Sul, onde Rocha nasceu. Os episódios são exibidos na sequência, no dia 25/6, sábado, às 19h30 (parte 1) e às 20h (parte 2), e podem ser assistidos também em http://sesctv.sescsp.org.br/avivo. A série tem direção para TV de Romi Atarashi.

Dino Rocha, que já se apresentou por todo o País, começou a tocar acordeon aos nove anos de idade. Em 1973 gravou seu primeiro disco com o ritmo que o consagrou. “Estou até hoje no chamamé, mas é aquele chamamé tradicional, aquele chamamé que é melodioso”, comenta.

Originário da província de Corrientes, na Argentina, o chamamé também é apreciado em países como o Paraguai e o Brasil, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul. De acordo com Tico Rocha, o ritmo agrada pessoas de diferentes idades nas fazendas onde eles tocam. “Tem todo um cerco familiar”, diz.
No show, Dino Rocha & Grupo apresentam composições de chamamés, como Amélia e Cambacuà, ambas da tradição oral do Paraguai; e Gaivota Panantaneira e Caraipiano, estas de autoria do sanfoneiro. Além disso, o trio toca rasqueados brasileiros, como O Passo da Ema, de Rezendinho, e Siriema do Mato Grosso, de Mário Zan e Nhô Pai; marchinhas, como Curitibana, de Tonico, Tinoco e Perigoso, e Baile das Crianças, de autoria de Dino Rocha; dentre outras músicas.

Sonora Brasil

Série que difunde expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, criada a partir de projeto homônimo do Departamento Nacional do Sesc. A edição para TV apresenta os temas Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil e Sotaques do Fole, e conta com a participação de oito grupos: Caixeiras do Divino (Maranhão); Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (Pará); Quarteto Colonial (Rio de Janeiro); Banda de Congo Panela de Barro (Espírito Santo); Truvinca e Grupo (Pernambuco); Dino Rocha e Grupo (Mato Grosso); Gilberto Monteiro e Grupo (Rio Grande do Sul); e Duo Ferragutti /Kramer (São Paulo). Os espetáculos foram gravados em versões exclusivas pelo SescTV.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Sonora Brasil
Dino Rocha & Grupo
Estreia: 25/6, sábado, às 19h30 (parte 1) e 20h (parte 2)
Reapresentações: 26/6, domingo, às 13h; 28/6, terça, às 15h; e 29/6, quarta, às 13h; e 3/7, domingo, às 19h.
Classificação indicativa: Livre

Coordenação geral do projeto: Equipe de Música do Departamento Nacional do Sesc: Gilberto Figueiredo, Sylvia Letícia Guida e Thiago Sias
Direção para TV: Romi Atarashi
Produtora: Multivídeo Produções
Duração: 26’ cada

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Walking Tasting Vinho Verde
Próximo Surf Sessions lança projeto