O Sense Moda Criativa, projeto dedicado a talentos da moda do DF, aceita inscrições gratuitas até 30 de março, oferecendo investimento para coleções-cápsula
Estão abertas até 30 de março as inscrições para a segunda edição do Sense Moda Criativa. Para lançar no mercado cinco novos designers de moda do Distrito Federal, o projeto oferece workshops, orientação de um trio de curadores e financia a produção de uma mini coleção com a apresentação das peças criadas em um desfile, realizado em junho no Museu de Arte de Brasília. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário disponível no link tinyurl.com/SenseModa2024.
Propiciar que criadores de moda deem um salto de qualidade em seus portfólios para que eles se fortaleçam no mercado é uma das premissas do Sense Moda Criativa. Na primeira edição, realizada no primeiro semestre de 2023, o projeto apresentou cinco coleções-cápsula em um desfile com estrutura profissional, dinâmica mantida na edição apresentada neste ano. O projeto é realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Após as inscrições, os candidatos passam por uma seleção feita pelos curadores e apresentam uma proposta de sete looks, que devem se inserir no tema “Moda Agênero”. Para orientar os estilistas, participam da banca curadora profissionais reconhecidos no mercado de moda do DF: Fernanda Ferrugem, Rafaella Lacerda e Victor Hugo Soulivier. Junto, o trio avalia quesitos como conceito, referência, criatividade, adequação ao tema e capacidade técnica.
O resultado da primeira etapa é divulgado em 2 de abril. Em seguida, é realizada a sequência de workshops, que têm como temas: “Moda e Política”, “Moda Agênero” e “Ideias de Negócios Sustentáveis”. Cada selecionado recebe investimento de R$ 6 mil para a produção de sua coleção.
“Participar do Sense Moda Criativa é uma oportunidade incrível para os participantes entrarem ativamente no mundo da moda, um setor muitas vezes desvalorizado e de difícil acesso para aqueles que não têm os recursos para custear toda a produção de uma coleção”. avalia o designer de moda e artista Igor Alessandro, que também atua como a drag queen Ayobambi.
Novas ideias
Após a estreia, que trouxe experiência e aprendizado para quem participou da iniciativa, o momento agora é de novas ideias, de acordo com o criador do projeto, “Estou muito animado com as novas ideias que desenvolvemos para esta edição. Além disso, estamos vendo a entrada de muitas pessoas novas, o que me deixa ansioso para ver mais talentos se inscrevendo e o que irão produzir”, conta o criador da iniciativa.
SERVIÇO
Sense Moda Criativa
Link de inscrições: https://tinyurl.com/SenseModa2024
Inscrições gratuitas até 30 de março
Instagram: instagram.com/sensemodacriativa