O 17º Salão do Artesanato abre suas portas de 08 a 12 de maio no shopping Pátio Brasil com apresentações artísticas imperdíveis

Bacurau Arretado, Dani Machado, Grupo Euterpe e Flyer Cia Dança compõem as atrações artísticas do Salão do Artesanato com muito forró, MPB, música instrumental e espetáculo de dança.

O 17º Salão do Artesanato abre o calendário oficial de 2024 de feiras brasileiras de artesanato. Realizado pela Rome Eventos no varandão do shopping Pátio Brasil, de 08 a 12 de maio, reúne o melhor desta rica manifestação da cultura brasileira e expoente da economia criativa, privilegiando a acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade. Com a última edição realizada em novembro de 2023, o Salão retorna à data tradicional, coincidindo com a semana do Dia das Mães, o que inspira a campanha “Artesanato: a Mãe de todas as Artes”. Além do melhor do artesanato brasileiro, com representantes de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, distribuídos em 5 mil m², o evento receberá shows de Bacurau Arretado, Dani Machado e Euterpe e espetáculo da Flyer Cia de Dança. Com exceção de domingo, haverá apresentações todos os dias, a partir das 19 horas, com entrada franca.

A abertura da programação musical, na quarta 8, será com o grupo de forró pé de serra Bacurau Arretado, que aposta na pegada do sertão nordestino, ao som da zabumba, triângulo e sanfona, que é para ninguém ficar parado. Na quinta 09 de maio sobe ao palco Dani Machado (foto), levando o projeto Soul Brazuca, que traz releituras de clássicos da MPB e canções inéditas de autoria da artista. Na sexta 10, o grupo instrumental Euterpe promete emocionar com o repertório dos primórdios da MPB, com clássicos de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Anacleto de Medeiros e Abel Ferreira. Os sambas, choros, maxixes e as modinhas serão executadas ao som de instrumentos como clarinete, violão 7 cordas, bandolim, cavaquinho e percussão.

Fechando o ciclo de apresentações, entra em cena a Flyer Cia de Dança com o espetáculo “Como nossos pais”. A obra é inspirada nas trilhas de músicas populares brasileiras, onde o coreógrafo Leandro Mota desafia o elenco de bailarinos a criar laços afetivos com as canções ouvidas por seus pais. Através de uma linguagem mista de jazz e dança contemporânea, a performance propõe uma poética dinâmica, envolvendo cenário e iluminação.

Ao longo do evento, o público poderá admirar o talento de mestres-artesãos. Mais que uma referência e um talento reconhecido, o mestre artesão é aquele que se notabiliza em seus ofícios, tendo conquistado a legitimidade de repassar adiante os conhecimentos, técnicas e expertise relacionados ao artesanato. Por esse motivo, o Salão do Artesanato, tradicionalmente, dedica aos mestres artesãos um espaço nobre onde eles demonstram suas habilidades, abordam suas carreiras, comercializam suas obras e tiram as dúvidas do público.

Desenvolvidas a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas, bordados e tantas outras, serão cerca de 80 mil peças em exposição e à venda, desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, utilitários, objetos de decoração e móveis. A moda, com a exclusividade que só um produto feito a mão pode ter, também é presença garantida nos estandes. Enfim, uma festa para quem busca para si, ou para presentear, uma peça especial. Mas que, independentemente do consumo, vale a visita pela relevância cultural de uma verdadeira galeria artística.

O público ainda poderá se beneficiar da programação de oficinas gratuitas, em dois turnos, mediante inscrição prévia no site do evento. Ao longo da manhã e da tarde serão ministradas as seguintes oficinas: tapeçaria de Lagoa do Carro, com Isabel (PE); cumbucas, com Rosane Stuckert (DF); pontos básicos do bordados para iniciantes, com Maria de Lourdes Rosa (MG); iniciação à escultura em argila, com Rafael Pederneiras e Igor Antunes Bessa (DF); modelagem em argila para iniciantes, com Andréia Porto; introdução à pintura em porcelana, com Adele Rossi e Marcela Campos (DF) e casinha em cerâmica, com João Manoel (DF).

SOBRE O SALÃO DO ARTESANATO

O Salão do Artesanato acontece em Brasília desde 2008, com 16 edições realizadas na capital do país e duas em São Paulo, está entre os maiores eventos de artesanato do país. A cada ano são expostas peças artesanais produzidas nos quatro cantos do país. O evento conta com parcerias importantes como do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB/Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Sebrae DF.

Serviço:

17º Salão do Artesanato
Shopping Pátio Brasil
De 08 a 12 de maio
Das 10h às 22h (de quarta a sábado)
Das 10h às 20h (domingo)

Shows

Bacurau Arretado – 08 de maio (19h)
Dani Machado – 09 de maio (19h) (foto)
Grupo Euterpe – 10 de maio (19h)

Espetáculo “Como nossos pais”, da Flyer Cia de Dança- 11 de maio (19h)

Entrada franca
Indicação livre
www.salaodoartesanato.com.br