Eventos em maio aproximam Brasil do continente europeu. Corrida, mostra de cinema e seminário estão entre atividades da 18ª Semana da Europa

Após dois anos totalmente on-line, a Semana da Europa chega à sua 18ª edição em formato híbrido a partir de 8 de maio, data em que vai reunir cerca de 1.800 atletas no Eixão Sul para a Corrida União Europeia. Organizada pela EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil, o evento promove ainda, a tradicional Mostra de Cinema Europeu, de 13 a 22 de maio, com produções disponíveis gratuitamente na plataforma https://www.festivalscope.com/, e o seminário Café com Europa, no dia 20 de maio, no auditório do Instituto Cervantes de Brasília, ambos com o mesmo tema: “Direitos Humanos e Audiovisual de Impacto”. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas, à exceção da corrida.

Para o segundo semestre, o Dia Europeu das Línguas (Speak Dating), evento que teve a primeira edição realizada em 2020 e se consolidou em 2021, acontece no mês de setembro, em comemoração ao Dia Europeu Das Línguas. Já o Tours Virtuais, que fazia parte das atividades sazonais da Semana da Europa, torna-se agora atração permanente no site da Semana e o público pode – de forma on-line – conhecer espaços culturais com importantes obras europeias.

“Este é um momento muito aguardado por nós da organização e por todos aqueles que acompanham a Semana da Europa ao longo de 18 anos. Portanto, buscamos promover uma retomada segura e responsável, incentivando a adesão à vacina, seguindo os protocolos sanitários e adaptando o evento ao formato híbrido, que é o que adotamos em 2022”, afirma o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez.

Segundo Sabine Plattner, presidente da EUNIC Brasil, após dois anos de convivência com o coronavírus, foi possível acumular muito conhecimento, que pode e deve ser empregado para que se garanta a volta das atividades com segurança. “Nossa expectativa é que, no próximo ano, tenhamos um evento 100% presencial. Mas seja em qual formato for, o que buscamos em todas edições é apresentar ao público uma rica programação cultural que aproxime a Europa do Brasil. Nesse sentido, temos conseguido alcançar nosso objetivo. A Semana da Europa já é um evento consolidado em Brasília e no Brasil”.

Confira a programação completa no site: www.semanadaeuropa.org

Corrida da Unịo Europeia Р8 de maio

Em sua 16ª edição, a Corrida apresenta modalidades de 5km, 10km e 15km. O percurso de 5km é aberto a corredores a partir de 16 anos. Os demais, a qualquer pessoa acima de 18 anos e em condições físicas adequadas para a prática esportiva. A arena será montada na altura do Banco Central e a largada está marcada para às 7h, com expectativa de participação de 1.800 atletas. Informações: https://www.centraldacorrida.com.br/uniaoeuropeia.

Mostra de Cinema Europeu – 13 a 22 de maio

https://www.semanadaeuropa.org/mostradecinemaeuropeu

Em formato on-line, a mostra apresenta filmes premiados nos principais festivais europeus, em sua maioria inéditos no Brasil. Este ano, a curadoria trabalhou com a temática “Direitos Humanos e a Audiovisual de Impacto”, subdividida em três eixos: “Diversidade, igualdade e tolerância (questão racial, direitos das mulheres, direitos das crianças, equidade de gênero)”, “Migração, choque cultural, justiça social” e “Mudanças climáticas e saúde coletiva”. As produções estarão disponíveis gratuitamente na plataforma https://www.festivalscope.com/, a partir do dia 13 de maio. Conheça a seleção:

Animal, 2020
Documentário, 105 min
Dir. Cyril Dion
País: França
Classificação indicativa: livre

Sinopse: As adolescentes Bella e Vipulan viajam para se encontrar com cientistas e ativistas de todo o mundo, em busca de outra maneira de viver ao lado de outras espécies, como coabitantes em vez de predadores.

Campeões, 2018
Comédia
Dir. Javier Fesser
País: Espanha
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Um treinador de basquete é condenado a prestar serviço comunitário, obrigado a trabalhar com uma equipa de jogadores com deficiência mental.

Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, 2018
Drama, 114 min
Dir. J. Salaviza e Renée Messora
País: Portugal, Brasil
Classificação indicativa: livre

Sinopse: Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade.

Corpus Christi, 2019
Drama, 115 min
Dir. Jan Komassa
País: Polônia
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Daniel experimenta uma transformação espiritual em um centro de detenção. Embora seu registro criminal o impeça de concorrer ao seminário, ele não tem intenção de desistir de seu sonho e decide administrar a paróquia de uma cidade pequena.

