Centro Cultural Banco do Brasil recebe contação de histórias, feira de trocas de brinquedos, show, inauguração de painel interativo e oficina para os pequenos

Todos os anos, um grande evento mobiliza a Aliança pela Infância e todos seus núcleos espalhados pelo Brasil. É a Semana Mundial do Brincar, iniciativa que celebra o brincar livre como um meio de incentivo para o desenvolvimento das crianças, permitindo-as vivenciar sua criatividade e imaginação.

Em Brasília, as atividades se darão entre 25 de maio a 2 de junho, ficando o Programa CCBB Educativo responsável pela abertura, no próximo sábado. Na programação do dia 25, contação de história com Patrícia Berg; alegorias animadas com a construção de bonecos; feira de trocas de brinquedos; show com Janaína Babuluê e inauguração de painel interativo magnético criado pelo escultor Darlan Rosa.

Darlan Rosa, o criador do espaço de convivência com brinquedos/esculturas como o Casulo, estará presente e participando do Lugar de Criação, atividade que o Programa CCBB Educativo desenvolve visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Em 2019, o tema da Semana Mundial do Brincar é “O brincar que abraça a diferença”, abordando a diversidade de culturas, de povos, de costumes, de corpos e almas. “Aprender a lidar com as diferenças e possibilitar o brincar como um território de convivência dessas diferenças e introduzir tudo isso no mundo da criança, envolvendo discussões sobre tolerância, cultura de paz, de saber mediar, perdoar, conversar e dialogar. Além disso, apesar da brincadeira ser a cultura da infância de forma universal, é preciso saber que existem diferentes formas de brincar de acordo com as vivências em países, estados brasileiros e grupos sociais distintos”, explica o grupo de organizadores da Semana Mundial do Brincar.

Ainda dentro do Lugar de Criação, no sábado e domingo, o Programa CCBB Educativo também oferecerá o Lugar de Criação Eu faço meu brinquedo – Alegorias Animadas. Nele, o público será convidado a construir suas próprias Alegorias Animadas. Serão disponibilizadas peças para a construção de um boneco que será montado a partir de um exercício de imaginação feito com os participantes.

Gratuitas, as atividades foram organizadas por voluntários que entendem o brincar como parte fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. As abordagens com os pequenos se dará das seguintes formas:

Brincantes de culturas e identidades diferentes – apresentar possibilidade de troca, inspiração e convivência entre os vários modos de brincar existentes em cada cultura;

Um corpo sem limites para brincar- possibilitar uma reflexão sobre como é possível estimular a criança que tem alguma deficiência a participar da mesma brincadeira, respeitando-se as diferenças entre elas;

Brincadeiras como exercício para a vida social- proporcionar reflexões sobre acolher diferentes crenças, religiões e valores espirituais, que fazem parte de uma sociedade diversa e democrática, em nome do brincar;

Brincando se constrói a cultura de paz – contribuir com a construção da cultura de paz com a criança, revertendo a ideia do que “o meu, é meu e o do outro não é nada”.

Serviço

Semana Mundial do Brincar – CCBB Educativo

Programação

25/05 (das 14h às 15h): Patrícia Berg conta histórias
Área externa do CCBB
Entrada gratuita

25/05 (das 14h às 18h): Feira de troca de brinquedos
Área externa do CCBB
Entrada gratuita

25/05 (das 17h às 18h) show no gramado central com o Grupo Babuluê Sementes de Musicalização
Área Externa do CCBB
Entrada gratuita

25/05 (das 15h às 17h) – Lugar de Criação e inauguração de painel interativo, com a participação do artista plástico Darlan Rosa
Sala do Educativo no térreo do CCBB e espaço de convivência, nos jardins do CCBB
Entrada gratuita

Dia 25 (das 10h às 12h) e 26/05 (das 10h às 12h e das 15h às 17h) – Lugar de Criação- Eu faço o meu brinquedo – Alegorias Animadas, disponibiliza peças para a construção de um boneco que será montado a partir de um exercício de imaginação feito com os participantes.

Local: CCBB- St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Edifício Tancredo Neves, Brasília – DF, 70200-002
Informações completas: http://www.ccbbeducativo.com

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
SCES Trecho 2 Lt. 22 – Brasília/DF Tel: (61) 3108-7600
Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia | twitter.com/CCBB_DF | instagram.com/ccbbbrasilia

Anterior Festa junina da AABB oferecerá espaço exclusivo para crianças
Próximo Barril Beer abre as portas para o sertanejo Adriano Muniz