SescTV apresenta programa inédito com o duo de violonistas Rogério Caetano & Gian Corrêa. No Movimento Violão, os músicos fazem homenagem ao instrumento de 7 cordas e apresentam show que mescla técnicas com cordas de nylon e aço

SescTV exibe no dia 29/9terça, às 20h, o novo episódio da série Movimento Violão, gravado no Sesc Bom Retiro, que conta com a apresentação de Rogério Caetano & Gian Corrêa, duo de violonistas e compositores cujo repertório inclui música popular brasileira e músicas autorais pensadas com a técnica de mescla entre cordas de aço e nylon nos violões. A curadoria é de Paulo Martelli e a direção para TV, de Flávio N. Rodrigues. Os programas inéditos apresentam concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando toda a versatilidade do violão. (Assista em sesctv.sescsp.org.br/noar).

De acordo com a jornalista e musicóloga Camila Fresca, a dupla possui uma técnica apurada e de muita expressividade, que, somada a todas as outras características que definem um concerto, conseguem ser combinadas com a linguagem popular orgânica, resultando em uma sonoridade interessante. Ela comenta também sobre como Rogério Caetano e Gian Corrêa exploram as possibilidades que o violão de 7 cordas proporciona e acabam dando dimensão da riqueza do instrumento, destacando como ele pode soar de formas bem diferentes.

Durante o show, Gian Corrêa comenta sobre seu trabalho com Rogério Caetano: ‘’Estar com o Rogério nesse projeto é muito importante para mim. Quando comecei com o violão de 7 cordas, ele já era referência no instrumento e tinha gravado um dos discos mais importantes da música instrumental, para mim, que é o Trio Brasília Brasil com Hamilton de Holanda e Daniel Santiago’’. Para complementar, o músico diz que percebeu a diferença de seu duo em relação aos outros violonistas, e que, ao trazer várias informações sobre o extra-choro para o mundo, acabou virando um marco.

Ao celebrar o violão de 7 cordas de aço, Rogério Caetano dedica o concerto a Dino 7 Cordas, personalidade influente na técnica e na linguagem desse instrumento. O repertório do programa conta com as músicas Pingo de Ouro (Rogério Caetano); Rogerinho no Baile (Gian Corrêa); Agora é a Hora (Rogério Caetano); Uma Valsa para Dino (Rogério Caetano e Gian Corrêa); Coco Quebrado (Rogério Caetano); O Tema tá chegando (Gian Corrêa); Matiriá (Rogério Caetano e Gian Corrêa); Vibrações (Jacob do Bandolim); e Assanhado (Jacob do Bandolim).

Após 17 anos de apresentações ininterruptas, o Movimento Violão consolida seu objetivo primordial de criar um acervo diversificado do violão atual. Os shows realizados nas unidades do Sesc ao longo dos anos inspiraram a gravação de nove temporadas da série. Presente no imaginário popular e materializado em nossa cultura, o violão é, sem dúvida, um instrumento que protagonizou alguns dos maiores momentos da performance musical do Brasil e revelou gerações de músicos. Em programação inédita, os episódios da série Movimento Violão contam com as participações de João CamareroPedro AguiarCainã CavalcantiEdson LopesQuarteto MaoganiWarren Nicholson e Thanos MitsalasAssista também em sesctv.org.br, a qualquer hora, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Movimento Violão – Próximas apresentações, terças, às 20h: Outubro – Pedro Aguiar. 6/10. Cainã Cavalcanti. 13/10. Edson Lopes. 20/10. Quarteto Maogani. 27/10. Novembro-Warren Nicholson. 3/11. Thanos Mitsalas. 10/11

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Serviço:

Movimento Violão – Rogério Caetano & Gian Corrêa
Estreia: 29/9, terça, às 20h.
Reapresentações: 30/9, quarta, às 10h; 2/10, sexta, às 8h e às 21h; 4/10, domingo, às 12h30 e 5/10, segunda 14h.
Disponível on demand em sesctv.org.br
Classificação indicativa: Livre.
Curadoria: Paulo Martelli.
Direção para TV: Flávio N. Rodrigues.
Produtora: DNArte.

Anterior Gabi Lopes esta no elenco do curta Redoma
Próximo Noite de humor na próxima quarta-feira no UK Music Hall