Rosa Passos será homenageada com o Troféu Tradições pela UBC em uma cerimônia especial no Rio de Janeiro, no dia 9 de junho
Com sua voz acolhedora, seu violão refinado e uma trajetória que atravessa fronteiras sem perder as raízes, Rosa Passos será a grande homenageada da quinta edição do ‘Troféu Tradições’. A cerimônia realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC) acontece no dia 9 de junho, às 19h, na Casa UBC, no Rio de Janeiro, e celebra a artista que se tornou uma das maiores embaixadoras da música brasileira no mundo. Dona de um repertório que combina sofisticação e simplicidade, Rosa receberá a honraria das mãos da cantora, compositora e presidenta da UBC, Paula Lima, em uma noite especial de celebração à sua arte e legado.
Sobre ser homenageada, Rosa Passos declarou: “Ao ser homenageada pela UBC, recebo essa distinção com grande alegria. Vindo de uma casa que congrega aqueles que se dedicam ao sagrado ofício da música, tem um brilho e significado especial para mim. Cantar, tocar e compor canções representam a tradução da essência mais pura do que sou.”
Ao longo de sua carreira, Rosa Passos conquistou reconhecimento em mercados importantes como Japão, Europa e Estados Unidos, e foi agraciada com o título de doutora honoris causa pela Berklee College of Music, uma das mais prestigiadas instituições de ensino musical do mundo.
Segundo Paula Lima, a escolha de Rosa para a homenagem simboliza perfeitamente a proposta do ‘Troféu Tradições’. “É uma grande honra para nós homenagearmos a embaixadora da música brasileira Rosa Passos na nossa nova Casa UBC, na quinta edição do Troféu Tradições. Esse prêmio que reconhece e homenageia grandes mulheres. A sua contribuição para a nossa música é gigantesca. Com sua voz brilhante, interpretações únicas, uma habilidade especial como violonista, Rosa tem uma sensibilidade rara, e une técnica e emoção. É referência, é ícone e é inspiração. A nossa dama tem legado e história. Será uma noite das mais bonitas, memoráveis e inesquecíveis”, celebra a presidenta da UBC.
O diretor-executivo da UBC, Marcelo Castello Branco, também destacou a importância da artista: “Rosa Passos, cantora, compositora e violonista, tem uma trajetória digna de grandes estrelas e é um dos talentos brasileiros mais reconhecidos no exterior, com seu estilo único e sua voz encantadora. Para a UBC é uma honra ter Rosa como uma de nossas titulares mais ilustres e reverenciar seu talento com o Prêmio Tradições 2025.”
Fernanda Takai, cantora, compositora, multi-instrumentista e diretora da UBC, reforça a admiração por Rosa: “Rosa Passos tem o aconchego na voz. Ela é a cantora de afinação impecável que escolhe seu repertório com sabedoria. Sofisticação e simplicidade. Se não bastasse tudo isso, ainda compõe e toca um violão magistral. Ah, Rosinha, somos todos apaixonados por você! Não é à toa que seu canto tem representado o Brasil pelos palcos mais importantes do mundo. Acho que tenho sorte de poder te abraçar a cada show seu que vejo. Obrigada, querida Rosa.”
Esta será a quinta edição do Troféu Tradições, criado pela UBC para reconhecer a contribuição de mulheres fundamentais para a história da música brasileira. Anastácia, Dona Onete, Lia de Itamaracá e Alaíde Costa foram as artistas homenageadas nas edições anteriores.
SOBRE A UBC
A União Brasileira de Compositores – UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 70 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras.