A Sopa Análises Marginais enaltece arte independente com exposição virtual SARJETA!

Público pode conferir 62 trabalhos de artistes de todo o Brasil divididos nas categorias Artesanato, Grafitti, Lambe-Lambe, Performance, Produções Audiovisuais caseiras, Slam e Zine.

O coletivo A Sopa Análises Marginais, formado por artistes independentes do interior de São Paulo, inaugurou em fevereiro a exposição virtual SARJETA!, composta por 62 trabalhos divididos em sete categorias de arte independente e descentralizada: Artesanato; Grafitti; Lambe-Lambe; Performance; Produções audiovisuais caseiras; Slam e Zine.

A exposição completa pode ser conferida de forma gratuita e virtual por tempo ilimitado através do site https://www.exposicaosarjeta.com.br/. 

Ao longo da visita à exposição virtual, o público pode conferir as apresentações des artistes selecionades separadamente. Cada uma delas ainda será acompanhada de mini oficinas com múltiplas abordagens.

“Trabalhar com artes que emergem no cenário marginal é uma escolha que visa expor linguagens artísticas pouco contempladas em exposições. Nosso objetivo principal é estreitar a relação entre espectadores e obras enunciadas de artistas independentes inseridos no contexto da cultura, bem como a possibilidade do lugar de fala dos artistas por meio da entrevista”, explica o coletivo. “Assim, cada um poderá falar de seu processo e percurso artístico, e sua relação com a arte”.

Durante o processo de curadoria, que aconteceu ao longo de 2021, a equipe do coletivo A Sopa recebeu 584 inscrições de todas as cinco regiões do Brasil. Em cada categoria, um trabalho foi premiado com cachê no valor de R$ 300.

“Queremos dar este incentivo para a produção de arte independente e descentralizada no Brasil. Tivemos ampla participação de pessoas autodeclaradas não-brancas, transvestigêneres, não-bináries e/ou PCDs. É uma conquista para todes”, pontua o coletivo.A exposição virtual SARJETA! é uma iniciativa com fomento do ProAC Expresso nº 10/2020.

A produção da exposição virtual SARJETA! tem participação de Jéssica Teixeira, Júlia Motta, Bruna Kury, Barbara Frasson, Bruno dos Santos, Letícia Futurismando, Auá Mendes, Guilherme Lima, Giovanna Torres, Vitor Barbara, Mão Dupla e Miguel Von Zuben.

Confira abaixo a lista des artistes presentes na exposição SARJETA!:

Artesanato:

Ágape Laços e Chinelos Bordados
Ana Carolina Aragão Barbosa
Maria Esther Mendes
Arte Liz
Elaine Castro
Flavia Adriano
Use Sou
Você Não Sabe QUem Nós Somos
Crochê da Su Atelier
Peri-Férico

Audiovisual:

Stanley Albano
Meujaela Gonzaga
Coletivo Humana Mente
RENNA
Bruna Varga e Lara Duarte
João Porto
João Kariri
Márcie Vieira
My.Lamb3

Graffiti:

NIQ Campos
Catarina Catão
Katia Suzue
Onga Rupestre
Dâmaria Felzke
Cigana
Larissa Pierre
Odrus One
Thabata Marques
Lambe-Lambe:
Alice Domingues
Vulcanica Pokaropa
Ana Carolina Bueno
Ariane Pinheiro
Lambe Mais Oprime Menos
Luiza Ritter
Marina Raya
Renato Reis
Silas Sena
Thamires Fortunato

Performance:

Voduu Produções
Irmãos Figura
Zilvan Lima
Lupita Amorim
André Calton
Safihell
Vitor Senra
Tati Villela
Marcos Davi
Juliana Iyafemí

Slam:

Taly Lima
Gaby Benvindo
Naor Franco
Kika Souza
Dendê Ma’at
Agnes Maria

Zine:

Balaclavabxd
Entulho Vira Latas
Nara e Mari
Lana Flowers
Sartre
Âmbar Pictórica
Uarê Erremays
Felix

Serviço

Exposição virtual de arte independente SARJETA!
Onde: https://www.exposicaosarjeta.com.br/
Quanto: Grátis
Classificação etária: Livre

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 👇