Festival Curta Brasília


O Festival Curta Brasília anuncia os selecionados e promove evento oficial de lançamento de sua 5ª edição

O Festival Curta Brasília, evento plural e importante vitrine de exibição e divulgação da produção nacional e internacional de curtas-metragens, anuncia os selecionados para sua 5ª Edição, que, neste ano, acontece entre os dias 15 e 18 de dezembro e vai ocupar a área externa, o foyer e a sala de projeção do Cine Brasília, a Faculdade IESB, além de percorrer algumas Regiões Administrativas do DF.

Em sua programação, o Curta Brasília realiza duas mostras competitivas, uma de Videoclipes, que vai exibir 15 produções, e outra de Curtas Brasileiros, com 31 filmes. Dentre os selecionados, muitos são inéditos em Brasília e vários já conquistaram prêmios em festivais como nos de Gramado, Cannes e Festival do Rio.

Dentre 850 inscritos esta edição – vindos de todas as regiões do país, representando 25 estados –, 31 produções (oito do Distrito Federal e 23 de outras localidades) foram selecionados para participar da mostra competitiva de curtas-metragens. A comissão de seleção de curtas foi composta pela diretora de fotografia Kátia Coelho, pela diretora de cinema e curadora Tetê Mattos e pela produtora e curadora Sabrina Tenório. As 15 produções, que integraram a Mostra Decibéis de Videoclipes, foram escolhidas pelo músico, DJ e produtor Rodrigo Barata e pela diretora Dandara Ferreira. Além de troféus, os filmes concorrem a R$ 20 mil divididos em prêmios de diversas categorias.

Nos elencos dos curtas, que serão exibidos na grande tela do Cine Brasília, estão artistas como Maria Alice Vergueiro, Marcelia Cartaxo, Nicole Puzzi e os brasilienses João Campos e Tulio Guimarães. Dentre os diretores, figuram nomes de peso como Roberto Berliner e Humberto Carrão, além da jovem cineasta brasiliense Camila Shinoda. A mostra de videoclipes apresenta, não intencionalmente, artistas da cena independente como Reig, Baleia e os brasilienses Etno, Dillo e Beto Mejía, além de Mart’Nália.

O Curta Brasília é uma realização da Sétima Produções Culturais, com idealização e coordenação geral de Ana Arruda e Alexandre Costa.

Os SELECIONADOS:

Mostra competitiva de curta-metragem:

A culpa é da foto (DF)
Direção: Joédson Alves, Eraldo Peres e André Dusek. Documentário, 2015

À margem do universo (DF)
Direção: Tiago Esmeraldo. Ficção, 2016

A moça que dançou com o diabo (SP)
Direção: João Paulo Miranda Maria. Ficção, 2016
Trailer: https://vimeo.com/163185323
​​
A vez de matar, a vez de morrer (MS)
Direção: Giovani Barros. Ficção, 2015

Abissal (CE)
Direção: Arthur Leite. Documentário, 2016

Aqueles anos em dezembro (SP)
Direção: Felipe Arrojo Poroger. Documentário, 2016

Balada para os mortos (MA)
Direção: Lucas Sá. Ficção, 2016

Bartleby (DF)
Direção: Rafael Lobo. Ficção, 2015

Buscando Helena (RJ)
Direção: Roberto Berliner e Ana Amélia Macedo. Documentário, 2016

Caminho dos gigantes (SP)
Direção: Alois Di Leo. Animação, 2016

Demônia – melodrama em três atos (SP)
Direção: Cainan Baladez e Fernanda Chicolet. Ficção, 2016

