A dupla SaxPiano Project comanda a noite de sexta-feira, 12 de julho, do Sarau Cultural no Interior

Às 20h, no IAC, como parte da programação que movimenta a cena cultural de Planaltina até agosto. O projeto tem entrada franca e conta com apresentações de artistas locais e nomes consagrados do Distrito Federal

O duo SaxPiano Project é a atração desta sexta-feira, 12 de julho, do “Sarau Cultural no Interior”, projeto que movimenta a cena musical de Planaltina, Distrito Federal, até agosto, com entrada gratuita e aberta ao público. A dupla composta casal de músicos Duly Mittelstedt (Piano) e Carlos Cárdenas (Saxofones) se apresenta às 20h, no Instituto de Ação Comunitária (IAC) como parte da edição de 2019 do projeto que contará com 15 apresentações de artistas e grupos locais e do DF, entre jovens músicos e nomes consagrados. O duo apresenta peças de repertório mundial para sax e piano, desde o período Barroco até composições mais modernas, incluindo autores brasileiros.

A parceria musical de Mittelstedt e Cárdenas veio antes de se tornarem um casal. Já tocavam juntos em eventos quando eram apenas colegas de trabalho. Em 2016, na formatura do Carlos em Saxofone na Escola de Música de Brasília (BEM) fizeram o primeiro concerto tocando repertório para sax erudito e piano. Mas só no ano seguinte se reencontraram, e o início do relacionamento trouxe à tona o projeto do SaxPiano Project.

Já se apresentaram em concertos na LBV, foram selecionados para participar do Circuito Conexões Camerísticas da EMB e estão em intensa atividade pela Sanglard Produções Musicais. Se apresentaram na série de Concertos do Departamento de Música da UnB, na Sexta Cultural pelo Terraço Shopping e no Projeto ChezNous Casas de Música. O duo apresenta peças de repertório mundial para sax e piano, desde o período Barroco até composições mais modernas, incluindo autores brasileiros.

Sobre o Sarau Cultural no Interior

Com curadoria do regente, professor de Música e violinista Thiago Francis, a segunda edição do projeto traz uma diversidade de estilos musicais, do erudito ao popular, como a catira de Planaltina, frevo, cavaquinho e chorinho. Em 2019 acontecem apresentações de orquestras de câmara, quinteto de sopros, quarteto de cordas, duo de soprano e tenor, duo de harpa e oboé, duo de violoncelos, quinteto de metais, grupos musicais de raiz, MPB, clássicos nacionais e internacionais, música latina e caipira (o violeiro Roberto Corrêa é uma das atrações. O músico se apresenta no dia 16 de agosto), proporcionando o encontro, a união e a simbiose dessas expressões musicais e culturais, com a comunidade local, resgatando parte do patrimônio imaterial nas diversas linguagens musicais de Planaltina, Brasília e do entorno do DF.

O projeto teve início em maio dando início às seis apresentações em instituições públicas de ensino às quartas-feiras. A abertura do Sarau Cultural o Interior aconteceu dia 22 de maio com a apresentação do Quinteto Nacional, no Centro de Ensino nº 1, o Centrão. No dia 29 foi a vez do Quarteto D’archet no Centro de Ensino Médio 2. “Estamos muito felizes com a receptividade dos alunos”, observa Thiago Francis.

Às sextas de junho, julho e agosto, as apresentações acontecem no IAC (às 20h), no Centro Cultura de Planaltina (às 20h) e na Igreja de São Sebastião, a Igrejinha, construção do Século 19 (às 15h30).

“O Sarau Cultural no Interior é um projeto que visa à promoção do acesso à cultura nos seus mais diversos níveis e o intercâmbio entre os artistas. Além de colaborar para a democratização da música, ele desperta, incentiva e resgata o gosto pela música pela comunidade. Através do projeto queremos formar plateia e novos músicos, e oportunizar um espaço aos artistas, valorizando e resgatando seus trabalhos.”, observa Thiago Francis, também curador da edição de estreia do projeto que teve a sua viabilização através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

“Planaltina é uma cidade carente de iniciativas culturais. O nosso objetivo é democratizar a cultura. As práticas musicais são atividades dinâmicas e colaborativas. Temos que instigar a formação de novos músicos, abrir os olhos e ouvidos para os diversos estilos musicais e precisamos valorizar as nossas raízes. Não podemos deixar que a catira e a música caipira, por exemplo, desapareçam.”, afirma Beatriz Borges Guimarães, autora do projeto e colaboradora do IAC, popularmente conhecida por Casa dos Idosos, entidade criada por Maria Alice e o ex-administrador de Planaltina Salviano Guimarães.

O IAC, espaço que recebe também as apresentações do Sarau Cultural no Interior, foi fundado em 1981 por um grupo de voluntários. A instituição sem fins lucrativos oferece várias atividades, sobretudo nas áreas de cultura, educação, socialização e turismo, aulas de teatro e dança, além de jogos e uma biblioteca aberta à comunidade. O público é composto majoritariamente por maiores de 65 anos, mas as atividades são abertas a todas as idades.

Próximas apresentações do Sarau Cultural no Interior 2019

Julho

As quatro apresentações acontecem no IAC. Às sextas-feiras, sempre às 20h. Noite popular para um público saudoso de música regional e popular.

Dia 5 – Regional do Choro
Dia 12 – SaxPiano Project
Dia 19 – Banda Mosg
Dia 26 – Cleison Santiago e banda

Agosto

Às sextas-feiras, às 15h30. Música clássica e caipira. As apresentações dos dias 9 e 23 acontecem na Igrejinha. A do dia 16, de Roberto Corrêa, será realizada no Centro Cultural de Planaltina.

Dia 09 – Música Barroca
Dia 16 – Roberto Corrêa
Dia 23 – Duo Harpa e Oboé

Informações: www.iacdf.com.br

Anterior Na Praia: Confira a programação do 3º final de semana
Próximo Turnê pelos 30 anos de carreira do Racionais MC’s em Brasília