Easy Living, 2019
Comédia, 93 min
Dir. Orso Miyakawa, Peter Miyakawa
País: Itália
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Uma comédia melancólica na qual a realidade dramática e contemporânea dos migrantes é filtrada através dos olhos de uma criança.

Gods of Molenbeek, 2019
Documentário, 73 min
Dir. Reetta Huhtanen
País: Finlândia, Bélgica, Alemanha
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: O distrito de Molenbeek de Bruxelas. Uma capital jihadista para alguns, mas familiar para os meninos de 6 anos Aatos e Amine. É aqui que eles ouvem aranhas, descobrem buracos negros e brigam sobre quem comanda o tapete voador que os levará às terras de seus ancestrais. Eles moram no mesmo prédio, mas vêm de mundos diferentes. Juntos, eles procuram respostas para as grandes questões. Aatos quer um deus próprio, pois Amine já tem Alá, mas a questão é complicada pela crença de seu amigo Flo de que as pessoas que acreditam em Deus enlouqueceram.

Nico, 2020
Ficção, Drama, 75 min
Dir. Eline Gehring
País: Alemanha
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Nico está aproveitando o verão em Berlim com Rosa, sua melhor amiga, quando um ataque racista a arranca do seu cotidiano descontraído. Traumatizada pelo crime, a cuidadora de idosos decide que nunca mais será uma vítima e começa a treinar com um campeão mundial de caratê.

People We Come Across, 2021
Documentário, 79 min
Dir. Mia Halme
País: Finlândia
Classificação indicativa: livre

Sinopse: Na África Ocidental, Anu Kantele, médico de doenças tropicais, está liderando um estudo de vacina contra a diarreia que pode salvar a vida de milhões de crianças. Quando 700 turistas finlandeses prestativos testam a vacina, é o início de uma viagem de férias única nos trópicos.

Playground, 2021
Drama, 72 min
Dir. Laura Wandel
País: Bélgica
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Quando Nora vê Abel a ser intimidado por outras crianças, apressa-se para o proteger. Mas Abel obriga-a a permanecer em silêncio. Presa num conflito, Nora tenta encontrar o seu lugar, dividida entre o mundo das crianças e o dos adultos.

Sanremo, 2020
Ficção, Drama, 90 min
Dir. Miroslav Mandić
País: Eslovênia, Itália
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: Bruno mora em um lar para idosos e está apaixonado por Dusa, que também está internada. Mas a história de amor deles é constantemente fragmentada, pois ambos têm falhas de memória. Assim, eles sempre podem se encontrar como se fosse a primeira vez.

The 8th, 2021
Documentário, 94 min
Dir. Aideen Kane, Lucy Kennedy, Maeve O´Boyle
País: Irlanda
Classificação indicativa: livre

Sinopse: The 8th traça a campanha da Irlanda para remover a 8ª Emenda – uma proibição constitucional ao aborto. Mostra a transformação de um país de um estado conservador escravizado pela Igreja Católica para uma sociedade secular mais liberal.

Caf̩ com Europa Р20 de maio

Em sua 4ª edição no Brasil, o evento marca o encerramento da Mostra de Cinema Europeu e aborda o tema: Direitos Humanos e Audiovisual de Impacto. Será uma manhã inteira (9h – 13h) de palestras e apresentações de cases com especialistas brasileiros e europeus. O encontro será aberto ao público, inteiramente gratuito e de forma híbrida: no auditório do Instituto Cervantes de Brasília e transmitido em tempo real no canal do YouTube da Semana da Europa, com tradução simultânea (inglês/português). Os participantes poderão interagir ao vivo e fazer perguntas pelo chat.

Speak Dating – Dia Europeu das Línguas – 24 de setembro
Atividade 100% virtual e gratuita. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência multicultural e multilinguística, com falantes nativos de países da União Europeia, por meio de atividades distribuídas em três tipos de salas: sala principal, salas speak dating e salas painel.

EUNIC no Brasil e no mundo

A Semana da Europa no Brasil começou em 2005, como um projeto que reunia Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília. Atualmente, é organizada pela EUNIC Brasília, que representa os estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de dezenas de parceiros locais e internacionais.

A EUNIC é uma plataforma global que reúne os 27 países membros da UE em mais de 100 países do mundo através de uma rede de 132 “clusters”, juntando as experiências dos países membros, dos países associados e dos parceiros locais.

No caso da EUNIC Brasil, os integrantes estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e o desenvolvimento local. Existem hoje seis clusters no país – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Em Brasília, a EUNIC é presidida, em 2022, pelo Goethe Institut, cabendo as três vice-presidências à Portugal (Camões – Centro Cultural Português em Brasília), Aliança Francesa de Brasília e Embaixada da Bélgica.