Em defesa da família (DF)
Direção: Daniella Cronemberger. Documentário, 2016

Iluminadas (PE)
Direção: Gabi Saegesser. Documentário, 2016

Kbela (RJ)
Direção: Yasmin Thayná. Documentário, 2015

Lembranças de Mayo (MG)
Direção: Flávio C. Von Sperling. Ficção, 2015

Lightrapping (SP)
Direção: Márcio Miranda Perez. Ficção, 2016

Moído (PB)
Direção: Torquato Joel. Experimental, 2015

Não me prometa nada (RJ)
Direção: Eva Randolph. Ficção, 2016

Não é pressa, é saudade (DF)
Direção: Camilla Shinoda. Documentário, 2016​

O estacionamento (PR)
Direção: William Biagioli. Ficção, 2016

O pequeno pé-grande (DF)
Direção: Leo Bello. Ficção, 2016

Papel Y-10 (DF)
Direção: Please No. Animação, 2015

Passagem (GO)
Direção: Thomaz Magalhães e Ernesto Rheinboldt. Ficção, 2016

Pele de pássaro (RJ)
Direção: Clara Peltier. Documentário, 2015

Piscina (SP)
Direção: Leandro Goddinho. Ficção, 2015

Regeneração (RJ)
Direção: Humberto Carrão. Ficção, 2016

Rosinha (DF)
Direção: Gui Campos. Ficção, 2016
Trailer: https://vimeo.com/165366814

Stanley (PB)
Direção: Paulo Roberto. Ficção, 2016

Tatame (RJ)
Direção: Daniel Nolasco e Felipe Fernandes. Documentário, 2016

Tereza (SP)
Direção: Pablo Ferreira. Ficção, 2016

Xavier (SP)
Direção: Ricky Mastro. Ficção, 2016

Mostra competitiva Decibéis de videoclipes:

Bagaça
Artista: Bruno Batista
Direção: Arturo Saboia (MA), 2016

Battlerfield
Artista: Whipallas
Direção: Philippe Noguchi (RJ), 2016

Chega
Artista: Mart’nália
Direção: Kennel Rogis (PB), 2016
www.youtube.com/watch?v=mwraapllJO4

Diário da morte
Artista: ETNO
Direção: Tiago Palma (DF), 2015

Já que tá, que fique
Artista: Seo Manouche
Direção: Diego Ruiz de Aquino (SP), 2015

Left & Right
Artista: Pazes
Direção: Camila Lima (DF), 2016

Lia
Artista: Doulogue
Direção: J. Brivilati (SP), 2015

Lá em casa
Artista: Tonico Reis
Direção: Irmãos Guerra (SP), 2016

Mamãe mamãe
Artista: Dillo
Direção: André Gonzalez e André Miranda (DF), 2016
www.youtube.com/watch?v=3dc4VNyfdfA

Matiz
Artista: Jackson Abacatu
Direção: Jackson Abacatu (MG), 2015

Nem vem
Artista: Haicu
Direção: Júlia Shimura (RJ), 2016

I don’t know
Artista: Rieg
Direção: Rieg Rodig & Mônica Ramalho (PB), 2015
www.youtube.com/watch?v=g9R1IRZW86M

Vermelho
Artista: Beto Mejía
Direção: Victor Hugo Nunes (DF), 2015

Volta
Artista: Baleia
Direção: Kayhan L. Ozmen e Vince Tigre, RJ, 2016

Vou me mudar pro Uruguai
Artista: Guri
Direção: José Menezes e Daniel Barosa (SP), 2016

Informações:
www.curtabrasilia.com.br
www.facebook.com/festivalcurtabrasilia

Sobre o Festival

O Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem – coloca a Capital Federal no circuito nacional de Festivais de cinema dedicados ao curta-metragem, trazendo à cidade mais pluralidade e toda a diversidade presentes no cinema brasileiro e internacional. O Festival se diferencia pelo diálogo com as novas tecnologias, temáticas atuais em sua programação de filmes e interação com outras artes e linguagens.
Ainda que jovem, o projeto se consolida no calendário cultural do país e agrega áreas como da música, por meio da mostra de videoclipes e de show de encerramento, da economia criativa, com o Mercado PopUp, da gastronomia, com o projeto Fome de Cinema, da educação, através do circuito de cineclubes, debates e oficinas, da acessibilidade, com a realização do SurdoCine, da sustentabilidade, com a itinerância do projeto CineSolar, e também dos negócios e de fomento com ações como mesas redondas e bate-papos, que promovem a interação entre instituições governamentais, patrocinadores, realizadores, cineastas, cinéfilos e público em geral.

O Festival, totalmente gratuito e com duração de quatro dias, tem como proposta uma imersão no mundo do cinema através de programação intensa e diversificada. Mostras competitivas, mostras paralelas temáticas nacionais e internacionais, mostra infantil, mostra competitiva de videoclipes brasileiros, colocarão o público com contato com aproximadamente 120 filmes em mais de 1.300 minutos de projeção. Nas quatro edições, o Festival contou com público estimado de 25.000 pessoas. As oficinas formativas, workshops e debates têm reunido grandes profissionais da área em torno de temas da cadeia produtiva audiovisual e do mercado de curta-metragem.

A quinta edição do Festival Curta Brasília será de 15 a 18 de dezembro de 2016 no Cine Brasília e em circuito itinerante no DF, tudo com entrada franca.

Mais informações:
www.curtabrasilia.com.br
www.facebook.com/festivalcurtabrasilia

Evento oficial de lançamento oficial Festival

A Instituição de Ensino IESB, parceira do Festival, sedia o evento Gira Curta, braço itinerante do Curta Brasília em 2016.

O 5º Festival Curta Brasília inicia suas atividades de 2016, dia 20 de outubro, com o lançamento do circuito itinerante Gira Curta, no Centro Universitário IESB, instituição de excelência em ensino superior, que este ano inicia uma parceria com o evento. Na ocasião, haverá exibição de filmes brasilienses e debate com seus realizadores, que trazem no currículo trajetórias reconhecidas, prêmios nacionais e também internacionais.

Como convidados, estão os cineastas Fáuston da Silva, diretor do Meu Amigo Nietzsche (com mais de 100 prêmios pelo mundo); e Iberê Carvalho, diretor do consagrado longa O Último Cine Drive-In, que irão compartilhar com o público a importância da produção, realização e direção de curtas-metragens em suas carreiras. “O objetivo do Gira Curta é fortalecer espaços de debate e de exibição da cidade, na formação de público, difusão e incentivo do cinema local e nacional”, explica Ana Arruda Neiva, da Sétima Produções Culturais, responsável pelo festival.

Até a realização do festival, que acontece entre os dias 15 e 18 de dezembro, no Cine Brasília, o IESB será palco de exibições cinematográficas e oficinas, sempre conectadas com o tema. Como, por exemplo, o workshop “Quero ver meu filme por aí”, que irá explorar dicas para quem quer seu curta circulando em Mostras e Festivais nacionais e internacionais, promovido pela curadoria e programadores do Festival Curta Brasília, no dia 20/10, a partir das 19h30.

Como vitrine da produção dos estudantes do IESB, acontece no dia 16 de dezembro, no Cine Brasília, a Mostra IESB. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Curta Brasília – Mostra IESB, entregues no encerramento do evento, dia 18 de dezembro, junto com os demais prêmios nacionais e internacionais do Festival. Oportunidade única dos estudantes para interagirem com mais de 30 realizadores de todo o Brasil e de outros países, que estarão presentes na 5ª Edição do Curta Brasília.

“O Curta Brasília é o festival mais autêntico da cidade por conta da produção de curtas e isso tem muito a ver com o que os nossos estudantes aprendem em sala de aula. Além disso, o vínculo internacional do evento faz com que os alunos do IESB tenham acesso a cineastas e curadores do mundo inteiro. Participar desse projeto, reforça a posição do IESB como uma instituição diferenciada que investe na trajetória de seus alunos no mercado de forma produtiva e especial”, ressalta o professor Paulo Moraes, coordenador do curso de Cinema e Mídias Digitais do IESB.

Serviço

Mostra IESB
Dia: 16/12/2016 (sexta-feira)
Hora: 9h às 11h
Local: Cine Brasília (Entrequadra 106/107 sul)
Entrada franca

Cine IESB: Uma sessão com até 90 minutos de duração, com filmes realizados por alunos do curso de Cinema e Mídias Digitais, escolhidos por representantes do IESB.

Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Curta Brasília – Mostra IESB. O filme vencedor será escolhido por júri formado por 2 realizadores de outros Estados convidados para o Festival e 1 representante indicado pelo IESB. O prêmio será entregue na cerimônia de premiação do Festival, junto às outras premiações das mostras competitivas.

Anterior Monólogos de Gênero no CBB
Próximo Série de encontros “Céus e Nós”